Querida pessoa, você se lembra de quando o professor entregava a prova corrigida nos tempos de escola, e vinha uma nota 10 com a palavra “Parabéns” escrita embaixo? Bem, na vida adulta não temos mais as estrelinhas de bom comportamento, mas nem por isso o reforço positivo deixa de ser importante para a nossa motivação — desde que não estejamos 100% dependentes dele.

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é um reforço positivo e como ele deve ser utilizado em diferentes contextos. Para saber mais sobre o assunto, é só dar continuidade à leitura a seguir!

Reforço positivo: compreendendo o conceito

O reforço positivo, ou patrocínio positivo, pode ser definido como o ato de reforçar um comportamento positivo por meio de elogios. Trata-se de um método que motiva e reconhece quando uma pessoa fez alguma coisa com maestria.

Para entender melhor o que é reforço positivo, imagine que você esteja à frente de um projeto importante e que o seu gestor, além de orientá-lo, sempre estimula o seu trabalho com palavras de motivação, como: “Parabéns pela ideia”, “Você é muito importante para este projeto”, “O seu foco é um exemplo”, “Você está indo muito bem, continue assim!”.

Embora os exemplos acima sejam aplicados no ambiente de trabalho, o reforço positivo também pode ser aplicado nos ambientes familiar, religioso e social. Esses estímulos, quando executados na medida certa, são muito importantes para a autoestima profissional e pessoal.

Patrocínio positivo na escola

Na escola, o reforço positivo é um auxílio motivacional aos estudantes. O ato de estudar nem sempre é fácil. Por isso, receber um reconhecimento dos colegas, dos professores e até mesmo dos pais pode fazer a diferença aos estudantes — crianças, adolescentes e adultos.

PSC

Especialmente nas disciplinas em que o aluno encontra dificuldade, é importante reconhecer os seus esforços e progressos, por menores que sejam. Aos poucos, o estudante compreende os conceitos mais básicos e mergulha nos tópicos mais complexos. Com paciência e dedicação, é possível progredir e receber esses reforços quando houver merecimento. Assim, eles simbolizam a superação.

Patrocínio positivo no trabalho

É importante ressaltar, porém, que o excesso de patrocínio positivo, bem como a constante presença do reforço negativo, é altamente prejudicial. Ninguém acerta o tempo inteiro, e nem erra a todo instante. Por isso, os gestores devem sempre tentar ter atitudes justas, e não apenas elogiar, mas também corrigir comportamentos e atitudes nocivas.

Ao focar nos aspectos positivos, o líder está ressaltando o esforço, a dedicação e as competências dos seus liderados. Isso também ocorre nos feedbacks de melhoria, em que são apontadas falhas e o modo de corrigi-las. Assim, o gestor oferece oportunidades reais de aprendizado e crescimento aos profissionais da sua equipe.

Dicas para promover o reforço positivo

Na sequência, você vai conferir algumas dicas simples, mas poderosas, para que o reforço positivo seja utilizado adequadamente em todos os contextos citados: escolar, profissional, familiar etc.

1. Não elogie ou critique demais

Seja justo nas suas colocações e, por melhor que o seu colaborador seja, evite o excesso de elogios. Reconheça as habilidades e competências de todos, mas as evidencie no momento certo. Também tenha o cuidado de não valorizar demais os erros: busque o caminho da correção, e não da humilhação. Qualquer avaliação em excesso, seja ela positiva ou negativa, começa a perder o seu valor. Portanto, faça comentários pontuais e moderados, quando forem realmente necessários.

2. Seja claro

Foco, dedicação, comprometimento, atenção aos detalhes, pontualidade… Deixe claros quais comportamentos você espera dos seus liderados e não crie expectativas surreais. Ao fazer um elogio, não diga apenas “Parabéns!”. Seja específico naquilo que você está reconhecendo, como: “Parabéns por ter se dedicado ao relatório de vendas de setembro”. Perceba que, quanto mais específico você for, mais a pessoa compreenderá qual foi o comportamento positivo, incentivando-a a repeti-lo.

3. Alinhe a comunicação

Ao elogiar publicamente, sempre explique os motivos pelos quais determinada equipe ou pessoa está recebendo a menção positiva. Nunca elogie sem razão e sempre seja justo e honesto com todos. Quando precisa fazer uma crítica, porém, evite fazê-lo em público. Prefira ter essas conversas mais delicadas em particular, de modo que a pessoa não se sinta humilhada. Isso revela ética, respeito e sensibilidade, mesmo que a avaliação a ser feita seja predominantemente negativa.

4. Dê oportunidades

Muitas vezes, por falta de chances ou por estarem na função errada, alguns profissionais não conseguem demonstrar todo o seu potencial e receber elogios. Assim, observe a todos de perto e tenha certeza de que nenhum talento está sendo desperdiçado. Utilize as análises de perfil profissional e comportamental para alocar os colaboradores em funções compatíveis com os seus conhecimentos e habilidades. Alguém que escreve bem, por exemplo, talvez esteja sendo subaproveitado em tarefas mecânicas.

5. Mostre a importância do patrocínio positivo

Tenha em mente que o elogio nem sempre precisa partir do gestor: colegas também podem fazer elogios entre si, motivando-se uns aos outros e corrigindo as falhas, sempre com ética e respeito. Mostre aos seus liderados as melhores formas de fazer isso, sem exagerar ou magoar ninguém. Incentive o incentivo. Dessa forma, você estará criando uma equipe de profissionais que são capazes não apenas de se ajudarem mutuamente, mas também de reconhecerem os méritos uns dos outros.

Como você pode perceber, o reforço positivo pode ser uma ferramenta muito útil em todas as fases da vida e em diferentes contextos. No entanto, é importante seguir as dicas acima para que ele não perca o seu valor ao longo do tempo e para que seja concedido sempre com precisão, justiça e eficácia. Siga estas orientações e ajude os seus liderados, alunos, colegas e familiares na evolução pessoal e/ou profissional!

E você, querida pessoa, quer potencializar ainda mais os seus resultados e ser reconhecido por isso? Faça a formação Professional & Self Coaching, desenvolva novas habilidades e autoconhecimento e prepare-se para o seu melhor com o PSC!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!