Voltar

A Importância da Visão Futura na Liderança

Publicado em | 0 comentários

Monamis/Shutterstock A liderança que tem visão futura constrói hoje os resultados que deseja conquistar amanhã com sua empresa e equipe

 

“A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo.”; esta frase do mestre da Administração Moderna, Peter Drucker; evidencia a importância da visão futura dentro de uma organização e no contexto de seus colaboradores e lideranças. Olhar para frente é enxergar o que hoje podemos fazer, hoje, para conquistar nosso estado desejado amanhã.

Ter visão futura é visualizar onde a empresa pode chegar se tiver planejamento, foco e dedicação aos seus objetivos e metas de longo prazo. Com certeza, isto é algo completamente tangível e que tem levado muitas instituições no Brasil e no mundo, a terem uma vida longa e próspera em seus ramos de atuação e construir um grande legado.

O Diferencial dos Líderes com Visão Futura

Um líder que consegue identificar os pontos fortes e de melhoria, as ameaças e oportunidades do negócio, também consegue se antecipar e tomar decisões mais assertivas em relação à gestão dos processos e à liderança das pessoas. Este olhar diferenciado e, mais atento, vai ser o guia de suas ações e um direcionador num mercado onde existem vários caminhos em aberto.

De acordo com esta visão, o gestor pode traçar estratégias mais efetivas para alcançar os resultados esperados e eliminar os problemas e dificultadores que podem interferir no alcance dos alvos da empresa. Para crescer além de olhar para dentro, é importante olhar para fora, conhecer bem os concorrentes, o mercado, se antecipar e criar e aproveitar as diversas possibilidades de crescimento.

Para chegar ao sucesso também é essencial investir no capital humano, no desenvolvimento de suas habilidades e competências para que por meio dos profissionais e dos seus diferentes talentos, a organização possa engajar, motivar e oferecer condições necessárias à execução dos planos de ação.

A Importância da Visão Futura

A visão começa pelo líder, mas tem que ser compartilhada por todos os membros da empresa, que devem seguir o seu mapa mental e agir com foco naquilo que se deseja conquistar no futuro. Este alinhamento é o que torna mais congruente os resultados, real o seu crescimento financeiro, o aprimoramento dos que tanto os fatores processuais e humanos.

Quando não há esta junção de energias ou o líder não está sendo claro e coeso ou os colaboradores não acreditam nas realizações propostas. Por isso, digo e repito que a visão futura deve ser compartilhada por todos os profissionais, levada a sério e ser honrada e respeitada, pois é o caminho que levará líderes e colaboradores a grandes resultados. Visualize seu futuro e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!