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A diferença entre plano e modelo de negócio

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homem desenhando plano de negócios

© Depositphotos.com / peshkova O plano de negócio consiste em um levantamento completo sobre a empresa, enquanto o modelo de negócios é um documento que define o objetivo do negócio.

Todo empreendedor que busca expandir seu projeto ou iniciar uma nova empresa, deve ter em mente a importância de definir, com antecedência, o plano e o modelo de negócio que irá nortear seu empreendimento. Ao fazer este planejamento, o empresário tem a oportunidade de conhecer todos os pontos fortes e fracos do seu projeto.

O plano de negócio consiste em um levantamento minucioso e completo sobre a empresa, elencando suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças — a exemplo do modelo Swot. Dentro do plano de negócios, devem estar presentes: a descrição dos produtos/serviços, análise dos concorrentes, praça, preços, definição do segmento da empresa, expectativa de retorno financeiro, estratégias de marketing e a classificação fiscal.

O modelo de negócio, por sua vez, é um documento que apresenta o objetivo principal da empresa, bem como suas projeções de crescimento, rentabilidade, nichos e oportunidades de mercado. Para quem deseja empreender, mas ainda não conta com capital suficiente, este é um meio efetivo para conquistar sócios e lançar sua ideia.

Como fazer o modelo de negócios

Para conquistar boas parcerias, o empreendedor inovador deve formatar um modelo de negócios claro e objetivo, que reúna assertivamente informações que poderão atrair sócios e fazer o empreendimento deslanchar.

Neste sentido, é importante que esta proposta traga: a definição dos clientes, os diferenciais do negócio, canais de vendas e relacionamento, fontes de rendimentos, investimentos, custos e potencial de parcerias.

Com isso, os possíveis associados terão melhores condições de avaliar a viabilidade da sociedade e as chances de investir na ideia.

A importância do planejamento

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, quase 50% nas novas empresas brasileiras fecham antes mesmo de terem completado quatro anos de existência.  Um dos fatores que mais influenciam na falência precoce é a falta de planejamento do negócio.

Não basta apenas gostar de fazer determinado trabalho ou achar que o segmento escolhido está em alta. É necessário buscar profissionalização, conhecimento, amadurecer a ideia e, desde o início, estruturar a empresa.

Isso evidencia a importância de formatar um plano e um modelo de negócio que orientem as ações do empreendedor, o faça “colocar os pés no chão” e empreender de maneira mais coesa e realista.

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