O amor é um sentimento poderoso que une duas pessoas em torno de um mesmo objetivo, que é o de compartilhar a vida, incluindo tanto os momentos de alegria quanto os de tristeza. Entretanto, apesar de sua grandeza, é preciso que o amor venha acompanhado de outros elementos essenciais, que são o respeito, o diálogo, a compreensão e a lealdade. É através dessa combinação que um relacionamento feliz e duradouro pode deixar de ser um sonho e se transformar em uma agradável realidade.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Um Relacionamento Feliz Não Precisa Ser Perfeito

Quando se fala em relacionamento feliz, muitos imaginam um casal perfeito, em que as duas pessoas nunca discutem e estão sempre sorrindo, como em um comercial de margarina desses que vemos na televisão. Por mais que os momentos bons sejam maioria em relações positivas, devemos nos lembrar de que estamos falando de vida real e de seres humanos, o que, por natureza, não combina com perfeição.

Um casal que se ama e se respeita também passa por desentendimentos e problemas. Pense bem, por mais que existam afinidades que fizeram com que essas duas pessoas sentissem vontade de se unir, cada uma delas teve uma criação e uma história pregressa diferente, fatores esses que formam o caráter de um indivíduo e determinam a sua maneira de enxergar o mundo. Por essa razão, é natural que divergências aconteçam e o que vai determinar se a relação irá durar é a forma com a qual se lida com elas.

Quando ambos estão dispostos a utilizar as divergências para se conhecer melhor, reconhecer os próprios erros e aprender com o outro, a tendência é que, com o tempo, elas se tornem cada vez menos frequentes. Além disso, agindo assim, o casal estará tornando os laços que os unem cada vez mais fortes, transformando o relacionamento em uma união fantástica baseada no amor e no companheirismo.

7 Atitudes Essenciais Para Ter um Relacionamento Feliz e Duradouro

Convido você a iniciar uma reflexão a respeito da forma com a qual lida com o seu par, considerando os itens a seguir. Cada um deles representa uma atitude fundamental para que um relacionamento se torne duradouro e seja positivo para o casal.

1 – Saiba Exatamente o Que Busca Numa Relação

PSC

O primeiro passo para ter um relacionamento saudável é se conhecer e saber exatamente o que você busca. Por mais que ame o seu par, se tiverem divergências muito grandes em relação a valores e planos para o futuro, pontos que nenhum dos dois esteja disposto a ceder, talvez um não tenha para oferecer o que o outro deseja. Por isso, buscar respostas dentro de si é fundamental para tomar qualquer tipo de decisão na vida, para evitar que, no futuro, olhe para trás a se arrependa dos caminhos que escolheu trilhar.

2 – Evite Idealizar o Seu Par

O amor costuma ser retratado em muitos livros e filmes como um sentimento mágico. Por mais que realmente seja algo maravilhoso, é importante considerar que a outra pessoa que tanto ama é, assim como você, um ser humano e que, por isso, está sujeita a cometer erros. Dessa maneira, evite criar expectativas inalcançáveis em sua mente, porque as chances de se decepcionar são muito grandes. Prefira dar tempo ao tempo para conhecer verdadeiramente o outro, vivenciando cada momento na essência e sem se esquecer que ele é humano.

3 – Cultive o Amor

O amor nasce dentro de uma pessoa, o que o torna vivo e parte do indivíduo. Por essa razão, ele precisa ser alimentado e cultivado todos os dias de maneiras diferentes. Existem pessoas que gostam de expressar o que sentem por meio de palavras, já outras preferem as ações. Independente de qual seja a sua preferência, lembre-se de demonstrar o seu amor ao outro, pois assim estará incentivando-o a fazer o mesmo e se mostrando digno de ser amado por ele.

4 – Invista Sempre no Diálogo

A maneira mais eficaz de fazer com que uma pessoa te entenda é dizendo a ela o que sente. Assim, o diálogo se mostra como um elemento indispensável em um relacionamento, porque é através dele que um casal pode acertar os seus ponteiros e se entender. Por isso, jamais deixe de dizer quando algo te chatear, mas faço isso com tranquilidade, sem acusações, para que o outro compreenda o seu lado. E, quando for a vez dele de falar, saiba ouvir na essência, com toda a sua atenção, pois assim estarão se comunicando da forma correta, como deve ser.

5 – Reconheça Quando Errar

Assim como o outro está sujeito a cometer erros, você também está e isso é normal. Contudo, é importante que saiba reconhecer suas falhas, para que possa pedir perdão ao seu amor. Jamais permita que o orgulho te afaste de quem ama, pois ele não irá te levar a parte alguma. Como bem disse o grande poeta Ferreira Gullar, você prefere ter razão ou ser feliz? Espero, sinceramente, que a sua escolha seja sempre a felicidade, porque a necessidade de ter sempre razão não acrescenta em nada na vida de uma pessoa.

6 – Confie e Seja Digno de Confiança

Uma atitude essencial em um relacionamento é a confiança, pois é necessário que ambos se sintam seguros para depositar ali os seus sentimentos mais puros. Por isso, a partir do momento em que disse sim e permitiu que alguém entrasse em sua vida, confie na outra pessoa e acredite em suas intenções. Da mesma maneira, mostre que é digno da confiança dela, pois assim vocês poderão desfrutar do que sentem de forma positiva e com tranquilidade.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 – Respeite a Individualidade do Outro

Por fim, é essencial saber respeitar a individualidade do outro e a sua também. Por mais que gostem muito de fazer coisas juntos, lembre-se que tinham uma vida antes de se conhecerem. Se costumava praticar um esporte, sair com os amigos, estar com a sua família, se dedicar aos estudos ou à carreira, isso não precisa acabar porque agora está vivendo em um relacionamento. Saber separar as coisas é saudável e até ajuda o casal a se manter unido.

Dependendo da forma com a qual vem levando o seu relacionamento, seguir esses passos pode ser bastante desafiador. Contudo, todo o seu esforço irá valer a pena e ajudará a manter esse sentimento tão bonito que une você à outra pessoa sempre forte. Lembre-se sempre que não é o amor que mantém um relacionamento e sim a forma de se relacionar que mantém o amor.

 

Copyright: 305085290 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut