Como a Comunicação Assertiva ajuda na Delegação de Tarefas

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de dezembro de 2016

Sergey Nivens/Shutterstock A junção de comunicação assertiva e confiança na equipe impacta positivamente no ato de delegar

Como dono da empresa, ninguém mais do que você, empreendedor, conhece o seu empreendimento e pode realizar as tarefas de forma tão ágil e rápida, não é mesmo? Mas, seus funcionários não! Por isso, é preciso desenvolver uma comunicação assertiva, exata, certeira para conseguir delegar as atividades de modo produtivo e obter os resultados desejados.

Sempre que for delegar qualquer tarefa busque fazer isso de forma clara e detalhada, certificando-se sempre de que o seu funcionário entendeu bem o que você disse e de que não tenha nenhuma dúvida sobre a demanda. Após fazer isso e de posse de um cronograma de execução, acompanhe o desenvolvimento do trabalho e mantenha um canal de comunicação aberto com sua equipe.

Isso é essencial, pois caso haja algum questionamento não levantado anteriormente, seus funcionários terão a possibilidade de comunicar-se com você, entrar em contato, resolver a pendência e terminar o trabalho, de modo correto, e sem ruídos na comunicação.

Comunicação Assertiva e Confiança na Equipe

Um empreendedor é um executor por natureza, sempre está pronto para colocar a mão na massa e realizar suar ideias e projetos. Entretanto, delegar é, antes de tudo, aprender a confiar nas pessoas que você contratou e treinou e reconhecer que elas também são capazes de fazer bem o trabalho. Por isso, por mais urgente e, por mais difícil que seja, para você, não se envolver diretamente; controle o seu ímpeto e demonstre respeito e paciência.

Isso envolve diretamente ter uma comunicação efetiva, que permita aos seus funcionários aprender com suas instruções, recomendações e exemplos e colocar isso em prática em seu negócio. Por isso, podemos dizer que à junção de confiança e boa comunicação é poderosa, pois ajuda a empoderar a equipe e dar-lhe o subsídio necessário a que todos os profissionais sintam-se motivados, valorizados e autoconfiantes para executar bem suas tarefas.

Como líder ou empreendedor esteja atento a isso, busque desenvolver suas habilidades de delegação, delegue as tarefas, confie em seus funcionários, dê-lhes o tempo justo para que possam fazer o trabalho tão bem quanto você.

Seja otimista e acredite no potencial e nas competências e talentos do grupo que você formou, pois um dos maiores benefícios de saber delegar efetivamente é ter a liberdade para cuidar de outros aspectos importantes da empresa, enquanto sua equipe de especialistas cuida das demais tarefas. Confie, comunique-se de forma assertiva, delegue e conquiste resultados extraordinários!