Um sistema de crenças é um conjunto de ideias e valores compartilhados por um mesmo grupo de pessoas. Nesse sentido, tudo aquilo que você aprendeu de seus familiares na infância e levou para a vida adulta compõe um conjunto de informações que têm uma grande influência sobre as suas escolhas e a sua trajetória. Por essa razão, podemos dizer que cada indivíduo é aquilo que acredita ser, porque é na mente que tudo se inicia e que pensamentos e palavras começam a se tornar realidade.

Como o Sistema de Crenças Influencia a Sua Vida

Você já conviveu com uma pessoa que apenas vê o lado ruim das coisas? Se sim, deve ter percebido que ela dá pouco ou nenhum valor para tudo de bom que lhe acontece, pois parece enxergar apenas os problemas e as dores. Isso acontece por conta do sistema de crenças que ela carrega, que faz com que dê maior ênfase para a tristeza e, assim, deixe de perceber as alegrias. Se ela permitir, passará toda a vida vendo o mundo sob esta ótica desanimadora.

Isso acontece porque tudo aquilo que uma pessoa acredita é considerado por ela como verdade. Dessa maneira, se você acredita ser capaz de ir em busca de seus objetivos é isso o que irá acontecer, porque terá força e motivação para seguir adiante. E o mesmo vale para aqueles que duvidam da própria capacidade, porque esse tipo de pensamento irá levá-los a deixarem de agir e, de fato, não irão realizar nada. Percebe como as crenças que carregamos têm uma grande influência sobre as nossas vidas?

A Importância de Rever o Seu Sistema de Crenças

Grande parte das crenças que um indivíduo carrega se originam na família, muitas são extremamente importantes, como as relacionadas aos valores e ao caráter, por exemplo. Contudo, existem outras que podem ser um tanto quanto limitantes e que, por isso, precisam ser ressignificadas. Vale lembrar que a intenção não é, de maneira nenhuma, que acuse seus familiares, mas sim reconhecer que existem pensamentos que não precisam ser levados adiante.

Imagine alguém que cresceu ouvindo de seus entes próximos que o dinheiro é algo ruim e que aqueles que o possuem em abundância não são boas pessoas. São grandes as chances de que esse indivíduo venha a ter problemas financeiros ou que se sinta culpado ao receber um bom salário, por exemplo. A realidade é que, embora seus familiares possam ter tido os seus motivos para acreditar nisso, essa crença não precisa ser levada adiante.

Rever o sistema de crenças que você carrega é fundamental para que verifique se as ideias que estão povoando a sua mente realmente fazem sentido ou se servem apenas para comprometer o seu desenvolvimento. Muitas vezes, basta mudar a forma com a qual enxerga esse tipo de afirmação, para que saiba utilizá-la ao seu favor. Ainda citando o exemplo do dinheiro, essa crença poderia ser transformada em um cuidado para não dar mais valor para ele do que para os sentimentos e as pessoas, pois isso sim faz muito sentido.

5 Dicas Poderosas Para Mudar o Seu Sistema de Crenças

PSC

Depois de saber mais a respeito do peso que o seu sistema de crenças tem sobre a sua vida, confira dicas poderosas que irão te ajudar a reprogramar a sua mente e, assim, alimentar apenas ideias positivas, que te motivem e te levem além.

1 – Reconheça as Crenças Limitantes

O primeiro passo para transformar algo é reconhecer que aquilo existe. Desse modo, em se tratando de crenças limitantes, é necessário que aceite a existência delas para que possa entender as suas origens. Para isso, comece a se observar e a refletir a respeito de tudo o que percebe em si, incluindo os tipos de pensamentos que mais povoam a sua mente.

2 – Elimine os Pensamentos Que Sustentam Essas Crenças

Toda crença é alimentada por algum tipo de pensamento, que pode ter surgido na sua mente por conta de experiências que viveu, ou ser fruto da influência de outras pessoas. É importante que identifique quais são esses pensamentos, para que possa eliminá-los e fazer com que deixem de exercer poder sobre você. Alguns exemplos incluem: acreditar que não tem sorte no amor, que não é capaz de realizar os seus sonhos, que dinheiro é ruim, entre outros.

3 – Ressignifique Suas Crenças

Você pode dar para as suas crenças limitantes um novo significado e, assim, transformá-las em pensamentos positivos e encorajadores. Se costumava acreditar que não era capaz de realizar os seus objetivos, por qualquer motivo, substitua essa ideia pela afirmação que, por mais que tenha falhado no passado, irá aprender com essas experiências e dar o seu melhor para que, daqui para a frente, tudo aconteça de maneira diferente.

4 – Olhe Para o Lado Positivo das Coisas

Os seres humanos têm uma tendência natural de dar maior destaque para os problemas do que para as coisas boas. Para comprovar isso basta perceber que as notícias de tragédias se tornam mais comentadas do que aquelas que falam sobre situações positivas que aconteceram. Para mudar isso, é necessário que comece a se forçar a ver o lado bom de tudo e, então, pouco a pouco, passará a perceber tudo isso de maneira natural e verá o quanto isso irá refletir positivamente na sua vida.

5 – Faça Afirmações Positivas Para Si Mesmo

O seu sistema de crenças influencia, principalmente, o relacionamento que um indivíduo tem consigo mesmo, porque se ele se sente incapaz, irá afirmar isso a si mesmo através do seu diálogo interno, tornando esse pensamento cada vez mais forte. Então, se deseja ressignificar essas ideias, é importante que passe a fazer afirmações positivas para si mesmo, para que comece, cada vez mais, a acreditar no extraordinário poder que possui.

Você já havia parado para pensar a respeito do sistema de crenças que carrega e do poder que os seus pensamentos e palavras possuem? Sempre é tempo de refletir a respeito do assunto e perceber que é necessário mudar suas ideias para que seja possível ousar e ir além.

 

Copyright:  1090993406 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jahmaica