curriculum vitae

Casper1774 Studio / Shutterstock As atividades extracurriculares complementam o currículo, fornecendo dados importantes sobre sua vida pessoal.

Se tornar um profissional de sucesso e alcançar reconhecimento no mercado é, sem dúvida, a busca constante da maioria dos profissionais. Mas essa é uma tarefa que requer muito trabalho, esforço, dedicação, estudo e, principalmente, um currículo bem elaborado.

Um bom currículo faz toda a diferença para quem busca uma boa colocação no mercado. Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as experiências profissionais que contam ponto na hora de uma contratação, e todas as informações são importantes para uma possível admissão.

As atividades extracurriculares se destacam como uma das informações cruciais do currículo, uma vez que complementam o documento e fornecem dados importantes sobre sua vida pessoal. É considerado como tarefa extracurricular todas as atividades que não fazem parte das exigências universitárias, mas que contribuíram para a sua formação e capacitação profissional.

Tipos de atividades extracurriculares

Conheça os principais tipos de atividades extracurriculares presentes nos currículos profissionais:

Voluntariado

Se dedicar a um trabalho voluntário ajuda a desenvolver seu lado humanitário e ainda contar pontos no currículo. Este tipo de atividade extracurricular pode demonstrar sua proatividade, generosidade e capacidade em lidar com pessoas.

Intercâmbio

PSC

Esta é uma atividade extremamente valorizada nos currículos, uma vez que demonstra sua experiência em falar um segundo idioma.

Trabalhos de liderança

Inserir experiências em que você desenvolveu algum tipo de liderança — seja em sala de aula, em alguma equipe esportiva ou até mesmo em um grupo escoteiro — pode demonstrar sua capacidade de ser líder, ter responsabilidade e, principalmente, de trabalhar em equipe.

Você gostou deste artigo? Então se lembre de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.