Prathan Chorruangsak/Shutterstock Acessar constantemente as redes sociais e fazer intervalos demais para cafés aumenta a perda de tempo e baixa a produtividade no trabalho

Respondo esta questão acima com outras perguntas – O que você faz quando deveria estar produzindo seu trabalho? O que já perdeu em decorrência das constantes distrações? Reflita e verá, na prática, como seu desempenho profissional pode estar sendo reduzido a comportamentos improdutivos.

Neste sentido, segundo pesquisa realizada, nos Estados Unidos, pela consultoria Robert Half, o uso desenfreado das redes sociais, durante o trabalho, transformou-se num verdadeiro transtorno para as organizações.

Este novo hábito da era da tecnologia e dos smartphones é a preocupação de 30% dos líderes, das mais de duas mil empresas entrevistadas. Estes, por sua vez, defendem que atualmente navegar na internet é o comportamento que mais faz seus profissionais perderem tempo e o foco no trabalho.

Tenha Profissionalismo e Foque em sua Carreira

Perder tempo é mais que perder dinheiro. Para um profissional é perder um bom emprego, uma promoção ou uma excelente oportunidade de crescer na carreira e de ascender a novos cargos na empresa.

E, do mesmo modo que usar a internet, em excesso e fora de hora, pode ser negativo, ficar constantemente em conversas no corredor, exagerar nas pausas para o café, nas ligações e nos emails pessoais também prejudica o seu desempenho e pode torná-lo ainda mais improdutivo.

Digo isso porque nossa produtividade está diretamente relacionada à quantidade e a qualidade das tarefas que desempenhamos diariamente. Portanto, se não estamos 100% focados em nosso trabalho, consequentemente, também não entregaremos os resultados esperados pela empresa.

PSC

Esta improdutividade mostra, muitas vezes, falta de profissionalismo, pois é importante que o colaborador entenda e perceba o momento certo de usar seu celular e de fazer suas demandas. Este comprometimento é fundamental para assegurar a realização plena de suas funções e a entrega de seu trabalho do modo desejado.

Por isso, é importante evitar distrações durante o expediente e sempre ter uma postura condizente. Foque em suas atividades, colabore com ideias, ajude seus colegas, desenvolva a habilidade de trabalhar em equipe, aprenda a lidar com os momentos de pressão e tente sempre inovar.

Deixe as redes sociais de lado, pois seu desempenho é avaliado pelo que faz na empresa e não na internet.  Você gostaria, por exemplo, que seu colega ficasse o tempo todo navegando enquanto somente você se dedica ao trabalho? Não mesmo, né?

Por isso, pense de forma sistêmica e entenda que numa empresa todos somos elos de uma mesma corrente. Assim, para os resultados serem alcançados, todos nós precisamos fazer a nossa parte e dar o nosso melhor.

Respeite os prazos, execute suas demandas com zelo e atenção e se entregue verdadeiramente à sua carreira. Esta sim é uma ideia que vale a pena ser curtida. Pense nisso!