Iluistrator/Shutterstock Atenção aos horários, vestuário, Português: estes são alguns dos 10 passos para se sair bem numa entrevista de emprego. Confira os demais!

Em tempos de crise, como os que vivemos atualmente, em nosso país, onde mais de nove milhões de trabalhadores estão desempregados, sair-se bem numa entrevista de emprego é ainda mais importante. Digo isso, porque ter um bom desempenho nos processos de seleção é algo fundamental para um profissional conquistar uma colocação no mercado de trabalho.

Por isso mesmo, algumas das principais dúvidas dos candidatos à procura de um novo emprego são – Como ter sucesso em uma entrevista de emprego? Como apresentar-se bem diante do selecionador? O que dizer na seleção?

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

Fique tranquilo, neste texto vou apresentar dez dicas extraordinárias e dez passos poderosos que vão ajudar você a fazer uma excelente autoapresentação. Continue lendo e veja como potencializar suas chances de contratação.

10 Passos Para Ter Sucesso Numa Entrevista de Emprego

Prepare-se – Antes de apresentar-se para sua entrevista pesquise informações sobre a empresa: fundação, ramo de atuação, presidente, posicionamento de mercado e condições de trabalho. Para isso acesse seu site e redes sociais. Saber onde está “pisando” é essencial para responder perguntas sobre a organização caso seja confrontado pelo entrevistador.

Seja Honesto – Nada de inventar experiências ou cursos que você não tem e colocá-las em seu currículo. Seja honesto, procure colocar suas habilidades e conhecimentos reais e valorizar isso. Esta atitude evita constrangimentos em processos de avaliação específica, pois uma empresa contrata pelo que o profissional é na realidade e não pelo que ele diz ser.

PSC

Atenção ao Vestuário – Esteja atento a como se vestir para uma entrevista de emprego. Evite roupas chamativas, perfumes e maquiagem fortes. Procure vestir-se segundo o dress code da empresa e, para não errar, use modelos básicos, como por exemplo: como calça e camisa social para homens e saia lápis abaixo dos joelhos /calça e uma camisete para mulheres.

Respeite os Horários – Busque chegar pelo menos meia-hora antes do horário marcado para a entrevista. Isso garante que você não se atrase para a seleção e favorece a que deixe uma imagem positiva frente ao recrutador.

Atenção ao Entrevistador – Os processos de entrevista e seleção, na maioria das vezes, têm várias etapas (entrevista pessoal, dinâmicas, entrevista com o gestor do departamento). Por isso, esteja atento a cada etapa, ouça as instruções e recomendações de cada fase e busque responder exatamente o que o selecionador estiver perguntando.

Evite Celular – Nada de ficar conversando e respondendo mensagens durante a entrevista ou enquanto espera para ser selecionado. Quando você pisa na empresa já começa ser avaliado, pense nisso e esteja atento aos seus comportamentos.

Cuidado com o Português – Erros na linguagem, oral e escrita, são pontos negativos numa entrevista de emprego. Por isso, esteja atento aos erros de Português; à concordância em sua fala, à forma de expressão e ao modo de escrever. Evite também o uso de gírias e da forma culta.

Trate o Processo com Seriedade – Evite fazer piadas fora de hora e fazer comentários sobre as pessoas ou mesmo sobre algum aspecto da empresa que tenha considerado negativo. Não é hora e nem o momento para isso.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Seja Ético – Jamais fale mal de sua antiga empresa, de ex-chefes e ex-colegas durante uma entrevista de emprego. Este comportamento demonstra falta de ética e de profissionalismo da sua parte. Foque apenas nas experiências e crescimentos que agregou em seu período em tal local e nas suas habilidades. Foque no presente e plante para o futuro.

Encerrado o processo, lembre-se sempre de agradecer ao entrevistador pela oportunidade e coloque-se à disposição da empresa. Mas se o que você quer mesmo é aumentar a sua empregabilidade e os seus resultados profissionais, minha décima primeira dica é – invista em seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC; obtenha ferramentas, técnicas e métodos do Coaching e conquiste mais em sua carreira.