Pessoas com deficiência

oneinchpunch/Shutterstock O Coaching ajuda pessoas com deficiência em seu autoconhecimento e empoderamento pessoal e profissional

Quando falamos em pessoas com deficiência, com certeza, este é um assunto que o Brasil precisa discutir, uma vez que no que tange inclusão e acessibilidade ainda estamos bem distante de sermos um país que realmente respeita e acolhe os nossos deficientes.

Esta dura realidade nacional se reflete nas empresas que ainda não contratam profissionais com deficiência, nas cidades e locais públicos e particulares que não estão preparados para receber estes indivíduos, no sistema de saúde que é precário e, em vários setores da nossa sociedade que desrespeitam os direitos destes cidadãos e fazem questão de ignorar a necessidades.

Neste sentido, sabemos que os desafios de um deficiente são muitos, pois muitos os consideram incapazes de trabalhar, ter uma vida social, afetiva, esportiva ou uma rotina normal com qualquer outro ser humano. Entretanto, quem pensa assim está muito enganado e precisa rever os seus conceitos.

Como Pessoas com Deficiência Podem se Beneficiar do Coaching

Uma pessoa com deficiência, como qualquer outro indivíduo, tem seus medos, conflitos, dúvidas, sonhos desejos e pode sim ter sucesso em sua carreira, traçar metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, ir em busca de suas realizações, direitos, conquistar felicidade e ser bem- sucedida em âmbito pessoal, financeiro e familiar.

Para isso, o Coaching, com suas técnicas e ferramentas, pode ajudar em seu autoconhecimento e no empoderamento para que ela possa estar sempre alcançar seus alvos e manter-se resiliente, motivada e sempre consciente de seu poder interior.

Por ser um processo de autoconhecimento, o Coaching estimula a que o coachee, que tem alguma deficiência, possa reconhecer suas habilidades e capacidades e vencer as crenças limitantes que, mais que o seu problema em si, podem realmente limitar seu crescimento e evolução em todos os sentidos. Para isso, é importante que o foco seja a pessoa e não a sua “limitação”, uma vez que não é isso que define quem ela é.

PSC

Este empoderamento permite que o cliente possa olhar para si mesmo a partir de novas perspectivas, ou seja, sem alimentar sentimentos negativos e revoltados e que apenas limitam o seu desenvolvimento profissional, pessoal e emocional. Outro ponto importante que o Coaching trabalha é no autodescobrimento de novos talentos e dons, na definição de metas e objetivos e no planejamento de vida para que assim a pessoa possa trabalhar seus pontos de melhoria e conquistar seu estado desejado em todos os sentidos.

Para isso, o coach também precisa respeitar suas necessidades, buscar compreendê-las e saber a forma certa de se comunicar. Isso confere todo o suporte para que a pessoa com deficiência consiga entrar no processo, honrar e respeitar sua história e conquistar maior equilíbrio emocional.

E mais ainda, para que esteja mais consciente de suas potencialidades consiga libertar-se das crenças, mágoas, lembranças e tristezas que a impendem de seguir em frente. Experimente, faça e leve o Coaching para sua vida!