Vantagens e Benefícios do Rapport

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de janeiro de 2017
Profissionais se cumprimentando de forma amistosa, em conexão, um dos benefícios do rapport

Olena Yakobchuk’s/Shutterstock O rapport ajuda a conectar às pessoas e fazê-la sintonizar suas ideias e sentimentos

O Rapport é uma técnica fantástica que utiliza boa parte dos pressupostos da Programação Neurolinguística (PNL) para desenvolver uma conexão verdadeira entre as pessoas. Apesar da simplicidade deste método, ele possibilita inúmeros benefícios e acredite, é verdadeiramente muito poderoso e capaz de ajudar a trazer resultados extraordinários.

Benefícios do Rapport

Em se tratando dos benefícios do rapport, podemos destacar, ainda que de forma resumida, alguns de suas vantagens:

  • Uma das maneiras mais rápidas e eficientes de gerar confiança em um diálogo.
  • Com a confiança estabelecida fica mais fácil sugestionar/ persuadir seu interlocutor, o que deve ser usado da maneira mais assertiva e correta, mostrando a ele perspectivas até então não percebidas.
  • Quando se compreende alguém fica mais fácil con­duzi-lo pelo caminho adequado.
  • Aumento e aprofundamento de suas relações inter­pessoais.
  • Aprimoramento de um relacionamento.
  • Possibilidade de estabelecimento de confiança de forma instantânea.

O Rapport em Vendas

Estes são só alguns dos benefícios gerados por essa práti­ca. O rapport em vendas se define como a conexão entre você e seus clientes de forma estratégica e com foco no objetivo final, que é vender com benefícios para ambas às partes.

Um momento mágico ocorre quando nos damos conta da interação plena possibilitada pelo rapport. Ao perceber que seu objetivo não é apenas influenciá-lo a simplesmente preencher mais uma proposta de compra, mas sim auxiliá-lo de maneira franca e respeitosa, o nível da confiança do seu cliente, essencial para qualquer processo de compra, vai ao seu máximo.

Se você se mostrar apto a usar esse instrumento de modo responsável, buscando sempre uma interpretação cor­reta e minuciosa do seu cliente, fazendo as perguntas certas, sanando as inseguranças do seu comprador em potencial, e estabelecendo um canal intenso de negociação, o rapport passa a ser um dos mais eficazes mecanismos de vendas.

Com as vias de negociação alargadas pelo diálogo aberto as pos­sibilidades de bons negócios são expandidas enormemente, em proporções inimagináveis, e como passo seguinte alcançar resultados extraordinários.

Tá vendo como o rapport é poderoso? Seja na hora de se conectar com seu cliente e fazer alguma venda ou de conduzir uma sessão de Coaching com seu coachee, ele é essencial para criar a conexão e a confiança necessária ao desenvolvimento de um relacionamento positivo.

Por isso mesmo, sempre que encontrar alguém, fique atento aqueles segundos iniciais, pois eles dizem muito sobre como será a natureza da relação e comunicação construída ou não por ambos.

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