Voltar

Avaliação 360º – Ferramenta de Feedback e Coaching

Publicado em | 0 comentários
Avaliação 360º

Madpixblue/Shutterstock A Avaliação 360º é um poderosa forma de dar feedbacks a um profissional e ajudar em seu crescimento

A Avaliação 360º tem também uma importância notável nos processos de Coaching, embora muitos talvez conheçam essa ferramenta por si só, sem vê-la sendo usada como um complemento ao Coaching em si. Através dela um profissional faz uma avaliação de si mesmo, ao passo em que é avaliado por seus gestores, subordinados e outros colaboradores da organização em que está inserido.

Dessa maneira, esta é uma ferramenta de Coaching que além de ele entender a visão que tem de si mesmo, o profissional poderá ver como as outras pessoas o enxergam e conseguirá identificar dificuldades e pontos positivos que nem ele mesmo conhecia a seu respeito. Isso é extremamente importante para a pessoa ter um aprofundamento sobre quem ela é, e para conhecer-se na essência.

Como Funciona a Avaliação 360º

Para isso, perguntas poderosas e questionários são aplicados a diversas pessoas com que o profissional se relaciona no dia a dia da organização e com isso é possível obter um panorama fiel acerca dos pontos de melhoria, das competências que precisam ser mantidas ou mesmo daquilo que deve mudar por completo.

Os re­sultados da Avaliação 360 são quantificados em um bolo único, sem que se identifique um a um os par­ticipantes e suas respectivas respostas, afinal o objetivo não é fulanizar as críticas, tampouco desencorajar a participação sincera, mas ter em mãos um raio-x pro­fundo de como determinado profissional se comporta, onde se destaca e precisa melhorar também.

Por esses métodos que podem ser reputados como típicos de um recorte científico, a Avaliação 360º é algo que pode e deve ser feito com relativa frequên­cia, encorajando um apri­moramento contínuo dos que dela participam. De posse dos valiosos resultados obtidos na pesquisa é que o Coaching pode entrar em ação com uma munição poderosa para promover e di­fundir as melhorias necessárias individualmente ou em um grupo de profissionais.

O melhor do seu uso é que, como o nome já entrega, é possível ver todos os lados pelos quais um profissional se relaciona, tendo uma dimensão bastante ampla de suas performances individuais. Mesmo quem trabalha em casa, um profissional liberal ou alguém que já lida com um consumidor na ponta da cadeia, acaba constituindo uma rede de relações, que são estabelecidas a partir da ocupação no trabalho.

Por isso, a Avaliação 360º permite auscultar o que os diferentes níveis pensam de um profissional específico. É uma extensão de um quase feedback com múltiplas pessoas. E os benefícios dessa ferramenta, claro, são igualmente múltiplos.

Quer conhecer outras ferramentas e técnicas poderosas de Coaching? Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC, o curso de Coaching mais completo do país.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!