Team Coaching

G-stockstudio/Shutterstock O Team Coaching ajuda a potencializar o trabalho em equipe e a perfomance dos professores em seu trabalho

Saber trabalhar em equipe é fundamental seja numa empresa ou instituição como uma escola, neste sentido, o Team Coaching para professores é um método poderoso, pois reforça ainda mais esta importância no ambiente escolar. Consiste em integrar os conhecimentos, habilidades, experiências, objetivos, dificuldades e energias dos profissionais em prol do resultado conjunto que a escola deseja alcançar.

Nas empresas esta abordagem estimula o trabalho dos profissionais de forma muito relevante, uma vez que unir suas forças é essencial para que as metas e objetivos sejam conquistados. Numa escola não é diferente, afinal, os professores são profissionais da educação e, como tal, têm muitos desafios a superar. Para isso é papel do líder fomentar uma gestão efetiva, com metas claras e uma liderança realmente assertiva.

Team Coaching para Professores

O Team Coaching é um modelo de desenvolvimento onde a equipe de mestres é reunida para promover as melhorias e mudanças necessárias ao crescimento da instituição escolar. Também é um momento de cocriação, onde todos podem colaborar com suas ideias, conhecimentos, apontar gaps, soluções e discutir os pontos de melhoria que precisam ser tratados e eliminados.

O papel do líder neste processo é fundamental, pois é dele a responsabilidade de aplicar as ferramentas de Coaching para motivar, engajar, orientar, ensinar, guiar, aglutinar e conscientizar seus funcionários sobre a importância de seu trabalho conjunto. Esta liderança também é essencial para que haja a intercolaboração, harmonia entre os profissionais e, mais ainda, para que o trabalho do grupo traga resultados verdadeiramente positivos para toda comunidade escolar.

O que a escola ganha com o Team Coaching?

A escola é o ambiente rico de compartilhamento de conhecimentos, aprendizados e ensinamentos, tanto sobre as matérias apresentadas, como sobre as relações interpessoais e sobre a vida. Desenvolver uma visão sistêmica nos professores é fazê-los entender que aqueles que são seus alunos hoje, amanhã serão os alunos de seus colegas, portanto, é essencial alinhar seu trabalho em equipe, caminhar juntos e fazer com que todos evoluam conjuntamente.

Por isso mesmo, nada mais natural de que em seu local de trabalho os professores também tenham a oportunidade de evoluir e vivenciar todos os benefícios do Team Coaching: falar de suas dores e vitórias, aprimorar suas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais e formar um grupo mais unido, harmônico, participativo e congruente.

PSC

Como reflexo desta integração vemos melhorar significativamente a qualidade de seu trabalho em equipe, da sua entrega e engajamento, o que agrega ainda mais valor à sua atuação junto aos seus alunos e a instituição.  Com uma equipe alinhada e engajada todos ganham: escola, estudantes, pais e os próprios professores, que mais valorizados e ouvidos, sentem-se ainda mais empoderados, felizes e confiantes para fazer seu trabalho de forma extraordinária. Invista em Team Coaching para seus professores!