Família reunida após melhorar seu relacionamento familiar

Wakebreakmedia/Shutterstock Uma relação mais harmônica é um dos benefícios que o Coaching traz ao relacionamento familiar!

Desenvolver um relacionamento familiar positivo e saudável, sempre foi e sempre será, um dos desafios das famílias em qualquer parte do mundo. Digo isso porque, muitas vezes, as diferenças familiares acabam afetando as relações em casa de tal modo que os seus membros não conseguem se entender.

Como bem sabemos; uma família, embora tenha a mesma raiz e origem, pode dar frutos diferentes. Isso quer dizer que nem sempre pais e filhos, filhos e pais pensam da mesma forma ou têm a mesma visão de mundo. Até ai tudo bem, pois cada um tem direito de ter suas próprias crenças, convicções e personalidade. O problema se dá quando estes conflitos extrapolam um nível saudável e acabam trazendo, constantemente, uma série de desentendimentos ao núcleo familiar.

Geralmente os pais desejam impor sua forma de pensar e agir aos seus descendentes, que desejam formar suas próprias ideias e opiniões. Isso acontece porque os progenitores foram criados daquela forma ou porque acreditam que sua visão seja a mais correta a seguir. Como todos somos filhos e, alguns de nós também são pais, sabem bem do que estou falando.

A verdade é que cada um tem o direito de caminhar o caminho, de fazer suas escolhas e de seguir sua própria história. Quando as partes não aceitam isso, o relacionamento familiar acaba ficando comprometido. Isso acontece especialmente quando nenhum dos familiares está disposto a se ouvir, ceder, se respeitar, se entender e a terem uma relação positiva em sua convivência.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Benefícios do Coaching no Relacionamento Familiar

Coaching é, acima de tudo, um processo de desenvolvimento humano. Benéfico quando falamos na aceleração dos resultados profissionais, ele também se destaca ainda mais na melhoria dos relacionamentos interpessoais, afetivos e familiares. Neste sentido, se o objetivo é ter uma família mais unida, harmoniosa e feliz, o Coaching Familiar é um método eficaz e que provoca mudanças positivas e poderosas em todos os sentidos.

PSC

Um exemplo disso é na comunicação entre os entes. Muitas vezes a forma de falar dos pais não é a mais assertiva para se conectar com seus filhos, o que acaba criando ruídos e muitas dificuldades na troca de informações entre eles.  O Coaching traz ferramentas e técnicas de comunicação que ajudam a falar na mesma frequência, a entender a forma de se comunicar do outro e a desenvolver também o que chamamos de – ouvir na essência, ou além das palavras. Também trabalha no sentido de identificar e eliminar as crenças limitantes que assolam pais e filhos, ou seja, aquelas ideias, sentimentos e pensamentos negativos que prejudicam sua relação e também seus resultados individuais e coletivos. Um exemplo disso é o do pai que tem uma autoestima muito baixa e que acaba tendo comportamentos que rebaixam a autoconfiança dos filhos também.

O Coaching atua na eliminação destes sabotadores e no desenvolvimento de uma mentalidade diferente e mais positiva. Isso faz com que pais e filhos possam ter comportamentos melhores e mais produtivos para todos.   Na prática, isso verdadeiramente proporciona ao relacionamento familiar grandes benefícios: traz maior respeito, uma comunicação não violenta, a abertura para dar e receber feedbacks de melhoria (elemento que todos precisamos para crescer) estimula maior autoconfiança e autoestima dos membros e a harmonia no lar das famílias, uma vez que ao descobrirem suas limitações e trabalhar juntos para eliminá-las, todos conseguem se desenvolver e se ajudar mutuamente.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!Acesse gratuitamente nosso Teste
” O Termômetro da Felicidade”!

Portanto, se você também busca melhorar a qualidade de vida em sua casa e transformar para melhor a relação entre seus familiares, o Coaching Familiar é um processo riquíssimo e uma grande oportunidade de desenvolvimento, evolução e aprendizagem. Digo isso porque tantos os mais velhos como as novas gerações têm muito a ensinar como também a aprender uns com os outros.

Cabe a todos se abrirem e se respeitarem, pois o amor, independente das diferenças, nós sabemos que é único e incondicional. Maravilhoso é quando todos os familiares entendem isso e conseguem; apesar das diferenças, conviver com: respeito, empatia, segurança emocional e harmonia dentro e fora do seu lar. Se você também busca isso, mas não sabe ao certo por onde começar; busque no Coaching o auxílio que precisa para ir além com sua família em todos os sentidos e conquistar a felicidade que merecem.