Estamos vivendo uma época em que, felizmente, o tema saúde está bastante em alta. Com isso, diversas pessoas começaram a se preocupar mais com a alimentação, a praticar atividades físicas e buscar viver de modo mais saudável. Isso é muito importante porque beneficia não apenas o corpo, mas também a mente, afinal ambos estão intimamente conectados. Entretanto, ainda existem aqueles que ainda não se deram conta da importância desses cuidados. Se esse é o seu caso, te convido a continuar acompanhando para saber mais sobre o que é sedentarismo e como ele pode comprometer a sua qualidade de vida.

Entenda o Que é Sedentarismo e Quais São as Suas Consequências

São considerados sedentários, aqueles que praticam pouca ou nenhuma atividade física em sua rotina. Geralmente, são indivíduos que trabalham sentados durante o dia todo e que não têm o hábito de se exercitarem depois do expediente, seja por falta de tempo ou interesse, por acharem que não é importante. A verdade é que o exercício é uma necessidade humana, assim como ingerir alimentos e água, pois o corpo precisa se movimentar para se manter saudável.

Dentre as principais consequências do sedentarismo estão:

– aumento dos riscos de certos tipos de câncer;

ansiedade e depressão;

– fator de risco para doenças cardiovasculares;

PSC

– obesidade;

– diabetes;

– diminuição da massa muscular;

– pressão alta e níveis elevados de colesterol.

Como se pode ver, os riscos do sedentarismo englobam tanto problemas ligados ao corpo quanto à mente. Da mesma maneira que adotar o hábito de se exercitar pode fazer com que se sinta melhor nesses aspectos e reduza as chances de sofrer com os problemas que citei anteriormente. Nesse caso, assim como em tantos outros, é sempre melhor prevenir do que remediar. Além disso, todo o esforço realizado para praticar atividades físicas é recompensado na forma de mais energia, saúde e disposição.

7 Dicas Para Vencer o Sedentarismo e Adotar Hábitos Saudáveis

Se você deseja colocar um ponto final no sedentarismo e adotar hábitos mais saudáveis, as sete dicas a seguir irão te ajudar. Através delas, conseguirá realizar mudanças gradativas e sustentáveis, que certamente irão contribuir com a sua saúde e bem-estar, confira!

1 – Reconheça Que Se Exercitar Deve Ser uma Prioridade

Enquanto a prática de exercícios físicos não for considerada como uma prioridade, é bem provável que continue deixando-a em segundo plano. Por isso, é fundamental que a veja como algo que você precisa para se manter saudável, contudo, tome cuidado para não transformar em uma obrigação sem propósito, para evitar desistir. O ideal é que se torne verdadeiramente consciente de que se exercitar é importante e que trará inúmeros benefícios para a sua vida.

2 – Respeite Seus Limites e Comece Devagar

Hábitos levam certo tempo para serem construídos, além disso, é preciso respeitar os limites do seu corpo para evitar lesões e outros problemas. Então, evite querer acordar um belo dia e ir correr uma maratona sem nem ao menos ter se preparado para isso. O ideal é começar devagar, independente do tipo de exercício que tenha escolhido, e aumentar a intensidade aos poucos, sempre considerando suas limitações, que serão vencidas no decorrer do tempo, conforme você for se aperfeiçoando na prática.

3 – Aproveite Cada Oportunidade Para Se Movimentar

Além de inserir a prática de atividades físicas na sua rotina, é possível se movimentar em outras situações, como, por exemplo, ir caminhando para o trabalho, optar pela escada no lugar do elevador, se alongar no decorrer do dia e assim por diante. Ao começar a se atentar a isso, perceberá que diversas oportunidades de se exercitar irão surgir no seu dia a dia e isso é fantástico, pois fará com que se torne uma pessoa cada vez mais ativa e cheia de energia.

4 – Permita-se Experimentar Modalidades Diferentes

Existem diversas opções de atividades físicas e é importante que você opte por aquelas que mais lhe agradarem. Porém, para fazer essa seleção, é preciso se permitir experimentar, sem preconceitos. Desse modo, evite se deixar limitar por pensamentos do tipo: isso não é para mim, não tenho idade para essa atividade, não vou conseguir, entre outros. Lembre-se que você pode realizar qualquer atividade que for segura e que o estiver apto para tal.

5 – Cuide da Sua Alimentação

Embora o tema do artigo seja atividade física, falar de alimentação é essencial. Afinal, é através dela que o corpo recebe o combustível que precisa para se manter forte e se movimentar. Nesse sentido, é importante que busque fazer boas escolhas, priorizando alimentos saudáveis. Se possível, procure por um profissional da área da nutrição, assim, ele poderá te orientar em relação às opções e porções mais adequadas para o seu estilo de vida.

6 – Estabeleça Metas Que Possa Cumprir

Ter metas é muito importante quando se deseja atingir um objetivo, como vencer o sedentarismo, por exemplo. Contudo, é fundamental que estabeleça metas que possa cumprir, para que não se sinta desmotivado e acabe desistindo. Em se tratando de frequência de exercícios, mais vale cumprir religiosamente três vezes por semana do que desejar que sejam cinco e acabar faltando a maior parte dos dias. Por isso, lembre-se sempre de estipular metas que estejam dentro da realidade, se conseguir ultrapassá-las, ótimo, se apenas atingi-las, a sua motivação estará mantida.

7 – Mantenha a Constância

Por último, tenha sempre em mente que, para adotar novos hábitos, é preciso manter a constância, pois é através dela que os resultados irão chegar. Dessa maneira, evite se deixar levar por desculpas e apenas deixe de praticar sua atividade física quando realmente estiver impossibilitado. Tenha em mente que se trata de algo importante e que todo o seu esforço é um investimento na sua saúde e bem-estar. Assim, logo o hábito estará adquirido e os exercícios serão algo natural para você, assim como dormir e comer.

Como você pôde ver no decorrer do artigo, o sedentarismo é um fator gerador de diversos problemas e vencê-lo é dar um grande salto rumo à saúde e à felicidade. Portanto, faça isso por você e incentive aqueles que ama a fazerem o mesmo, garanto que vocês só terão a ganhar.

Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e passar essa ideia adiante!

 

Copyright: Google –  www.jamudei.com.br