Uma dúvida que ronda a mente de muitas pessoas é se elas devem priorizar juntar dinheiro ou aproveitar a vida. A resposta mais sensata para esse questionamento é que o ideal é encontrar o equilíbrio entre esses dois caminhos. Afinal, com organização e planejamento é possível viver e desfrutar do dinheiro conquistado através do seu trabalho e, também, fazer economias para realizar sonhos e se precaver para o futuro.

A Importância de Buscar o Equilíbrio Entre Juntar Dinheiro e Viver

Se por um lado é importante ter foco para guardar dinheiro e realizar sonhos maiores, como comprar um carro, uma casa ou garantir a aposentadoria no futuro, por outro devemos considerar que a vida é uma só, e, portanto, deve ser aproveitada. Nesse sentido, é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre sair gastando de maneira desmedida e trabalhar incansavelmente sem desfrutar de conforto e momentos de lazer.

Ninguém precisa comprar roupas e sapatos novos todo mês e nem sair para jantar fora toda semana, mas se permitir fazer essas coisas de vez em quando também é importante. Cada um pode, dentro das suas possibilidades, encontrar maneiras de equilibrar os seus gastos e, assim, investir em coisas que proporcionem momentos agradáveis sem prejudicar os planos maiores.

Dicas Para Juntar Dinheiro Sem Deixar de Aproveitar a Vida

Para muitos parece uma tarefa inimaginável guardar dinheiro e aproveitar a vida ao mesmo tempo. Mas a verdade é que isso é totalmente possível, basta que se tenha objetivos bem definidos e organização para cuidar das suas finanças. Aproveite e confira sete dicas poderosas que irão te ajudar a encontrar o equilíbrio.

1 – Defina as Suas Prioridades

O primeiro passo para viver e poupar ao mesmo tempo é definir quais são as suas prioridades, ou seja, quais são as coisas que envolvem dinheiro que são mais importantes para você. Faça uma lista, incluindo os seus sonhos de consumo e atividades que costuma realizar no dia a dia, como sair com os amigos, viajar, ir a restaurantes. Numere cada item de acordo com a ordem de importância e, então, saberá o que deve priorizar.

Se em primeiro lugar da lista está guardar dinheiro para comprar uma casa e em segundo está viajar, basta que defina a quantia que irá destinar a cada item todos os meses. Obviamente, o valor para a casa será um pouco maior do que o das viagens, pois é necessário respeitar a ordem que estipulou.

2 – Trace Metas Para Realizar os Seus Objetivos

PSC

Uma forma bastante eficaz para realizar os objetivos da sua lista de prioridades é traçando metas relacionadas a eles. Para isso, será necessário estipular o valor que irá investir em cada um deles e o prazo para que sejam realizados. Lembre-se de registrar todas essas informações, o que pode ser feito em uma agenda, aplicativo de celular, planilha virtual ou o que preferir, o importante é ter todos os dados sempre à mão, para que eles tornem as suas ações mais eficazes e sirvam como um incentivo para continuar caminhando.

3 – Registre Todos os Seus Gastos

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas vão usando o seu dinheiro sem se dar conta exatamente para onde cada parcela dele está indo. Assim, acabam gastando mais do que deveriam, o que compromete a realização dos objetivos. Uma forma de evitar isso é começar a registrar todos os gastos em uma planilha, dessa forma será possível identificar onde estão os seus ralos financeiros. Inclua tudo, alimentação, lazer, investimentos, despesas da casa e, até mesmo, o cafezinho que toma na padaria próxima ao seu trabalho.

4 – Elimine os Gastos Desnecessários

Ao registrar todos os seus gastos, analise a importância de cada um para identificar aqueles que podem ser eliminados e, assim, sobrar mais dinheiro para guardar e realizar os seus objetivos. Em muitos casos, apenas uma redução será o suficiente, como, por exemplo, em relação às saídas aos finais de semana. Aproveite para encontrar novas e econômicas maneiras de ter momentos de lazer, como chamar os amigos para irem até a sua casa de vez em quando, tenho a certeza de que a diversão será a mesma do que se estivessem em um barzinho.

5 – Procure Por Promoções

Supermercados, companhias telefônicas, provedores de internet, lojas, agências de turismo, restaurantes e diversos outros tipos de empresas estão a todo o momento fazendo promoções para atrair mais clientes. Se valer delas é uma ótima maneira de continuar desfrutando de itens e serviços importantes para você e economizar ao mesmo tempo. Portanto, mantenha-se sempre informado em relação a oportunidades de obter descontos, pois através da soma de pequenos valores poderá realizar grandes economias.

6 – Invista o Seu Dinheiro Com Sabedoria

Independente de quais sejam os seus objetivos para poupar, é fundamental que invista o seu dinheiro com sabedoria. Portanto, pesquise para encontrar uma opção que seja segura e, ao mesmo tempo, tenha uma boa rentabilidade. Entre em contato com uma corretora de valores ou fale com o gerente do seu banco, pois assim irão te apresentar as possibilidades mais indicadas para os objetivos que possui e, então, poderá fazer a melhor escolha.

7 – Mantenha o Foco nos Objetivos

Por último, mas não menos importante, é fundamental que mantenha o foco nos seus objetivos, para que não acabe gastando mais do que deveria ou exagere e deixe de aproveitar a vida apenas para economizar. Trace metas possíveis, que estejam de acordo com as suas prioridades e lembre-se sempre de considerá-las ao fazer escolhas. Um dia, irá olhar para trás e agradecer por ter tido disciplina para realizar os seus sonhos sem comprometer a qualidade de cada momento vivido.

Espero que as informações e dicas que compartilhei ao longo deste artigo tenham te inspirado a buscar o equilíbrio em relação à sua vida financeira. Afinal, se você realmente acreditar que é capaz e mantiver a disciplina, conseguirá viver bem e poupar, sem que uma ação prejudique a outra.

Se preferir, busque o suporte de um Coach Financeiro, pois ele irá te ajudar a definir metas para que os seus objetivos sejam alcançados com mais rapidez e sem comprometer a sua qualidade de vida. Desejo a você muito sucesso e que todos os seus sonhos sejam realizados!

Copyright: 1109308184 – https://www.shutterstock.com/pt/g/denys%20kovtun