Coaching Financeiro

Monkey Business Images/Shutterstock O Coaching Financeiro também é recomendado para casais que desejam organizar sua vida em relação ao dinheiro

O Coaching Financeiro é uma modalidade do Coaching voltada para o ajustamento da vida financeira do coachee (cliente). Trabalha no sentido de identificar suas lacunas relacionadas ao dinheiro e no alinhamento de crenças e comportamentos que permitam a pessoa ter atitudes mais positivas no que tange às suas finanças.

Tudo isso é muito importante, pois com a diminuição do poder aquisitivo do brasileiro e o aumento do custo de vida, é essencial ajustar as despesas, controlar as entradas e saídas de dinheiro para não ficar no vermelho. O Coaching para finanças atua exatamente neste sentido, trazendo ao indivíduo uma visão mais ampla do dinheiro e ensinando a fazê-lo trabalhar para si e não o contrário.

O Impacto dos Problemas Financeiros

Um problema comum na vida das pessoas é gastar mais do que tem e dever mais do que conseguem pagar. Este comportamento negativo leva a um consumismo desenfreado, ao endividamento e, consequentemente, ao nome sujo na praça. Assim, por mais que tenha uma boa renda, o indivíduo nunca tem nenhum tipo de reserva ou economia e quase sempre passa aperto ou precisa recorrer ao cheque especial.

Isso, nos negócios ou em âmbito pessoal ou familiar é muito negativo, pois este desequilíbrio financeiro denota a falta de controle em relação próprio dinheiro. Este desalinhamento entre o estilo de vida que a pessoa quer ter com aquilo que ela pode verdadeiramente arcar, também é sinal de algo precisa ser repensando, pois traz muitos prejuízos à sua vida.

Coaching Financeiro na Prática

O Coaching Financeiro ajuda a fazer um mapeamento completo das dívidas, bem como a entender o mindset da pessoa com relação aos seus ganhos. Isso permite compreender melhor as razões dos gastos a mais e se realmente o problema está na pessoa ou no montante de sua renda.

Se, por exemplo, o coachee quer aproveitar e viver como se não houvesse amanhã, logicamente ele não terá nenhuma reserva para uma emergência. Por outro lado, se a pessoa trabalha muito, mas ainda assim não consegue cobrir seus gastos, é sinal de que ou o seu salário está defasado ou ele está gastando mais do que pode realmente.

PSC

São muitos os cenários e situações, entretanto, para todos os dilemas o Coaching pode ajudar a superar o problema e criar um ambiente mais seguro quando o assunto é o dinheiro. Para isso, o processo trabalha na definição de metas e objetivos financeiros, a identificar todas as fontes comportamentais e emocionais de dívidas e na eliminação destas atitudes nocivas.

Na prática, o coach ajuda o coachee a compreender quanto ele ganha e gasta, quais são seus hábitos negativos e a eliminá-los definitivamente. Também lhe apoia a entender como suas crenças em relação ao dinheiro impactam em seu saldo bancário e porque isso acontece.

Além disso, o Coaching Financeiro dá todo o suporte para que a pessoa modifique sua mentalidade, organize suas contas e tenha novos hábitos neste sentido. A partir desta mudança, já se tornam visíveis às melhorias na forma como indivíduo se relacionar com seu dinheiro e administra seus recursos.

Interessante, não é mesmo? Leve os benefícios do Coaching para sua vida financeira também. Faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!