Voltar

Coaching Jurídico – O Que é e Como Funciona?

Publicado em | 0 comentários
Coaching Jurídico

Billion Photos/Shutterstock O Coaching Jurídico apoia estudantes e profissionais de Direito em seu desenvolvimento e também a conquistar sucesso na carreira

Como o próprio nome já diz, Coaching Jurídico é um trabalho destinado a áreas jurídicas, sejam elas estudantis ou profissionais. O Coaching estudantil tem como objetivo principal ajudar as pessoas que prestam concursos públicos para carreira jurídica e estudantes universitários a se tornarem bacharéis em Direito.

O método de desenvolvimento também tem como objetivo auxiliar aqueles que estudam para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB a focarem e maximizarem o seu rendimento de estudo aumentando a sua motivação. O Coaching Jurídico, também chamado de Coaching para Advogados, é um processo que vai ajudar o profissional a encontrar a sua missão, sua vocação dentro de um mundo de possibilidades que é o meio jurídico.

Uma carreira no judiciário é cheia de desafios que vão exigir do profissional muito mais que o seu vasto conhecimento técnico, pois no atual contexto do mercado de trabalho, o profissional também precisa possuir habilidades e competências além daquelas que compõem os currículos de formação de bacharéis em Direito.

É muito comum encontrar profissionais da área jurídica focado somente na construção do conhecimento técnico, ou seja, direito e legislação.  Entretanto, o primeiro passo para quem deseja construir uma carreira de sucesso neste meio é fazer a escolha certa da sua área de atuação.

Com certeza, isso é fundamental tanto para o sucesso profissional e, consequentemente, para a satisfação pessoal do indivíduo. Também é preciso levar em consideração que o profissional da área jurídica tem um dever para com a sociedade, assim ele deve encontrar a sua missão servindo bem a todos e deixando o seu legado no mundo.

Benefícios do Coaching Jurídico

Já o Coaching Jurídico profissional volta-se para aqueles que já trabalham na área jurídica e estão em busca de melhorar algum aspecto da sua carreira. Além da aquisição de um método personalizado de estudo, o a metodologia traz grandes vantagens para o aprendizado e gerenciamento de alguns aspectos como:

Administração do tempo: Através de perguntas é possível identificar quais são as dificuldades atuais de quem vai prestar um concurso, em administrar o tempo do estudante, evitando assim qualquer desperdício e organizando da melhor maneira possível sua rotina de estudo.

Maior disciplina nos estudos: Trabalhar o foco do concurseiro, avaliar tudo para otimizar o seu desempenho ao máximo, começando pelo seu local e horário de estudo e também a maneira de como estudar para cada matéria.

Aumentar a motivação para estudar: Nessa fase é preciso identificar o grau de desânimo atual, para assim poder orientar e decidir quais os itens prioritários que precisam ser trabalhados em um processo de Coaching. Outra vantagem é que o coachee aprenderá como utilizar essas técnicas para se automotivar durante todo o preparatório até o dia da prova.

Gestão do estresse: Da mesma forma, é preciso identificar o nível de estresse atual para decidir qual a melhor maneira para aumentar a produtividade no estudo. Também é fundamental conhecer o grau de ansiedade e o quanto ela está atrapalhando e aumentando ainda mais o estresse, assim como as interferências diárias que o desviam do foco no estudo, como problemas no trabalho, relacionamento, entre outros.

Autocontrole: Bom senso e prudência são o segredo para conquistar a vitória, por isso é necessário aprender a gerenciar suas emoções, ter um bom autocontrole.

O Coaching pode trazer diversos benefícios não só para quem está estudando para um concurso público, mas também para o profissional que já atua no mercado de trabalho. Através de métodos e estudos personalizados é possível trabalhar todos os fatores que impedem o profissional de alcançar ao máximo o seu desempenho. Trabalhando os aspectos que bloqueiam e os que favorecem é possível conseguir maior equilíbrio emocional, favorecendo o alto desempenho e maximizando os resultados.

Em resumo, este processo é muito importante para quem deseja definir suas metas e objetivos, alinhar seus interesses e sonhos, conquistar grandes resultados e alcançar  o sucesso pessoal e profissional. Através do Coaching Jurídico é possível planejar a carreira levando em consideração talentos, vocação, interesses e paixões: a forma mais assertiva de conquistar o sucesso profissional e estar pleno pessoalmente.

Gostou de conhecer os benefícios do Coaching aplicados ao universo jurídico? Conheça também a formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenha todos os recursos para alcançar resultados extraordinários em sua carreira.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!