Você já parou para pensar que todas as experiências que vive contribuem com o seu desenvolvimento? E, quando digo isso, me refiro, inclusive, às mais desafiadoras e dolorosas situações, porque é por meio delas que mais aprendemos. Pensar que tudo na vida é aprendizado é mais do que um consolo para os momentos delicados, é a mais pura realidade. Cada queda te ensina a ser mais forte e, ao se tornar consciente disso, passará a enxergar os obstáculos de maneira mais positiva e confiante.

Tudo na Vida é Aprendizado e Faz de Você Mais Forte

Você já presenciou o processo de desenvolvimento de uma criança? Ela chega ao mundo como um bebê, vai crescendo, explorando o universo e, com isso, aprendendo diversas coisas que serão necessárias em toda a sua vida. Até que consigam caminhar sem ajuda, os pequeninos se apoiam em paredes, móveis, objetos e não desistem até alcançarem seu objetivo.
Durante essa fase, os tombos são comuns e fazem parte de todo o processo, significam que há um esforço por parte do indivíduo em aprender algo que é novo para ele. Dependendo de como foi a queda, a criança pode se levantar imediatamente ou chorar por ter se assustado ou se machucado. Contudo, mesmo que tenha sofrido, ela logo se esquece e volta a tentar.
Mesmo depois de adultos, estamos sempre engatinhando e aprendendo a andar, porém, de outras maneiras. Ao começar em um novo emprego, por exemplo, irá explorar o novo ambiente para se familiarizar com ele e, então, dar os seus primeiros passos para se desenvolver. É claro que é importante dar o seu melhor, entretanto, caso venha a falhar, é fundamental que veja aquilo como um tombo que irá te proporcionar ensinamentos e permitir que caminhe com ainda mais força.

7 Atitudes Para Aprender Com as Falhas e Ser Mais Positivo

Está em suas mãos decidir se passará os seus dias se lamentando pelas coisas ruins que acontecem ou se começará a utilizá-las para aprender lições poderosas e se tornar mais forte. Sempre é tempo de se reinventar, encontrar novas maneiras de enxergar a vida e ser mais positivo. Que tal começar essa jornada de transformação hoje mesmo? Adote as atitudes a seguir e veja como se irá se sentir mais confiante e pronto para qualquer desafio.

1 – Procure Enxergar as Situações de Forma Mais Ampla

Quando consideradas de maneira isolada, muitas situações podem parecer mais assustadoras do que realmente são. Desse modo, é interessante que procure enxergá-las com maior amplitude, considerando todo o contexto, observe a diferença.
Situação isolada: fim de um relacionamento amoroso, tristeza por ser privado da convivência de uma pessoa com a qual estava acostumado a ter por perto.
Visão ampliada: libertação de uma relação que já não estava indo bem. Uma oportunidade para cuidar mais de si, fazer escolhas sem depender de outra pessoa e dar mais atenção para amigos e familiares que são especiais para você.
Percebeu o quanto o modo de enxergar a situação muda? Coloque isso em prática e verá como coisas que antes eram assustadoras passarão a ser vistas de maneira mais positiva.

2 – Concentre-se nas Coisas Que Pode Mudar

De nada adianta se descabelar por conta do comportamento de outra pessoa, do clima, de algo que viveu no passado, de uma decisão tomada pelo seu chefe ou de qualquer outra coisa que não esteja ao seu alcance mudar. Procure concentrar as suas energias nas coisas que você tem o poder de alterar, como, por exemplo, as suas emoções, suas decisões e os seus planos.

3 – Aprenda a Lidar Com a Rejeição Sendo Consciente das Suas Qualidades

Não ser aprovado em um processo seletivo para uma vaga de emprego, ser demitido, ser dispensado pelo seu par. Todas essas situações são exemplos de rejeição, pois alguém precisou fazer uma escolha e você não se encaixava nela. Para muitos, esse é um motivo para grande sofrimento, se esse é o seu caso, experimente enxergar esse tipo de coisa de outras formas. Para conseguir isso é necessário que se torne consciente em relação às suas qualidades e saiba que nem tudo é pessoal, aliás, em grande parte das vezes não é.

4 – Use Palavras Positivas Para Falar Sobre a Sua Vida

PSC

As suas palavras têm um grande peso em relação à forma com a qual você enxerga a sua vida e as situações desafiadoras. Nesse sentido, evite dizer coisas do tipo “não tenho sorte”, “nada dá certo para mim”, “nunca vou conseguir”, pois as suas palavras irão determinar as suas ações e, consequentemente, o seu futuro. Prefira adotar um vocabulário positivo, que faça com que se sinta confiante e tenha motivação para ir em busca dos seus objetivos.

5 – Evite Se Deixar Levar Pelo Desânimo Alheio

Por mais que você seja um indivíduo de personalidade, saiba que as pessoas com as quais convive podem te influenciar bastante, principalmente em relação à positividade ou à falta dela. Sabe aquele colega que está a todo o momento reclamando, colocando defeitos em você e ressaltando o lado ruim das coisas? Afaste-se dele e evite que seus pessimismo te influencie. Prefira ter por perto companhias que agreguem e que te incentivem a viver com mais leveza.

6 – Considere as Soluções ao Identificar Problemas

Existem problemas pequenos que se tornam grandiosos por conta de um fator, a falta de ação. Apenas reclamar que o seu vizinho faz barulho demais durante a madrugada, atrapalha o seu sono e faz com que se sinta sonolento durante o dia não irá resolver nada. Prefira manter o foco em ações que possam solucionar a questão, como, por exemplo, conversar com ele amigavelmente, fazer uma reclamação para o síndico ou mesmo se mudar. Ao invés de reclamar, aja e transforme aquilo que te incomoda.

7 – Faça uma Pessoa Sorrir Todos os Dias

Por último, uma forma bastante simples de viver de maneira mais positiva, mesmo ao enfrentar desafios, é fazer pelo menos uma pessoa sorrir todos os dias. Pode ser um familiar, um amigo, um colega de trabalho, o atendente da padaria, um desconhecido. Você pode conseguir isso através de uma gentileza, uma palavra de carinho ou mesmo de um sorriso. Ao se esforçar para fazer alguém feliz, enxergará beleza nas coisas mais simples e, consequentemente, se sentirá mais feliz também.
A vida é maravilhosa e nos proporciona benefícios até mesmo em meio ao caos. Saiba valorizar o aprendizado que os desafios são capazes de oferecer e se torne muito mais forte, confiante e feliz.
 
Copyright:1268808049 – https://www.shutterstock.com/pt/g/volodymyr+tverdohlib