Voltar

A Importância da Autoaceitação

Publicado em | 0 comentários

Esolla/Shutterstock Autoaceitação é reconhecer quem você é, aceitar suas vitórias e falhas e valorizar todas as experiências de sua vida

Autoaceitação é uma atitude de afeto, boa vontade consigo mesmo, apesar da evidência das características que, conscientemente, determinada pessoa não gosta nela mesma. Isso pode ser possível se essa pessoa tomar consciência de todas as qualidades que possui, das quais se orgulha e lhe dão a certeza de que ela tem valor, apesar de algumas características que não goste em si mesma.

Se autoaceitar é abraçar a si mesmo. Autoaceitação é aceitar-se independentemente dos próprios erros, das limitações técnicas, emocionais e comportamentais. É utilizar esses erros como aprendizado para se tornar uma pessoa melhor, mais consciente de si mesma e também mais capaz de reagir a isso com positividade e maturidade.

Se, por exemplo, alguém comete algum deslize, em qualquer área da vida, e tira isso como lição e um aprendizado importante para seu crescimento, ao invés de se condenar-se veementemente, nós podemos afirmar, com absoluta certeza, que essa é uma atitude de uma pessoa que se autoaceita de verdade.

Por outro lado, se uma pessoa se condena; se pune; remói seus erros, de forma crônica e sistêmica e sofre com o que, ela e os outros, pensam com relação a isso, é preciso repensar e enxergar quais são os pontos positivos de determinado acontecimento que ela não está enxergando e também por que seu foco está apenas em autoflagelar-se.

O Que Autoaceitação Representa:

  1. Que a pessoa tem consciência da pessoa que ela realmente é, reconhecendo as próprias qualidades, deficiências e limitações. Isto é a capacidade que uma pessoa tem de conhecer a si mesma e maturidade emocional.
  2. Estar de acordo, permitir, enxergar como verdade todas as características, tanto positivas quanto negativas, listadas por alguém que tomou consciência sobre isso, quer ela goste ou não.
  3. Um estado de afeto e de disposição da pessoa com ela mesma, mesmo com a evidência das características que, conscientemente, essa pessoa não goste em si mesma.
  4. Uma atitude de responsabilidade. Isso significa que temos plena consciência de que somos os principais responsáveis pelas coisas que acontecem em nossas vidas e que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e que moldam a pessoa que somos e podemos ser.

Sabendo disso tudo, eu convido você a avaliar seu nível de autoaceitação. Será que você não está sendo muito rígido consigo mesmo? Será que não se leva à sério demais? Será que não é hora de reconhecer-se de forma otimista, positiva e plena? Pense nisso e se aceite na essência, viva com menos sofrimento e mais positivamente.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!