Controlar Gastos

Stokkete/Shutterstock A falta de controle dos gastos prejudica a saúde financeira dos casais e também o seu relacionamento afetivo. Fique atento!

Controlar gastos é preciso. Ainda mais em tempos de instabilidade econômica, onde o poder de compra cai e o valor dos bens, produtos e serviços estão ainda mais elevados. Por isso, não dá para simplesmente sair gastando por ai, sem medir as consequência, ou avaliar realmente a viabilidade de honrar seus compromissos financeiros. Ah, e sem se lembrar dos altos juros dos cartões e cheque especial.

Muitas pessoas não pensam nisso e gastam seu dinheiro como se não houvesse amanhã. Como resultado, chegam quase sempre, ao final do mês, no vermelho, pois constantemente desembolsam grande parte de sua renda sem pensar nas consequências de fazer gastos sem nenhum planejamento.

O problema é que este comportamento denota uma enorme falta de controle financeiro que, em curto, médio e longo prazo, pode causar grandes prejuízos à vida da pessoa. Digo isso porque as questões financeiras afetam diretamente a qualidade dos relacionamentos afetivos, conjugais, familiares, sociais, a autoestima da pessoa e minam a produtividade e o bem-estar dos indivíduos.

Coaching Para Controlar Gastos

Um dos grandes diferenciais do Coaching Financeiro é que de forma rápida, objetiva, planejada e efetiva, ele trabalha na identificação dos focos que levam a pessoa gastar mais do que tem. Deste modo, o processo consegue trabalhar os aspectos comportamentais e emocionais que levam o cliente (coachee) a ter uma vida financeira desestruturada.

Muitas vezes, as causas são os exemplos negativos que a pessoa teve em sua infância em relação ao dinheiro e que acabou trazendo para sua vida adulta. Noutras, são questões ligadas à autoestima e autoconfiança que fazem com a pessoa transfira para a aquisição de bens, sua satisfação pessoal e a buscar o respeito que dos demais por meio do status.

São muitos os fatores, entretanto, do mesmo modo, a falta de equilíbrio e planejamento é o elemento que afeta do mesmo modo os resultados das pessoas quando o assunto é dinheiro. Assim, independente do sexo, faixa etária ou renda, sem planejamento financeiro, todos podem ficar no vermelho.

Mais Benefícios do Coaching Financeiro

PSC

Sabendo disso, o Coaching Financeiro, em primeiro plano, ajuda a eliminar estes comportamentos e crenças limitantes em relação aos gastos. Em seguida, trabalha na organização e planejamento financeiro, de modo que assim, o coachee consiga identificar quais são suas lacunas, suas saídas e entradas de dinheiro, fazer um controle efetivo de suas despesas e definir metas e objetivos claros para começar a modificar seu mindset em relação às finanças.

Este controle pode ser feito por meio de uma planilha de orçamento, onde é possível listar todas as despesas e compará-las a renda do indivíduo. Com estes dados, ele pode fazer uma leitura geral de seus gastos e uma análise financeira mais completa e detalhada.

De posse destas informações e com o auxílio de um coach financeiro, a pessoa terá todo o subsídio que precisa para repensar seu modo de agir, organizar definitivamente suas finanças, equilibrar seus gastos e ter novos comportamentos e crenças neste sentido. Maravilhoso!

Então, o que você está esperando? Leve os benefícios do Coaching para sua vida financeira e aprenda formas rápidas e efetivas para controlar gastos. E mais, se você quer impulsionar seus resultados financeiros e dar um upgrade em sua carreira, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!