Profissional sorrindo ao receber um ok, um reconhecimento de seu chefe no sistema de meritocracia que reconhece seus esforços

Littleaom/Shutterstock O poder pelo mérito é a melhor forma de oferecer condições justas de crescimentos aos profissionais de uma empresa!

Nunca, como agora, se falou tanto em meritocracia nas empresas. Não por acaso, foi-se o tempo em que os colaboradores simplesmente aceitavam que as organizações ditassem as regras. Agora os profissionais estão mais conscientes de seu valor e, como tal, querem receber o devido reconhecimento profissional e financeiro, por seus esforços, dedicação e resultados obtidos.

Neste sentido, podemos dizer que não é a toda que a meritocracia vem ganhando cada vez mais peso, pois de forma geral, todos querem ver seus esforços recompensados. O termo também explica isso, pois é composto pelo prefixo em latim: “metirum” ou mérito e pelo sufixo grego: “cracía”;  que representa poder. Ou seja, significa o poder pelo mérito, pelas competências, habilidades e diferenciais de cada profissional em seu trabalho. É uma forma justa de conferir a todos a oportunidade de competir por seu crescimento.

Na prática, este sistema defende o impulsionamento profissional sempre de acordo com os esforços individuais de cada colaborador, que pode galgar novos cargos e salários na empresa, de acordo com sua dedicação, capacitação técnica e comportamental e, claro, com seus resultados. Num ambiente de trabalho assim, o funcionário é avaliado não por seus contatos ou tempo de empresa, mas sim por seu comprometimento, foco, engajamento, proatividade, pelas metas alcançadas e por seus sucessos.

Isso confere uma competitividade positiva, pois incita a que os profissionais queiram evoluir continuamente e sempre dar o seu melhor em prol dos seus êxitos pessoais, como também para o alcance efetivo das metas da empresa.

Meritocracia nas Empresas e o Coaching: União Que Traz Bons Resultados!

Como podemos perceber, a meritocracia é um elemento poderoso quando se trata da motivação dos profissionais, pois confere a todos a oportunidade de ascender na carreira por meio de seus próprios esforços, competências e diferenciais. É exatamente por isso que as empresas que implantam este sistema devem esclarecer quais são os critérios de avaliação usados em seu sistema meritocrático, de forma a deixar claro a todos os interessados quais são os meios de se beneficiar dele.

Para aumentar suas chances de sucesso, o profissional deve investir em sua capacitação e melhoria contínua, ou seja, buscar desenvolver novas competências, aprimorar as já existentes e também eliminar comportamentos que podem sabotar o seu sucesso. É exatamente ai que o processo de Coaching entra oferecendo todo o suporte para que, de modo planejado, objetivo e acelerado, o colaborador possa expandir suas habilidades e aumentar significativamente suas chances de ser reconhecido e promovido pela empresa.

PSC

Para isso, o Coaching usa de métodos e ferramentas que trabalham tanto os aspectos técnicos, como também os emocionais e comportamentais. Na prática, a aplicação desta poderosa metodologia proporciona um processo de desenvolvimento sistêmico, ou seja, a potencialização dos pontos fortes e talentos da pessoa e também a eliminação dos gaps, aqueles pontos de melhoria que podem sabotar os resultados do profissional.

Isso faz com que o funcionário esteja bem mais preparado para enfrentar seus desafios diários e apresentar o alto desempenho que a empresa espera dele. Como reflexo, deste aumento de performance, aumenta também suas chances de ser reconhecido profissionalmente pela organização e de crescer cada vez mais dentro e fora dela.

Quer se reconhecido também e se tornar o melhor profissional que você pode ser? Invista em seu aprimoramento por meio do Coaching. Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e ouse ir além!