Voltar

As 7 Etapas do Processo de Vendas!

Publicado em | 0 comentários

Vector-Stock/Shutterstock Entender todas as diferenças e etapas do processo de vendas é papel de todo bom vendedor

Se formos pesquisar no dicionário, vender é o ato de alienar ou ceder por um determinado preço, trocar por dinheiro. Na prática seriam os vendedores interessados em obter o maior lucro, interagindo com os compradores interessados em maior satisfação.

As vendas se dividem em: venda ativa e venda passiva. Na venda ativa é onde o profissional realiza diretamente suas vendas, ao contrário das vendas passivas; onde o trabalho de prospectar o cliente é realizador por meio de ações de marketing.

Muitas das vendas realizadas são passivas, isso se deve devido ao grande número de produtos com um bom plano de marketing e, que possuem uma marca bastante forte e consolidada no mercado. Isso atrai o consumidor e leva-o a fechar sua compra.

Cliente, Profissional de Vendas e Produto/Serviço

Entretanto, começar, vender envolve três elementos básicos: o cliente, o profissional de vendas e o produto. Conheça a seguir cada um deles e sua importância:

O Cliente: é o mais importante para uma empresa, pois é para ele que a venda é focada. É exatamente por isso que é fundamental ter uma análise para conhecer as necessidades e gostos dos clientes para deixá-los satisfeitos. Separar o público – alvo dos demais não é uma tarefa fácil, mas conhecer as preferências dos seus clientes facilita na hora de escolher as estratégias de marketing mais recomendada para certo produto ou serviço e assim obter maior retorno aumentando assim a satisfação dos seus clientes. Para isso, pesquisas de opinião e análise de mercado são alguns métodos eficientes.

Produto ou Serviço tem como finalidade gerar algum benefício ou facilidade para o cliente. O mesmo também leva em consideração os benefícios adicionais que são oferecidos pela empresa e não só os benefícios que são oferecidos pelo produto/serviço em si. A empresa pode oferecer alguns benefícios como: garantia do produto, agilidade na entrega, um eficiente suporte técnico e entrega em casa.

O Profissional de Vendas: é a peça fundamental para uma empresa, pois é ele quem trabalha a conquista e fidelização do cliente e é ele quem faz a prospecção de possíveis clientes. Este profissional precisa ter conhecimento não só de técnicas em vendas, mas uma boa postura, saber se apresentar adequadamente a cada situação, além de seguir um procedimento de vendas a fim de conseguir os melhores resultados. Esse profissional tem como características a atenção, o conhecimento, o interesse, a persuasão e a ação.

Aumentar suas habilidades; sejam elas técnicas ou intelectuais são boas maneiras de aumentar o seu número de vendas também. Além disso, também é muito importante aumentar o número de visitas, melhorar a prospecção, a apresentação, o quebra-gelo, desenvolver melhor a fala, aprender a ouvir, ou seja, aprender a ser o profissional de vendas no mundo de hoje.

A partir de experiências de diversos profissionais foram desenvolvidas algumas técnicas, com o objetivo de facilitar acelerar o processo de vendas. Cada etapa tem a sua importância e o seu somatório pode resultar em uma venda, ou não.

Esses são procedimentos que todo profissional de vendas precisa ter em mente, pois serão de grande ajuda no seu dia a dia.

As 7 Etapas do Processo de Vendas

  1. Prospecção: consiste em analisar e estudar os potenciais clientes para o produto/serviço, onde moram e quais suas características.
  2. Apresentação: nessa etapa o vendedor se apresenta em nome da empresa. É nesse momento que ocorre o primeiro contato com o cliente.
  3. Abordagem: a etapa que explica o motivo do contato sobre o que se trata da venda de um produto/serviço.
  4. Sondagem: etapa onde serão extraídas informações do cliente durante a conversa, para que assim possa haver um direcionamento das vantagens certas do produto/serviço e, consequentemente um melhor resultado.
  5. Negociação: aqui ocorre a apresentação da proposta, é nesta etapa que o profissional de vendas expõe os benefícios do produto ao cliente, tira as dúvidas e rebate as objeções.
  6. Fechamento: etapa de realização de transação e onde são esclarecidas quaisquer dúvidas finais sobre o produto.
  7. Pós-Venda: é uma técnica que todo profissional de vendas usa para fidelizar seus clientes a empresa e assim continuar comprando dela.

Para quem está começando nessa área este é o princípio básico de vendas, mas que são muito importantes. Para quem já tem experiência é um excelente material para aprofundar, relembrar e refletir sobre a arte de vender.

Vender nada mais é do que gerar e transferir emoções! Esta é a essência do Vendedor Coach. Convido você a colocar em prática todos esses conceitos para atingir resultados extraordinários.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!