Self Coaching

Pathdoc/Shutterstock O Self Coaching traz o autoempoderamento que o ser humano precisa para conquistar maior equilíbrio, felicidade e sucesso em sua vida

O homem vive em constante interação com o meio, e isso engloba as relações com as pessoas. Diante desta afirmação, po­demos entender que o comportamento humano se apresenta de diversas formas, diante de múltiplas situações. Para que determi­nado indivíduo enxergue as oportunidades que surgem no seu caminho e viva em equilíbrio é preciso tomar posse de si mesmo. E isso significa se autoconhecer e investir em Self Coaching.

Esta abordagem surge como um segmento do Life Coaching, ou seja, uma metodologia que leva em questão o lado mais ínti­mo e profundo de cada um de nós. Enquanto o Life Coaching se preocupa em desenvolver habilidades ligadas ao âmbito pessoal, o Self Coaching procura se aprofundar naquilo que compõe nos­so EU.  O método objetiva auxiliar o cliente no processo de autoconhecimento, visando superar as limitações e bloqueios que nos impedem de alcançar o sucesso e a felicidade.

Self Coaching e a Importância do Equilíbrio

Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, o da direita e o da esquerda. Segundo a neurociência, o lado direito do cérebro é responsável pela mente emocional, é neste hemisfério que surge a criatividade, a intuição e a imaginação. Já o lado esquerdo é responsável pela mente racional, no hemisfério esquerdo o pensamento é concreto, analítico e lógico.

Contudo, muitas pessoas vivem em desequilíbrio com estes dois polos. Umas são muito racionais e outras são muito emocionais. A consequência desse desajuste se reflete por meio de doenças, aflições, bloqueios, distúrbios, pensamentos de natureza inferior, descontentamento, e a necessidade de sempre viver em busca de algo que dê sentido à sua existência.

Você já percebeu que em certos casos algumas pessoas com­pram por impulso, agem pela emoção e depois acabam sofrendo na hora de pagar as contas? Neste exemplo, essa pessoa não pon­derou a situação, esqueceu-se de analisar e de usar a razão para saber se seria possível quitar a despesa ao fim do mês. Nesse caso, a emoção se sobrepôs à razão.

Agora vamos utilizar outro exemplo: imagine alguém que antes de tomar qualquer inicia­tiva passa várias horas analisando se deve ou não agir, qual o melhor caminho, e sempre está preocupada com as consequên­cias e com o que pode acontecer. Geralmente, pessoas que se comportam desta forma, tendem a “sufocar” os sentimentos e acabam vivendo de um modo restrito, dentro de uma redoma criada pela própria mente.

PSC

Toda essa emoção que ficou presa e foi reprimida, acaba se exteriorizando por meio de doenças com o decorrer do tempo, além do envelhecimento precoce. Neste caso, percebemos que o sujeito se preocupa demais com a razão e acaba esquecendo-se de dar lugar aos sentimentos, mais um caso de desequilíbrio.

O Caminho para a Felicidade e o Sucesso

A felicidade, o sucesso, a prosperidade e tudo que deseja­mos, só irá “brotar” se estivermos vivendo em harmonia. Krishna defendia que o verdadeiro caminho para o equilíbrio estava na neutralidade, ou seja, nem se deixar influenciar demais pela tris­teza de uma derrota, nem pela alegria de uma vitória. O homem neutro alcança a verdadeira felicidade.

Já para Aristóteles, o homem virtuoso é aquele que evi­ta os extremos. Desta forma, é possível ser virtuoso e viver em equilíbrio. Certa vez, Sidarta Gautama (O Buda), estava à bei­ra de um rio e ouviu de um músico os seguintes dizeres: “Se afrouxar não toca, se apertar arrebenta”. Diante desta afirmação, ele teve um insight e difundiu o caminho do meio. Para Buda, o homem encontrará o equilíbrio e a felicidade no caminho do meio, evitando os excessos.

Diante de tudo que foi explanado, podemos entender que o Self Coaching visa auxiliar as pessoas a encontrarem este equilíbrio, por meio da reflexão e do autoconhecimento. A prin­cipal aplicação do Self Coaching é fazer com que o cliente acorde para aquilo que ele já tem, mas não sabe que tem __ que nada mais é do que o poder pessoal contido no EU superior.

E se você tmabém quer ter todos os benefícios do Self Coaching e potencializar  sua felicidade e bem-estar,  conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC , invista em Coaching, invista em você e conquiste evolução em todos os sentidos.