Profissional atolado pelo excesso de trabalho e recebendo mais demandas

Pressmaster/shutterstock O excesso de trabalho prejudica à saúde e afeta sua qualidade de vida dentro e fora da empresa

Em nossa vida tudo que é excessivo, como o excesso de trabalho, na maioria das vezes, é danoso ao nosso bem-estar. Essa máxima também se aplica aos workaholics, pessoas que, em seu dia a dia, têm uma carga de trabalho exacerbada, ou seja, que trabalham demais.

Durante algum tempo o excesso de demandas pode representar alta produtividade, engajamento, empreendedorismo e grandes resultados. Entretanto, chega um momento em que, física e emocionalmente, fica mais difícil levar uma rotina rígida de atividades e conciliá-la como o âmbito pessoal.

Por isso, não raro vemos muitos profissionais adoecendo de “tanto trabalhar” ou deixando de lado outros aspectos importantes de sua vida. Em contrapartida a isso, surgem movimentos como o “Slow Living”, que defende um estilo de vida mais calmo, tranquilo e focado na realização verdadeira dos sonhos e propósitos do indivíduo.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

Perigos do Excesso de Trabalho 

Em decorrência de pressões sociais e econômicas muitos profissionais passam anos e anos focados apenas em ter sucesso na carreira, e se esquecem de cuidar de sua vida pessoal, espiritual e também da saúde. Em longo prazo, estes comportamentos trazem os ganhos que buscam, mas lhes cobram caro também.

O trabalho em excesso prejudica suas relações afetivas e familiares, o que faz com que estes profissionais, que trabalham em excesso, percam momentos importantes de sua própria vida. Aniversários de casamento, o nascimento e crescimento dos filhos, as viagens de férias e reuniões familiares ficam sempre em segundo e terceiro planos.

PSC

Porém, como tudo na vida, há ganhos que nos levam a grandes perdas. E esse é um perfeito exemplo de como ganhar e perder ao mesmo tempo. Entretanto, mesmo com muito esforço, foco e grandes resultados; não podemos negar que para ser integral e plenamente feliz, o ser humano precisa estar bem em todas as esferas de sua vida.

Encontrando seu Propósito de Vida

Aqui entra a importância de definir e encontrar nossa missão e propósito de vida; aquilo que realmente nos completa e proporciona à nossa verdadeira felicidade. Por meio deste empoderamento, conseguimos entender que o trabalho é um meio e não um fim, ou seja, uma forma de alcançarmos nossas conquistas, mas não o centro de toda a nossa jornada evolutiva.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Equilíbrio deve sempre ser a palavra de ordem, especialmente, para quem, hoje trabalha em excesso. Tudo é uma questão de escolha, mas é importante lembrar sempre que tudo que fazemos ou deixamos de fazer têm suas consequências, muitas vezes danosas, e que nem sempre é possível voltar atrás e desfazer nossos erros.

Busque então, o caminho do meio, trabalhe, dedique-se aos seus objetivos profissionais, mas também faça um esforço para estar com sua família e amigos e cuidar de sua saúde. Isso ajuda a equilibrar as coisas e colabora para de seu desenvolvimento e crescimento como ser humano. Permita-se!

Gostou deste poderoso artigo? Comente, curta e compartilhe em suas redes sociais!