A felicidade é um direito de todos, mas, para conquistá-la, é necessário querer. Cada indivíduo tem suas batalhas pessoais, situações que podem ser delicadas e trazer sofrimento. Contudo, antes de repetir exaustivamente a ideia “Sou infeliz” em sua mente, procure pensar no que tem feito para mudar esse estado de espírito. As pessoas felizes não são aquelas que não possuem problemas, mas sim as que escolhem reagir a eles de forma positiva.

Mudar o seu mindset, ou seja, a sua mentalidade em relação à felicidade e à vida de uma forma geral, pode ser desafiador, mas é perfeitamente possível. Está em suas mãos a decisão de deixar as crenças bloqueadoras para traz e investir no seu desenvolvimento pessoal. A metodologia do Coaching oferece técnicas, métodos e ferramentas fantásticas que podem te ajudar a encontrar o caminho do autoconhecimento e do equilíbrio. Continue acompanhando e saiba mais a respeito do assunto.

Por Que Sou Infeliz?

A infelicidade é um sentimento geralmente causado pela insatisfação, que pode ocorrer em diversas áreas da vida. Um relacionamento que não deu certo, a carreira profissional que não decola, baixa autoestima, carência emocional, basta que um desses pontos esteja em desequilíbrio para impactar em todos os outros. Um indivíduo que está insatisfeito no trabalho, por exemplo, poderá acabar levando esse descontentamento para os seus relacionamentos, transformando a infelicidade em uma bola de neve.

Da mesma forma que a insatisfação pode atingir todas as áreas da vida de uma pessoa, a satisfação também pode. Quando você está feliz em relação à sua vida pessoal ou profissional, isso acaba se refletindo em tudo, nas suas atitudes, modo de enxergar a vida, nos relacionamentos interpessoais. Qual é o tipo de impacto que deseja ter? Lembre-se que a escolha é sua!

O Papel do Coaching na Busca Pela Felicidade

Se você está passando por um momento difícil de insatisfação pessoal e se sente infeliz, saiba que a metodologia do Coaching oferece ferramentas incríveis para te ajudar a encontrar as respostas que precisa. Assim, será possível se reorientar e definir um planejamento de ações para o alcance de metas e objetivos como também do desenvolvimento técnico, emocional e comportamental que precisa para superar seus problemas e conquistar maior satisfação com a vida.

Autoconhecimento e Autocura

Grande parte das pessoas que estão infelizes não sabem a razão que as levaram a se sentir assim. Todas as respostas que você precisa para mudar o seu estado atual estão dentro de ti. Através das técnicas do Coaching é possível encontrar o caminho do autoconhecimento e, assim, entender o que está se passando na sua mente e impedindo a sua felicidade.

PSC

O coach, profissional do Coaching, irá te apoiar, fazendo perguntas que geram reflexão. Ao refletir sobre cada questão, terá a capacidade de identificar o que está te limitando e definir ações práticas para eliminar os problemas e potencializar os resultados. Contudo, você sempre será o protagonista do processo, para que seja, também, da sua história e tome a consciência de que a sua felicidade está em suas mãos.

Identificação de Pontos Positivos e de Melhoria

Através do autoconhecimento será possível identificar quais são os seus principais talentos e dons, características que fazem de você um ser único. Ao reconhecer o seu valor, aprenderá a utilizar todo o potencial que tem, seja na vida pessoal ou profissional. Além disso, poderá trabalhar a imagem que tem de si e sua autoestima. Lembre-se sempre que o primeiro amor que deve sentir é o amor próprio, pois é ele que irá possibilitar que você viva relacionamentos mais saudáveis consigo mesmo, com outras pessoas e com o mundo.

Assim como todos possuem qualidades, existem também aqueles pontos que precisam ser trabalhados, e identificá-los é o primeiro passo para começar a desenvolvê-los. Aproveito para sugerir que substitua a palavra defeitos por pontos de melhoria e incorpore esta ideia como uma forma positiva de evoluir e se referir a si mesmo, afinal, quando nos permitimos estamos sempre em evolução. Essa simples mudança de perspectiva irá te ajudar a entender definitivamente que tudo pode ser aperfeiçoado, basta querer e dar o seu melhor.

Ressignificação de Crenças Limitantes

As pessoas são formadas pelas experiências pelas quais passam ao longo da vida. Tudo o que viveu desde o seu nascimento contribuiu para que se tornasse quem é hoje e isso inclui as características positivas e aquelas que costumo chamar de crenças limitantes. Muitos adultos sofrem, sem saber, por causa de traumas que ocorreram ainda na infância. Carência, autoestima baixa e ansiedade são exemplos de bloqueios que podem acompanhar um indivíduo por toda a vida.

Por meio dos métodos do Coaching você conseguirá identificar essas crenças bloqueadoras em sua mente e terá a oportunidade de dar um novo significado a elas. O excesso de zelo que teve início na infância por conta de certo medo dos pais de perder você, por exemplo, pode se transformar em um sentimento de gratidão pelo cuidado que eles tiveram. A ressignificação irá proporcionar que os perdoe por entender que as intenções que tinham eram as melhores possíveis.

Inteligência Emocional

As emoções são resultado dos sentimentos que cada um possui e eles, por sua vez, são fruto das experiências, crenças e valores. A tristeza que sente hoje pode ser curada durante o processo de autoconhecimento, pois passará a entender sua origem e saberá o que fazer para resolvê-la em seu interior. Isso é inteligência emocional, conhecer suas emoções e aprender que pode controlá-las de forma positiva.

Com o auxílio de um coach, você aprenderá a identificar todos os sentimentos nocivos que estão te impedindo de ser feliz e eliminá-los da sua vida, bem como a conhecer seu potencial infinito e ir além por meio de suas habilidades. Da mesma forma, o profissional poderá te apoiar a desenvolver uma visão de mundo e de si mesmo mais positiva, para que assim se torne uma pessoa melhor para si, para aqueles com os quais convive e em relação ao seu trabalho.

Definição de Metas

Por fim, mas não menos importante, através da metodologia do Coaching você terá a oportunidade de traçar metas para a sua vida e dar a ela um novo sentido mais focado e planejado. O fato de ter um planejamento com os objetivos que deseja alcançar irá te ajudar a definir melhor as suas ações e eliminar aqueles comportamentos e ideias que não agregam. Ter um propósito e uma razão para levantar da cama todos os dias pode ser o que está faltando para que se sinta feliz e realizado.

A sua vida é muito valiosa para ser desperdiçada com sentimentos negativos e limitantes. Comece agora mesmo a promover a mudança que precisa para ser feliz. Procure um profissional de Coaching e receba todo o suporte necessário para dar um novo rumo para sua história e conquistar resultados extraordinários em sua vida pessoal e profissional. Invista em você, faça Coaching!

Copyright: 672391687 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes