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Amizade no trabalho – Pontos positivos e negativos

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G-stockstudio/Shutterstock Conheça os prós e contras de ter amizades no trabalho

Ter amigos, com certeza, é uma dádiva em nossa existência. Sua simples presença: ameniza; empodera; alegra e nos conforta. Com eles nos sentimos mais fortes, vencemos nossos medos, cuidamos uns dos outros, rimos, choramos, amamos e compartilhamos os melhores momentos de nossa vida.

Entretanto, quando o assunto é amizade no trabalho, este tema ainda divide muito as opiniões. Para alguns profissionais é muito importante, ter na empresa, colegas que também são seus amigos. Porém, para outros, as relações devem ser restritas e, para estes, até mesmo a indicação de amigos, para vagas de empregos, é incabível.

Por isso, para ajudar você a entender melhor tudo que envolve esta questão, separei alguns, prós e contras, que ajudarão você a formar melhor sua posição em relação a esta discussão. Confira!

Pontos Positivos das Amizades no Trabalho

  • Poder contar com pessoas de confiança e leais;
  • Competitividade positiva na realização das tarefas;
  • Melhoria na comunicação e relações interpessoais;
  • Possibilidade de construir uma boa rede de contatos;
  • Ter feedbacks mais realistas em relação ao seu trabalho;
  • Melhoria do ambiente de trabalho, tornando-o mais amistoso;

Pontos Negativos

  • Propagação de fofocas e boatos;
  • Excesso de conversas fora de hora;
  • Levar problemas pessoais para a empresa;
  • Encobrir erros e falhas por conta da amizade;
  • Criar “panelinhas” e isolar os demais colegas;
  • Misturar a vida pessoal e profissional no ambiente de trabalho;

Como Encontrar o Equilíbrio

 Passamos grande parte do tempo em nosso ambiente de trabalho e, inevitavelmente, todos nós temos que nos relacionar com nossos colegas de empresa. Seja com os profissionais do nosso departamento, ou ainda os de outros setores, de uma forma ou de outra, teremos algum contato com eles.

Por isso, quanto melhores forem às relações interpessoais, melhor também será a comunicação, o clima organizacional e os resultados. O ideal é sempre buscar manter uma postura profissional e, mesmo que tenha amizades no trabalho, buscar separar as coisas.

Na prática, isso significa evitar levar problemas pessoais para o trabalho e não fazer comentários de foro íntimo neste ambiente. Ser ético, honesto e imparcial também é muito importante. Por isso, nada de tentar encobrir os erros de seus amigos.

Evite ainda fazer comentários sobre assuntos confidenciais e alimentar fofocas e panelinhas. Busque sempre resolver problemas entre vocês, fora da empresa e deixe bem claro sua posição, tanto dentro como fora dela. Lembre-se: é melhor não misturar as coisas!

E ai, qual a sua opinião sobre amizades no trabalho? Comente abaixo!

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