Voltar

7 Conselhos para ter um Relacionamento Saudável

Publicado em | 0 comentários

Darren Baker/Shutterstock Para ter um relacionamento saudável é importante aprender a respeitar as diferenças e saber conviver com elas

Por mais que de vez em quando todos nós entremos em algum tipo conflito de opinião com nossos amigos, parceiros e familiares, todos buscam ter um relacionamento saudável com as pessoas que amam. Trabalhar este aspecto da vida é fundamental para conquistar mais qualidade nas relações interpessoais e harmonia.

Entretanto, para algumas pessoas aceitar o modo de ser, agir e pensar do outro não é uma tarefa muito fácil, o que leva a desentendimentos constantes e até mesmo a quebra na convivência. Porém, o primeiro passo para construir relacionamentos saudáveis é aceitar as diferenças, ou seja, entender que embora nem todos pensem igual, que merecem ser respeitados, amados e ouvidos, independente de qualquer diferença.

Esta flexibilidade e ponderação é o que nos ajuda a construir amizades verdadeiras e duradouras, relações amorosas positivas e um sistema familiar harmonioso, onde todos podem se expressar e ser respeitados como devem. Além disso, são os diferentes pontos de vista que nos ajudam a expandir nossa visão de mundo e a olhar as coisas e os acontecimentos sob outros vieses.

7 Conselhos para ter um Relacionamento Saudável

Aprenda a ouvir – Para ter bons relacionamentos é importante aprender a ouvir as pessoas, entender como elas pensam e porque pensam assim e só então emitir sua própria opinião sobre o assunto. Isso permite conhecer melhor as pessoas com as quais se relaciona e abrir um canal de comunicação positivo.

Não julgamento – Julgar as pessoas nos impede de conhecê-la melhor e também de enxergar suas qualidades, dons, talentos e aquilo que ela tem em comum com você. Evite fazer julgamentos e seja uma pessoa mais justa e flexível.

Aprenda a perdoar – Ninguém está livre de errar muito menos você. Por isso, alimente o perdão em sua vida, tente se colocar no lugar do outro e identificar sua intenção positiva. Do mesmo modo, perdoe-se por seus erros e releve suas quedas. Ao invés de punir a si e ao outro, aprenda com tudo isso.

Tenha leveza – Não leve tudo tão a sério, não seja duro e inflexível demais com as pessoas e consigo mesmo. Olhe a vida de forma mais otimista, amena e não encare tudo de modo tão complicado. Simplifique!

Ame na Medida – Um relacionamento saudável, seja em família ou em âmbito pessoal, carece do amor recíproco, do amor correspondido onde amamos e somos amados na mesma medida, sem exageros e desequilíbrios.

Conheça-se – Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e tenho chance dar o meu melhor a mim mesmo e às pessoas à minha volta. Ou seja, é essencial ter um autorrelacionamento positivo, se amar, reconhecer suas forças e virtudes e pontos de melhoria também.

Respeite o outro – Respeitar o outro é entendê-lo, respeitá-lo e aprender a conviver com as diferenças de maneira positiva e agregadora. Nós também somos seres únicos, por isso, quando juntamos o nosso melhor ao melhor do outro, nos tornamos mais fortes e mais livres.

Estes são os 7 conselhos para ter um relacionamento saudável em âmbito pessoal. Ainda assim, estas dicas podem ser aplicadas em todas as áreas e também no aspecto profissional para construir relações positivas com seus amigos, familiares e parceiros. Aproveite, construa relacionamentos saudáveis e tenha resultados extraordinários em todos os sentidos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!