Maus Hábitos

Syda Productions/Shutterstock A mentira é um dos maus hábitos que sempre devem ser combatidos!

Todos nós, em maior ou menor proporção, desenvolvemos maus hábitos, que por sua vez, podem ser criados ou herdados dos nossos pais ou pessoas próximas. Estes comportamentos negativos, quando não identificados e eliminados, podem nos prejudicar seriamente e também impactar diretamente em nossa vida pessoal e carreira.

Alimentação desregrada, sedentarismo, procrastinação, atrasos constantes, desorganização, negatividade, mentira, desleixo, falta de educação, gastar demais, desrespeito, palavreado chulo, grosseria e passividade: são alguns exemplos de hábitos ruins que devem ser evitados. Quando estes comportamentos são retroalimentados, mesmo que de forma inconsciente, eles acabam se tornando parte da personalidade da pessoa que, sem perceber, se boicota a cada vez que reproduz estas atitudes.

Vale ressaltar ainda que se você é pai ou mãe ou tem uma criança próxima de você, as chances de acabar retransmitindo aos seus filhos estes maus hábitos são ainda maiores. Como consequência disso, em pouco tempo, os pequenos estarão reproduzindo suas condutas e tendo as mesmas atitudes negativas que você.  Você realmente quer que isso aconteça?

Como o Coaching Ajuda a Eliminar os Maus Hábitos

Ninguém é perfeito, mas isso não quer dizer que não possamos buscar evoluir continuamente, melhorar e até mesmo desenvolver os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Na prática, isso representa deixar para trás os aspectos comportamentais que jogam contra o nosso sucesso e dar lugar a novas atitudes.

Para isso, identificar quais são os seus maus hábitos é o primeiro passo para compreender porque você age desta forma. Também é essencial para entender como todas estas ações impactam em seus resultados pessoais e profissionais e prejudicam suas relações e desenvolvimento como ser humano.

O Coaching, com suas ferramentas, métodos e técnicas, atua no sentido de ajudar o coachee (cliente), neste processo de identificação e também de autorreflexão. A intenção é que assim ele consiga perceber, de forma mais objetiva e clara, a importância de eliminar seus comportamentos negativos.

PSC

Para isso, o método tem como uma de suas principais armas as chamadas “perguntas poderosas”, questionamentos específicos que levam o indivíduo a um profundo processo de autodescobrimento. Refletir sobre estas ações e suas consequências proporciona a pessoa a grande oportunidade de se colocar no lugar do outro e dimensionar de forma mais realista como estas atitudes negativas interferem em seu crescimento, felicidade e sucesso em todos os sentidos.

Se, por exemplo, o mau hábito do indivíduo é a procrastinação, o coach ajudará o coachee a identificar os motivos que o fazem procrastinar suas tarefas no trabalho. A intenção é que a partir disso, o profissional possa desenvolver novas crenças, eliminar atitudes nocivas e passar a alimentar comportamentos diferentes e mais produtivos em relação à sua carreira.

O Coaching também pode ser aplicado à vida pessoal para ajudar a evitar que determinados costumes ruins continuem a se repetir e prejudicar a pessoa, como também aqueles com quem ela se relaciona. Então, quais são os maus hábitos que você também precisa eliminar? Convido-te a refletir sobre isso e a conhecer a formação Professional & Self Coaching – PSC e a ter o auxílio para definitivamente libertar-se dos comportamentos ruins que atrasam sua vida.