Lidar com críticas é um desafio para muitas pessoas, que tendem a se afastar quando recebem um feedback negativo. A explicação para isso é o desconforto gerado por ter uma falha apontada, que faz alguns indivíduos se sentirem injustiçados ou envergonhados. Entretanto, aqueles que desejam se desenvolver precisam aprender a aceitar críticas, porque podem crescer muito através delas.

Entenda qual é a importância de saber lidar com as críticas

Por que é importante saber lidar com críticas?

Para muitos, não faz sentido algum dar ouvidos a alguém que chega e expõe algo que ache ruim em seu comportamento, levando isso como um insulto. Mas, na realidade, mesmo que nem sempre essas críticas sejam feitas com gentileza, elas podem trazer grandes lições. Confira alguns motivos que comprovam a importância do feedback.

1 – É sinal de que as pessoas se importam com você

Uma pessoa que se direciona a você para apontar algo que ela acha que pode melhorar, certamente se importa contigo e deseja o seu bem. Com exceção, claro, das críticas vazias, feitas sem qualquer fundamento. Quando seu chefe, um colega de trabalho, amigo ou familiar lhe oferece um feedback, é porque quer te ajudar a crescer e evoluir.

2 – A crítica traz uma nova perspectiva sobre as coisas

Cada um de nós enxerga as coisas sob seu próprio ponto de vista, que é baseado em suas experiências. Assim, saber qual a opinião de um terceiro sobre um comportamento seu ou algo que fez, permite que obtenha uma perspectiva diferente da sua, o que pode ser bastante enriquecedor e agregar aos seus projetos pessoais e profissionais.

3 – É a expressão sincera de uma opinião

As críticas são expressões sinceras da opinião de alguém. Dessa maneira, uma pessoa que tem coragem de chegar em você para dizer o que pensa, provavelmente é porque é digna da sua confiança. É muito melhor ter amigos que lhe falam a verdade e te ajudam a crescer do que bajuladores que falam apenas o que deseja ouvir.

4 – Promove a humildade

PSC

Todos nós podemos cometer erros, por isso, a humildade é tão importante, porque ninguém está acima de todos os outros. Quando você recebe uma crítica abertamente, o faz exatamente por ser humilde e reconhecer que não é perfeito e infalível.

5 – Ajuda você a melhorar

O principal benefício de acolher críticas é que elas podem ajudar no seu processo de desenvolvimento. Ouvir os feedbacks do seu chefe, por exemplo, permite que repense suas atitudes e aperfeiçoe o que foi apontado por ele.

7 Dicas poderosas para aprender a lidar com críticas e crescer através delas

Agora que você já sabe o quanto as críticas podem ser positivas e te ajudar a se desenvolver, confira dicas poderosas para aprender a lidar com elas com naturalidade e sem sofrimento.

1 – Baixe a guarda e ouça a crítica

Geralmente, as pessoas que têm problemas para ouvir críticas já ficam na defensiva quando alguém começa a expor sua opinião, o que é ruim porque cria uma barreira e impede que se obtenha um efeito positivo. Desse modo, quando alguém vier lhe criticar, baixe a guarda e se permita ouvir, depois, poderá decidir o que fazer, se irá acolher ou descartar o que ouviu.

2 – Responda às sugestões que forem dadas

Quando alguém lhe faz uma crítica, você tem todo o direito de responder. Contudo, é preciso tomar cuidado para não ser grosseiro, o ideal é ser sempre gentil, mesmo quando a pessoa que fala não é tão delicada assim, pois mostra que você tem equilíbrio emocional. Se preferir, peça para refletir sobre o que foi dito e comentar a respeito depois que tiver assimilado tudo, assim, terá maior clareza para um diálogo sincero e positivo.

3 – Valorize as críticas tanto quanto os elogios

O ser humano, de modo geral, tem a tendência de adorar receber elogios e se esquivar de críticas. A verdade é que ambos devem ser valorizados, os elogios porque mostram o que vai bem e as críticas por apontarem o que precisa ser melhorado. No fim das contas, ambos têm o objetivo de promover o crescimento.

4 – Evite levar para o pessoal

Quando o seu chefe vai até você e diz que poderia melhorar algo em um trabalho que realizou, está falando sobre algo pontual e não sobre a sua pessoa como um todo. O mesmo se aplica a críticas ligadas a comportamentos, que se referem a uma única atitude e não ao indivíduo completo. Saber separar as coisas permitirá que receba os feedbacks com mais leveza e menos culpa.

5 – Faça críticas a outras pessoas também

Para começar a enxergar as críticas de modo natural, é importante que também se coloque do outro lado e as faça quando julgar necessário. Se um amigo seu teve um comportamento que acha que não faz bem a ele, chame-o para conversar e fale a respeito. O fato de conhecer o outro lado de uma crítica, e ter a certeza das suas boas intenções, te ajudará a encarar as que chegarem até você com mais leveza.

6 – Identifique o que pode aprender com cada crítica

Qualquer crítica que lhe fazem tem algo de positivo a ensinar, pois sempre há uma lição a tirar da experiência e evoluir. Ao acolher um feedback em vez de fugir dele, poderá identificar habilidades que precisa desenvolver, comportamentos que pode evitar, enfim, etapas a percorrer para se tornar a melhor versão de si mesmo, tanto pessoal quanto profissionalmente.

7 – Ignore as críticas vazias

Por fim, um ponto importante a ser citado é que ao longo do artigo abordei as críticas construtivas, que são aquelas feitas com boa intenção. Existe um tipo de crítica que deve ser ignorado, que são aquelas feitas movidas por inveja que não oferecem qualquer oportunidade de crescimento. Se um dia ouvir algo assim, concentre-se em que você é, no que acredita e siga em frente, sem deixar que isso te abale.

Norman Vincent Peale tem uma citação bastante interessante que diz: “O problema é que a maioria das pessoas prefere ser arruinada por elogios do que salva por críticas.”. E você, o que deseja para a sua vida? Pense nisso!

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais!