Indivíduos segurando corações demonstrando como são gratos às pessoas

Anemad/Shutterstock Ser Grato às pessoas é saber cultivar e demonstrar a nossa gratidão

Há quem diga que o povo brasileiro é otimista, feliz e positivo, mas, se pararmos para pensar, otimistas são as pessoas capazes de sentir Gratidão, sejam elas do Brasil ou de qualquer outro lugar do mundo.   A gratidão é o único sentimento capaz de nos fazer verdadeiramente felizes, por esse motivo, uma vez que adquirimos a capacidade de exercer a gratidão, passamos a enxergar o mundo todo de outra forma.

A capacidade que temos de manter o pensamento positivo, sermos gratos e termos sempre o olhar focado nas coisas boas (acreditem ou não, tudo tem um lado realmente bom), nos leva a, aos poucos, mudar e transformar nossas vidas, nossas crenças e valores. Essas mudanças podem ser alguns dos passos para alcançarmos a verdadeira felicidade.

Motivação é um dos ingredientes da receita para quem deseja aprender a agradecer mais do que falar de problemas.  Pessoas que costumam reclamar demais, geralmente são pessoas que desenvolveram padrões de pensamentos negativos, pessimistas e muitas vezes destrutivos.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Para cada situação existe um olhar, um sentimento, um pensamento uma interpretação que fazemos, e essas “lentes” que utilizamos para enxergar a vida nos dirão se nossas experiências estão sendo positivas ou negativas.

Podemos olhar para o trânsito congestionado em dias de chuva, para a falta de energia elétrica, para o atraso na hora de acordar, para a bagunça que nossos filhos fazem na casa, entre outros exemplos do dia a dia, como sendo grandes catástrofes, mas, o que faria uma pessoa grata nessas situações? Lembrando que pessoas gratas não necessariamente levam uma vida perfeita, elas apenas escolhem ver o lado bom da vida apesar dos pesares.

PSC

Talvez pessoas gratas se sentissem felizes por ter um carro próprio apesar do trânsito e da chuva, por ter uma casa para morar apesar da falta de eletricidade, talvez estivessem felizes e extremamente gratos a vida, pela oportunidade de acordar e ter mais um dia para estar junto das pessoas que ama, estar junto dos filhos apesar da bagunça que fazem na casa.

Gratidão é um dos maiores segredos das pessoas felizes, e é por esse motivo que devemos agradecer sempre, até mesmo às pessoas que não nos agradam muito, porque de certa forma, elas nos trazem ensinamentos maravilhosos.

7 Razões para Sermos Verdadeiramente Gratos Às Pessoas

Existem muitas razões pelas quais devemos ser gratos às pessoas, mas 7 dessas razões podem ser consideradas como indispensáveis:

1ª Razão: Por serem pessoas especiais

Todas as pessoas que passam por nossas vidas são especiais e únicas. Cada uma tem o seu próprio jeito, seus valores, suas crenças, sua forma de ver a vida, o mundo e a nós. Algumas dessas pessoas permanecem, e outras (a grande maioria) apenas passa, nos deixando ensinamentos e levando consigo um pouco do que de algum modo ensinamos a elas.

Gibran Kahlil Gibran (1883 – 1931) foi um célebre escritor libanês. Em um de seus vários pensamentos e textos, ele diz:

“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, mas não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

O acaso é uma possibilidade de existir ou não um momento e segundo uma das Leis Espirituais da Índia, a pessoa que chega em nossas vidas é a pessoa certa, quer seja para nos fazer bem ou não tão bem assim. A forma que enxergamos as ações dessas pessoas é que dão sentido de quem são essas pessoas em nossas vidas.

2ª Razão: Por nos fazer evoluir

Se cada pessoa que passa em nossas vidas leva um pouco de nós e nos deixa um pouco de si, essas pessoas nos ajudam a crescer, a aprender, ainda que não seja apenas por meio de experiências positivas. Até mesmo as experiências negativas tem uma lição positiva a ser aprendida. Qual foi sua última experiência negativa? O que você aprendeu com ela?

Até mesmo pessoas negativas nos trazem ensinamentos valiosos e reflexões profundas, como por exemplo: “Eu tenho focado mais meus pensamentos em coisas positivas ou negativas?”.

Vivenciar situações não tão boas e tirar delas lições positivas, de certa forma é dizer “sim” para a possibilidade de encarar a vida com mais leveza e positividade, nos tornando melhores a cada dia. E isso é evolução.

3ª Razão: Por serem diferentes

Cada pessoa que passa em nossas vidas nos deixando lições tem uma história pessoal, uma batalha diária a ser vivida. Devemos respeitar isso e aprender a aceitar as diferenças. Sua religião, sexo, suas preferências, profissão, status ou qualquer outro significado que essa pessoa dê a sua vida a torna diferente, pois assim como na 1ª Razão: Por serem especiais, ser diferente faz parte da identidade dessa pessoa e a sua personalidade a torna diferente uma das outras.

Isso é MARAVILHOSO! Justamente por cada pessoa ter uma história e uma batalha única. A marca que cada uma vai deixar em nossa história será especial e diferente de qualquer outra.

Nossa vida seria um tédio se vivêssemos sempre aprendendo as mesmas coisas todos os dias, por meio das mesmas pessoas. Cada dia de vida é uma nova oportunidade que temos de nos relacionar com os mais variados tipos de personalidades e situações, e aprender com cada um deles.

Aceitar as diferenças do outro nos leva a um patamar mais alto nos nossos relacionamentos.

4ª Razão: Por compartilharem seu melhor

Honrar e respeitar a nossa própria história e a história das pessoas que nos cercam é uma habilidade que deve ser desenvolvida a cada dia. Ouvir na essência o que as pessoas têm a nos dizer, suspendendo julgamentos e nos ajudando a evoluir a cada dia é sem sombra de dúvidas motivo para agradecer. A cocriação nasce do compartilhamento de ideias, sentimentos, experiências e opiniões, e por esse motivo devemos ser gratos àqueles que compartilham com a gente um pouco do que têm de melhor a oferecer.

A gratidão de modo geral pode ser traduzida como “felicidade plena”, e esta pode ser desenvolvida através de 6 ativadores mentais: calma, conexão, competência, coragem, compaixão e clareza. Mas existe um ativador mental “bônus” que podemos citar como sendo o 7º ativador para a plena felicidade: Compartilhamento. Quando compartilhamos coisas, ensinamentos, conhecimentos, informações ou qualquer outra coisa possível com outras pessoas, nos tornamos mais felizes e gratos.

Quando não souber o que compartilhar, compartilhe a sua metade. Isso já pode ser muito para pessoas que não tem nada.

5ª Razão: Pela energia positiva

Existem no mundo pessoas com as quais nos identificamos, pessoas com as quais gostamos de conversar, de compartilhar ideias, aflições e conquistas. Essas pessoas geralmente são aquelas que têm a energia similar à nossa. Falam no mesmo ritmo, tem o mesmo “pique” para programas sociais, praticamente gostam das mesmas coisas. É o que damos o nome de “afinidade”.

Existem dois tipos de energias que podemos compartilhar com as pessoas: Positiva e negativa. E é claro que estar cercado de pessoas que nos transmitem energia positiva é maravilhoso! Portanto, agradecer por ter essas pessoas ao nosso lado é sempre importante e faz com que a energia positiva que elas nos enviam retorne a elas na mesma intensidade, formando assim, um ciclo infinito de gratidão e boas vibrações.

Qual é o tipo de energia que você tem dividido? Qual é o tipo de energia que você tem recebido? Se atente a ela, pois dependendo da energia que você distribui, será a energia que você receberá.

6ª Razão: Pela solidariedade incondicional

Existe um ditado popular que diz “fazer o bem sem olhar a quem”. Essa é a essência da solidariedade incondicional. Quando passamos por situações difíceis e de muita dor, podemos perceber claramente quem são as pessoas que verdadeiramente se importam conosco

A solidariedade de outras pessoas para conosco é vital em nossas vidas. Quando recebemos ajuda, percebemos como somos importantes aos olhos dos outros, nos sentimos acolhidos e confortáveis. Quando agradecemos à solidariedade alheia, nasce em nós a vontade de retribuir o que recebemos, e multiplicar este tipo de ação. A solidariedade é uma conduta-exemplo que se propaga por meio da gratidão.  Participar dessa corrente-do-bem, nos tornam mais prósperos e plenos, e reverbera no que acreditamos sobre a verdadeira abundância.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7ª Razão: Por nos aceitarem como somos

O amor incondicional é a aceitação do outro assim como ele é. Em outras palavras, é aceitar suas virtudes, mas acima de tudo, os seus defeitos. É fácil amar quem nos ama e nos faz bem. O difícil é amar quem nos rejeita, nos ignora e nos faz mal.

Quando uma pessoa nos aceita como somos, ela nos ensina sobre o amor e sobre todas as possibilidades de amar, simplesmente porque essa pessoa nos vê por dentro e não apenas a nossa aparência ou erros. Ela vê o que está por trás das nossas reações e nos ensina a sermos melhores. Essa pessoa nos passa confiança e sabemos que poderemos contar com ela para tudo, ou quase tudo, que precisarmos, sem precisarmos implorar pelo seu amor e para que nos aceitem.

Essa poderosa aceitação nos faz sentirmos amados, porque o amor verdadeiro não se limita, ele é expandido à medida que nós somos capazes de aceitarmos um ao outro. Em resumo dessas 7 razões que devemos agradecer uma pessoa, o ato de ser grato pode ser considerado uma das inúmeras portas para alcançarmos a felicidade, e se quisermos saber sobre a eficácia do poder da gratidão, basta observarmos as pessoas. As pessoas mais gratas são as mais felizes. Devemos cultivar a gratidão e, se possível, reduzir a “zero” nossas lamentações e reclamações.

Dentro de cada um de nós existe uma guerra constante entre duas energias (positiva e negativa), e através dessas duas energias enxergamos o mundo ao nosso redor. Todos os dias nós temos a oportunidade de viver um dia maravilhoso, uma oportunidade de criar uma vida extraordinária, basta saber escolher a lente através da qual escolheremos enxergar nosso mundo e sermos mais gratos.

Permita-se sentir a cada novo dia o poder da gratidão!