Coaching para quem está ingressando no mercado de trabalho

baranq Pessoas aguardando para entrevista de emprego

O ingresso no mercado de trabalho é sempre um dos momentos mais importantes para quem está iniciando sua carreira. É o momento onde o estudante ou recém-formado tem a oportunidade participar de processos seletivos, aprender a fazer um currículo e também de conhecer o dia a dia de uma empresa, mas como funcionário dela.

Este também é um tempo de muitos desafios, medos e inseguranças, pois nem sempre o ingresso no mercado é uma tarefa fácil, ainda mais em momentos de crise, onde as ofertas de vagas caem drasticamente. Ainda assim, o profissional deve estar preparado para superar qualquer tipo de dificuldade, apresentar-se bem nos processos de recrutamento e seleção e, com isso, aumentar suas chances de conquistar seu primeiro emprego.

 

Como o Coaching Ajuda no Ingresso no Mercado de Trabalho

Neste sentido, o processo de Coaching, com suas técnicas e ferramentas, apoia a que o futuro colaborador desenvolva competências, habilidades, comportamentos e pensamentos que lhe ajudem a ter sucesso profissional. Isto é fundamental para que a pessoa possa entrar no mercado de trabalho mais ciente dos desafios que terá que enfrentar e dos diferenciais que precisa ter para se destacar e começar com o pé direito.

Para isso, o Coaching trabalha na identificação dos pontos de melhoria do futuro trabalhador, desenvolvendo as qualidades em déficit e eliminando as crenças limitantes e atitudes que podem boicotar seus resultados. Além disso, também atua na potencialização de seus pontos fortes, ou seja, daquelas competências que a pessoa já possuiu para que assim ela possa reconhecer suas habilidades e utilizá-las em prol de seu bom desempenho profissional.

Ter este auxílio é muito importante inclusive para que o indivíduo aprenda como fazer um currículo profissional e saiba identificar quais são as informações que devem ou não constar neste documento. Além disso, o Coaching para profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho também atua ajudando-os a se preparar para os processos seletivos e entrevista de emprego, momentos decisivos para a contratação.

PSC

Outros pontos-chave trabalhados pelo Coaching são a definição de metas e objetivos e de um plano de carreira e de ações congruente com os anseios e sonhos do profissional. Isto é importante para que desde o início, a pessoa consiga dar um direcionamento mais efetivo à sua jornada. Isto é importante para que o coachee (cliente) consiga ter atitudes congruentes com seus alvos profissionais e pessoais e possa agir e trabalhar realmente focado nas realizações que deseja alcançar em sua profissão e vida.

Todo este suporte dado pelo processo, verdadeiramente ajuda todo profissional que está ingressando no mercado de trabalho a ir além, desenvolver maior autoconfiança, ter um desempenho diferenciado e resultados extraordinários em seu trabalho. Portanto, se você quer maximizar suas chances de sucesso conte com a formação Professional & Self Coaching – PSC; aprenda e domine as habilidades do Coaching e torne-se o profissional que toda empresa deseja ter. Boa sorte!