Homem jovem com fisionomia feliz, preocupada e assustada

Coaching ajuda a desenvolver sua Inteligência Emocional

Seja em âmbito pessoal ou profissional, a instabilidade emocional, é um problema que requer atenção, uma vez que pode causar sérios prejuízos à vida da pessoa e de todos à sua volta. Por isso, é importante identificar os sinais deste distúrbio e buscar auxílio para tratá-lo o quanto antes.

Estas alterações nos estados emocionais, em casos mais graves também são conhecidas como Boderline, e são percebidas por meio de mudanças muito repentinas de humor. Num momento a pessoa está muito feliz, noutro muito triste ou com bastante raiva ou mesmo indiferente e apática.

Neste sentido, até mesmo para as pessoas mais próximas é muito difícil lidar com esta instabilidade, pois na maioria das vezes, não conseguem compreender o foco de tão drástica mudança. Com isso, tanto as relações familiares, afetivas, como as de trabalho são bastante prejudicadas.

Como o Coaching pode Ajudar

Por outro lado, o indivíduo instável sabe que tem este problema e, para camuflá-lo, muitas vezes tende a usar outras justificativas. Assim, enquanto não se torna consciente do problema e busca por ajuda, a pessoa tende a sofrer com este desequilíbrio.

PSC

Neste contexto, para melhor controlar os estados emocionais e evitar que mudanças repentinas prejudiquem a vida pessoal e a carreira, o Coaching é um importante aliado.

O processo auxilia o cliente a identificar as causas de suas desordens emocionais e, traçar um plano de ações que o permita eliminar o problema e ter uma vida mais saudável e plena.

O autocontrole emocional é muito importante para sabermos lidar com frustrações, perdas e problemas, seja em qual for o ambiente. Nos ajuda ainda a identificar, entender e canalizar as emoções, positivas e negativas, para a realização prática dos nossos objetivos e sonhos.

Por meio do processo de Coaching, aprendemos que até mesmo sentimentos como a raiva, angústia e medo, quando bem administrados, podem ser usados a favor do sucesso. Para isso, entretanto, a pessoa deve estar aberta a conhecer a origem de sua instabilidade e comprometer-se, verdadeiramente, com seu processo de mudança.

Em muitos casos, por influências externas, como as da família, por exemplo, a pessoa acaba por reproduzir os comportamentos de pais, avós, tios. Porém, isso não quer dizer que, necessariamente, aquele seja o seu perfil.

O Coaching ajuda neste processo de autoconhecimento, o que permite a pessoa ressignificar eventos ruins e reconstruir sua própria história e identidade emocional. Deste modo, podemos perceber melhorias significativas nos relacionamentos interpessoais e afetivos, na comunicação e na forma da pessoa se expressar. Faça Coaching e conquiste maior inteligência emocional!

Gostou do texto? Curta e compartilhe!