Um dos problemas comportamentais mais nocivos no ambiente de trabalho, com certeza, é a vaidade. O vaidoso é aquele profissional que se gaba o tempo inteiro, que sempre quer ser o centro das atenções, que deseja sempre ser reconhecido e valorizado, que vive repetindo que fez isso e aquilo e que demonstra incômodo quando um colega se destaca mais do que ele.

Não por acaso, a vaidade é um dos 7 pecados capitais, pois deixa a pessoa “cega” quanto aos seus pontos de melhoria e limita a sua evolução como ser humano. Ter autoconfiança é sempre um ponto positivo para a carreira, porém, quando isso se torna excessivo, o profissional acaba correndo o risco de ser aquele colega pedante e autorreferente que passa o dia falando se si mesmo.

Neste artigo, vamos entender melhor como a vaidade pode ser identificada e o que podemos fazer para lidar com ela quando surgir no ambiente de trabalho. Continue a leitura e saiba mais!

Como identificar a vaidade?

Claro, ninguém gosta de ter que conviver com pessoas arrogantes e esnobes, profissionais que se autointitulam melhores do que os outros em tudo. Por isso, o gestor deve ficar sempre atento para não deixar que a vaidade no trabalho, dos seus liderados ou mesmo a sua, acabe prejudicando toda a equipe e, consequentemente, os resultados da empresa.

Para isso, existem algumas formas de identificar comportamentos vaidosos no grupo. Um deles é observando a forma como os seus profissionais se comunicam, analisando a sua postura e o conteúdo da sua comunicação. Frases que demonstram autovalorização excessiva e desdém ao trabalho do outro já são sinais de que o seu funcionário está passando dos limites.

Outro modo de identificar o problema é por meio de feedbacks de avaliação mútua, em que cada funcionário tem a chance de apontar pontos fortes e de melhoria no seu colega e de ser avaliado também. Essa ferramenta permite ter um panorama completo de como a equipe se vê e a chance de identificar se há ou não vaidade em excesso entre os seus colaboradores.

Como evitar o problema no trabalho?

PSC

Até certo ponto, ter orgulho de si mesmo, dos seus resultados, das suas competências, dos seus conhecimentos e das suas habilidades é altamente positivo, pois, além de motivar o profissional, também ajuda a alimentar a sua autoconfiança, fator essencial ao sucesso na carreira. Mas, claro, tudo o que é demais gera desequilíbrio, e a vaidade é um dos comportamentos que mais causam desconforto nas pessoas no trabalho.

Por isso, para eliminar esse tipo de atitude, é importante que o gestor converse com o seu liderado, dê feedbacks e também ouça o seu ponto de vista, buscando sempre o melhor para todos. Cada caso é um caso, ou seja, algumas vezes, não é nem o colega que é muito vaidoso, mas sim a equipe que não tem uma boa autoestima. Logo, quem é mais confiante acaba sempre se destacando mais e trazendo outro problema à tona. Esteja atento!

Na sequência, você vai conferir algumas dicas para lidar melhor com pessoas vaidosas no ambiente de trabalho.

  • Se você for chefe

1.Defina regras de convivência

Existem algumas regras que podem minimizar os efeitos da vaidade. Uma delas é a ideia de que os objetivos coletivos da organização devem sempre se sobrepor aos objetivos e resultados individuais. Assim, sempre que possível, procure reforçar essa recomendação aos seus liderados, de modo que todos compreendam que bons resultados só são alcançados quando todos cooperam.

2. Ofereça feedbacks em particular

Se você acredita que existam pessoas vaidosas na sua equipe, é importante que os feedbacks sejam individuais e oferecidos em conversas em particular. Elogiar ou criticar alguém em público seria uma atitude arriscada, que aumentaria ainda mais a vaidade e a rivalidade entre todos. Dessa forma, procure dar feedbacks humanizados e respeitosos a cada colaborador, individualmente.

3. Dê o exemplo

Não é porque você é um gestor da empresa que tem o direito de ser vaidoso ou arrogante. Todo mundo erra, inclusive os líderes. Dessa forma, assuma a sua parcela de responsabilidade, tanto nos resultados positivos como nos negativos. Além disso, lembre-se de sempre dar os devido créditos aos colaboradores diante de projetos bem-sucedidos. A humildade aumenta a nobreza de um líder!

  • Se você for funcionário

1. Dê o seu melhor naquilo que fizer

A melhor maneira de lidar com a vaidade é dar o seu melhor. Lembre-se de que você não está em uma competição com os seus colegas. Prefira ter uma competição consigo mesmo, de modo que você seja alguém melhor a cada dia. Estude, dedique-se, seja criativo e verifique como o seu trabalho pode ser aperfeiçoado. No mais, seja humilde, sem querer provocar inveja em algum colega. Faça a sua parte para manter a harmonia dentro do time.

2. Reconheça o seu valor e o valor dos seus colegas

Os conflitos entre colegas de trabalho só o atingirão se você não reconhecer o seu próprio valor dentro da empresa. Por isso, tenha autoestima e consciência da importância do seu trabalho e dos seus conhecimentos dentro da organização. Da mesma maneira, reconheça o bom trabalho e a competência dos seus colegas. Uma coisa não anula a outra: há espaço para que todos alcancem a excelência profissional.

3. Ignore os comentários arrogantes

Se alguém começar a contar vantagem perto de você, ignore a pessoa. Sem plateia, o colega prepotente vai, aos poucos, perceber que está “espantando” as pessoas com a sua conversa vaidosa. Não queira responder na mesma moeda. Apenas continue humilde e fazendo o seu trabalho. Se isso realmente estiver incomodando você, converse em particular com o seu superior. Pessoas vaidosas, uma hora ou outra, vão enfrentar problemas e precisar de ajuda, fazendo uma postura de humildade nascer.

Nesse sentido, o líder deve saber perceber esses comportamentos e ter sensibilidade, tanto para orientar o seu funcionário com fama de vaidoso, como para desenvolver estratégias eficazes para aumentar a autoconfiança dos seus profissionais. Isso fará com que eles aprendam a se valorizar e a reconhecer os seus próprios méritos. Para isso, o patrocínio positivo é uma excelente ferramenta de coaching que você pode usar com os seus liderados.

E você, ser de luz, como lida com a vaidade no trabalho? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!