Se algo acontecesse e todas as pessoas com as quais convive fossem começar a te tratar exatamente da mesma maneira que você as trata, isso te apavoraria ou te confortaria? Esse é um exame de consciência bastante interessante para que reveja as suas atitudes e se certifique de estar transmitindo o bem para os outros, afinal, tudo aquilo que oferecemos ao universo é devolvido de alguma maneira a nós. Nesse sentido, é importante que seja um incentivador de pessoas, alguém que as coloque para cima e as motive a se tornarem cada vez melhores.

Entenda as pessoas a fundo através do coaching. Seja uma pessoa repleta de positividade e descubra ferramentas para ajudar ao próximo. Conheça o coaching! Baixe meu livro aqui!Grátis!

Muitos dizem que a maior prova de amizade que existe é estar ao lado do amigo nos momentos mais delicados. Concordo que apenas aqueles que realmente gostam de nós são capazes de permanecer mesmo quando as coisas não vão muito bem. Entretanto, mais do que oferecer apoio no fracasso, o verdadeiro amigo é aquele que incentiva, torce e suporta o sucesso do outro, sem nenhum tipo de interesse e sim pela pura satisfação de fazer o bem.

Seja um Incentivador de Pessoas – 7 Atitudes Essenciais Para Motivar

Depois de saber mais a respeito da importância de ser um incentivador, veja quais são as sete atitudes essenciais para motivar as pessoas ao seu redor e, assim, crescer com elas.

1 – Ajude as Pessoas a Enxergarem Suas Qualidades

Muitos indivíduos focam tanto nas habilidades que não têm que acabam se esquecendo de olhar para as qualidades que possuem. Desse modo, uma das principais formas de incentivar e motivar alguém é apontando essas características positivas. E, mais do que apenas falar, procure mostrar isso na prática, chamando a atenção do outro quando ele estiver fazendo a atividade na qual se destaca. Assim, ele irá se certificar por si mesmo que tudo o que disse é a mais pura verdade.

2 – Dê a Sua Opinião Sincera Quando Ela For Solicitada

Ser um incentivador não lhe dá o direito de sair opinando a respeito da vida de todos e muito menos de dizer coisas que não condizem com a realidade apenas para agradar. Nesse sentido, é fundamental que encontre o equilíbrio para que seja sincero, mas sem ser invasivo, dando sua opinião apenas quando ela for agregar de alguma forma à vida e ao desenvolvimento do outro. No início, essa diferenciação pode parecer um pouco confusa, mas com o tempo aprenderá a sentir o “terreno” para saber a melhor maneira de agir.

3 – Evite Comentários do Tipo “Eu Avisei”

PSC

A frase que começa com “seja um incentivador de pessoas” termina com “o mundo já tem críticos demais”. Por essa razão, se deseja mesmo incentivar é fundamental que deixe de lado a necessidade de criticar e mostrar que estava certo, algo que fica bastante explícito quando um indivíduo comete um erro e alguém lhe diz “eu avisei que não deveria fazer isso”. Esse comentário serve apenas para fazer com que o outro se sinta culpado, desmotivado e incapaz. Portanto, se não puder ajudar, mantenha-se em silêncio e, mesmo que de forma indireta, já estará ajudando muito.

4 – Elogie Quando Achar Que Alguém Merece

Receber elogios é algo fantástico, capaz de estimular uma pessoa a se esforçar para se tornar ainda melhor. Então, sempre que pensar algo positivo a respeito de alguém, fale, deixe-o saber daquilo que pensa. Guardar um elogio para si é o mesmo que ter uma vitamina fortalecedora que sabe que faria bem para um terceiro e não oferecer a ele. Vale lembrar que todo tipo de elogio é maravilhoso, entretanto, aqueles relacionados à características pessoais do indivíduo geralmente são recebidas com mais entusiasmo do que aquelas que foram adquiridas com o tempo.

5 – Alegre-se Com o Sucesso Alheio

Aqui está uma atitude que pode ser um tanto quanto desafiadora para muitos, que é se alegrar com o sucesso alheio. Em primeiro lugar, se os êxitos de alguém te incomodarem, é importante que pare e reflita a respeito de sua vida, pois esse pode ser um sinal de que há algo está em desequilíbrio em seu interior. Então, reveja suas ações, suas prioridades e vá em busca do que deseja, porque quando estiver satisfeito e de bem consigo mesmo, irá naturalmente se sentir feliz quando alguém próximo realizar uma conquista.

6 – Dê Feedbacks Que Possam Agregar ao Desenvolvimento do Outro

Ser um incentivador envolve mais do que fazer elogios e inclui, também, dar feedbacks que possam ajudar o outro a identificar pontos em que possa melhorar. Para isso, é necessário ter uma certa sensibilidade, em primeiro lugar, para perceber quais sugestões podem ser positivas e, em segundo, para saber como dizer isso sem magoar o outro, deixando claras as suas intenções de ajudar e agregar. Assim como disse anteriormente, essa é uma atitude que se desenvolve com o tempo, através da intuição e do bom senso.

7 – Lembre-se Que Suas Ações Inspiram

Por fim, uma atitude indispensável para quem deseja se tornar um incentivador, é inspirar as pessoas através do próprio exemplo. Sabe aquele ditado que diz “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Se for para segui-lo, que seja fazendo exatamente o oposto, pois as suas ações são muito mais marcantes do que as suas palavras, pode acreditar. Claro que aquilo que diz tem valor, mas se não houver uma coerência com as suas atitudes, serão apenas frases vazias.

Portanto, se incentiva alguém a ir atrás de seus objetivos, faça o mesmo e lute para transformar os seus sonhos em realidade. Assim, além de estimular ainda mais o outro, estará formando com ele uma poderosa rede de apoio, em que todos poderão buscar aconselhamento, força nos momentos mais desafiadores e, claro, inspiração para seguir adiante e nunca desistir. Fazer bem aos outros é dar início a um extraordinário ciclo virtuoso e, consequentemente, fazer bem a si mesmo.

Entenda as pessoas a fundo através do coaching. Seja uma pessoa repleta de positividade e descubra ferramentas para ajudar ao próximo. Conheça o coaching! Baixe meu livro aqui!Grátis!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha te incentivado a ser um grande incentivador de pessoas, o que inclui os seus amigos, familiares, colegas de trabalho e, claro, você mesmo. Lembre-se sempre que ajudar a cultivar os sonhos alheios também é uma forma de fazer o bem.

Créditos da Imagem: Por fizkes – ID da foto stock livre de direitos: 1048653047