As cores representam muito mais do que os nossos olhos podem enxergar à primeira vista. Alguns acreditam que através delas seja possível analisar a personalidade e o estado emocional de uma pessoa. E é exatamente nisso que se baseia o teste das cores, que se utiliza das sensações geradas por elas para conhecer melhor e entender o que se passa na mente de um indivíduo. Continue acompanhando e descubra como essa avaliação funciona e os resultados que ela é capaz de trazer.

O Que é o Teste das Cores?

Também conhecido como Teste das Cores de Luscher, foi desenvolvido pelo psicoterapeuta suíço Max Luscher. Ele se baseou na ideia de que todos os seres humanos, com exceção daqueles que possuem algum problema relacionado à visão, percebem das cores da mesma maneira. O azul, o verde, o amarelo e o vermelho são vistos da mesma forma por todos. Entretanto, as preferências em relação a elas são uma questão pessoal, e essa distinção entre cada indivíduo permite que os estados emocionais sejam medidos usando o teste de cores.
Luscher acreditava que, como a seleção das cores é realizada de maneira inconsciente, pois ninguém sabe explicar o real motivo por estar escolhendo o vermelho ou o violeta em primeiro lugar, por exemplo, elas revelam uma pessoa como ela realmente é, e não como ela se vê ou gostaria de ser vista pelos demais. Assim, ao selecionar cores em um grupo com várias delas, é possível analisar o perfil psicológico de um indivíduo com base nas ordem das escolhas que ele faz.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

O Teste das Cores e os Significados de Cada Cor

Durante a realização do teste, são apresentados oito cartões para a pessoa, cada um de uma cor. Então, ela deverá escolher em primeiro lugar aquela que mais lhe agrada, depois a segunda e continuar até ter ordenado todas elas. Cada cartão possui uma numeração no verso, para que o profissional que está aplicando o teste possa consultar o livro do Dr. Luscher e analisar a combinação que foi formada.

Veja, a seguir, o que significa cada uma das cores usadas no teste. É através deles que se chega ao resultado das combinações, entretanto, nesse caso, a ordem estabelecida pelo indivíduo também é considerada.

Cinza

A cor cinza é completamente livre de estímulos e tendências psicológicas e, por isso, sinaliza frieza emocional. Quem a escolhe na primeira posição deseja permanecer livre de envolvimentos emocionais. Já aquele que a escolhe nas últimas posições, quer exatamente o contrário e demonstra que precisa se envolver e não tem medo de se comprometer.

Azul

PSC

O azul representa profundidade das emoções e preocupação com o ego. É uma cor que denota conservadorismo e indica uma preferência pelo que é conhecido. A pessoa que escolhe azul na primeira posição quer equilíbrio emocional, harmonia, contentamento e paz de espírito. Quem deixa essa cor nas últimas colocações, talvez esteja em busca de emoções, de sair da mesmice.

Verde

O verde se expressa psicologicamente como a vontade de agir, resistir e perseverar. Escolher essa cor em primeiro lugar significa uma grande necessidade de controlar as coisas. Por outro lado, deixá-la para o fim pode significar um desejo de paz, de se libertar das cobranças para se manter em um determinado patamar.

Laranja

O laranja representa força de vontade e emoções fortes, desejo de obter bons resultados, ter sucesso e de vivenciar atividades que tragam experiências ricas. A pessoa que rejeita a cor laranja pode estar em um estado de superestimulação, ficando facilmente irritada, seja porque lhe falta energia ou porque se sente sobrecarregada com tantos estímulos ao seu redor.

Amarelo

O amarelo representa a espontaneidade e a preocupação com os outros. É o símbolo da alegria, do alívio de problemas e restrições. Quando a cor é escolhida na primeira posição, indica um desejo de tranquilidade e esperança ou expectativa de maior felicidade, e sugere alguns conflitos que precisam ser resolvidos. Rejeitar o amarelo pode significar que o indivíduo está em busca de uma vida mais segura e sem riscos.

Violeta

A pessoa que dá preferência para o violeta, deseja uma relação mágica com a realidade. Ela quer abolir a diferença entre sujeito e objeto, entre a causa e o efeito e tornar o seu mundo mágico e intuitivo. Ela sente que tudo o que pode ser imaginado e sonhado também é uma forma de realidade. Aqueles que deixam essa cor por último rejeitam esse tipo de visão e têm uma necessidade de algo mais realista.

Marrom

O marrom representa a sensibilidade física, escolhê-la nas primeiras colocações pode ser uma pista de que a pessoa está sentindo algum desconforto em seu corpo, que pode estar relacionado a algum problema de saúde. Aqueles que escolhem essa cor em último lugar podem estar querendo passar uma imagem de força para os demais, como se não precisassem de cuidados básicos de bem-estar, como se alimentar bem, descansar, enfim, cuidar de si.

Preto

O preto representa o limite absoluto da vida, quando uma pessoa o escolhe, demonstra que está rejeitando tudo em um protesto contra uma situação que considera sem esperança. Já quando a cor preta é deixada por último, demonstra um comportamento mais psicologicamente equilibrado e representa um desejo de não rejeitar nada e manter o controle de suas próprias ações.

Controvérsias em Relação ao Teste das Cores

Por mais que o Dr. Luscher tenha realizado uma série de estudos para desenvolver o teste das cores, existem aqueles que duvidam de sua relevância para traçar perfis psicológicos. Alguns estudiosos afirmam que se trata de um caso de Efeito Forer, que ocorre quando uma pessoa lê algo genérico a respeito de personalidades humanas e acha que aquilo a descreve perfeitamente, quando na verdade se trata de algo extremamente generalizado, que se aplica à grande maioria dos indivíduos.

Contudo, isso não deslegitima o teste, já que existem profissionais que o acham bastante relevante, principalmente para ser aplicado em crianças. Então, cabe a cada um pesquisar a respeito para tirar as suas próprias conclusões. De qualquer forma, aqueles que desejam fazer o teste devem procurar por profissionais que tenham conhecimento a respeito e possam fornecer resultados confiáveis, dentro do que foi proposto pelo Dr. Luscher quando o desenvolveu.

Você já conhecia o teste das cores? Deixe o seu comentário abaixo contando a sua opinião sobre o assunto.

Créditos da Imagem: Por Nataliya Druchkova – ID da foto stock livre de direitos: 1008317254