Existe uma canção bastante conhecida do cantor Frejat, chamada “Amor Pra Recomeçar”, que conta com um verso que diz que rir de tudo é desespero e é exatamente sobre isso que falarei no artigo de hoje. A letra dessa música foi inspirada em um poema belíssimo do grande escritor francês Victor Hugo, chamado “Desejo”. O trecho que trata do riso diz que o riso diário é bom, o habitual é insosso e o constante é insano. Consegue diferenciar cada um deles? Continue acompanhando e aproveite para refletir sobre o assunto.

Rir de Tudo é Desespero – A Importância do Equilíbrio

O riso é uma expressão fantástica que nos ajuda a ter mais leveza e a valorizarmos as coisas que realmente importam. Se nos atentarmos, iremos perceber que todos os dias temos, pelo menos, um motivo para sorrir e agradecer, começando pelo fato de estarmos vivos. Contudo, como tudo na vida, é necessário ter equilíbrio, pois como bem disse Victor Hugo em seu poema, o riso frequente demais se torna insosso, ou seja, perde a graça, e o constante é insano, porque ninguém tem tantos motivos assim para sorrir a todo o momento.

Por mais que o sorriso seja uma expressão positiva, ele deve ser utilizado nos momentos certos. Afinal, rir quando lhe contam conta algo trágico, por exemplo, realmente irá soar como uma atitude desesperada, de alguém que não sabe o que fazer com aquela informação e que não consegue gerenciar suas emoções. Por outro lado, não se deve se permitir entristecer por tudo, pois, muitas vezes, encarar com leveza algo ruim que lhe acontece pode te ajudar a superar aquilo com maior facilidade.

O segredo para identificar quando é ou não hora de rir está em adquirir a consciência de que ninguém é cem por cento feliz o tempo todo, e que qualquer pessoa tem momentos de desânimo, raiva e tristeza. A diferença está na maneira com a qual se lida com esses sentimentos e na escolha que faz de se atentar a eles, a fim de encontrar soluções para resolvê-los e buscar ter cada vez mais momentos de felicidade.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e
baixe meu ebook!

Dicas Para Sorrir nos Momentos Certos e Ser Mais Feliz

Se rir de tudo é desespero, é importante saber identificar quando é o momento certo de sorrir e, assim, evitar passar uma imagem equivocada para as outras pessoas. Coloque as sete dicas a seguir em prática e saberá quando lançar mão dessa expressão tão poderosa e transformadora sem se exceder.

1 – Pense em Coisas Positivas e Sorria

PSC

Quando estiver começando a se sentir desanimado, seja porque algo saiu diferente do que esperava ou qualquer outra razão, lembre-se dos motivos que tem para sorrir. O fato de estar vivo e com saúde, de ter uma família e amigos especiais, o emprego que sempre quis ter, algo que irá fazer no final de semana, enfim, coisas que façam com que se sinta grato e sejam belos motivos para sorrir. Esse simples gesto será capaz de transformar o seu humor e fazer com que se sinta mais leve.

2 – Cumprimente Com um Sorriso

Além de trazer benefícios para você, sorrir para as outras pessoas é fantástico, porque através desse gesto poderá influenciá-las a fazerem o mesmo e a serem mais receptivas contigo. Essa troca de sorrisos irá gerar, também, uma troca de energias, que certamente irá te fazer um bem imenso. Por isso, procure sempre cumprimentar a todos com um sorriso amigável e verá como passarão a agir em relação a você de uma forma muito mais positiva.

3 – Evite Guardar Mágoas

Se existe algo que é capaz de comprometer o riso alguém são as mágoas. Afinal, quando se está cheio delas em seu interior, dificilmente conseguirá dar o devido valor para as coisas boas e ser grato por elas. Nesse sentido, busque fazer uma reflexão, para que resolva questões pendentes, perdoe aqueles que te magoaram e possa se libertar, de uma vez por todas, dos ressentimentos que estão comprometendo o seu bem-estar e a sua felicidade.

4 – Faça Atividades Que Lhe Façam Rir

Rir faz muito bem, pois traz diversos benefícios para a saúde e ajuda a promover o bem-estar. Assistir filmes de comédia, conversar sobre temas engraçados com os amigos ou fazer qualquer tipo de programa divertido são exemplos de atividades que farão você rir e ter momentos de leveza, relaxamento e alegria, o que é ótimo para aliviar o estresse do dia a dia e encontrar o equilíbrio. Se tiver crianças na família, aproveite para ter momentos felizes ao lado delas e se inspirar nesses seres de luz tão puros e verdadeiros.

5 – Tenha Empatia Pelas Outras Pessoas

Agora vamos falar a respeito de como evitar os excessos e rir em momentos inadequados. A melhor maneira de fazer isso é sendo empático, ou seja, se colocando no lugar da pessoa que está passando por uma situação delicada. Assim, se um colega de trabalho levar um tombo na sua frente, ao invés de rir e debochar dele irá se compadecer e oferecer ajuda. Lembre-se que o riso apenas é válido quando motivado por uma intenção positiva e tem uma conexão com o contexto.

6 – Aprecie o Lado Bom da Vida

O riso é uma ferramenta extraordinária para te ajudar a apreciar o lado bom da vida, pois ele tira o foco das coisas ruins para colocar luz sobre a alegria e a positividade. Afinal, nem tudo acontecerá sempre da forma que você deseja e, por mais que isso pareça ruim, é através dessas experiências que se torna possível crescer e evoluir. Permita que o riso te mostre todos os motivos que tem para se alegrar e verá como sua vida irá se transformar.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

7 – Saiba Rir de Si Mesmo

Por fim, uma das formas mais eficazes de viver com mais leveza é saber rir de rir mesmo. Claro que a intenção não é a de que se autodeprecie, mas sim que saiba encarar as suas falhas de forma mais natural, sem se culpar ou se sentir inferior. Assim, conseguirá utilizar essas experiências positivamente para aprender e fazer diferente em uma próxima oportunidade.

Nada em excesso é positivo, nem mesmo o riso, portanto, esteja sempre atento às suas emoções e à forma com a qual elas se manifestam em seu comportamento. Assim, poderá adotar uma postura coerente e agir com maior sensatez e serenidade. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e passe o conhecimento adiante!

 

Copyright:  776838916 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nenetus