Respeitar e Ser Respeitado: chefe e colaboradora mostrando como fazer isso na prática

Rawpixel.com/Shutterstock O respeito mútuo entre chefe e colaboradores no ambiente de trabalho é fundamental!

Respeitar e ser respeitado, com certeza, isso é o que a maioria das pessoas busca em suas relações interpessoais, em seu ambiente familiar e também profissional. Na relação com o chefe não é diferente, pois os profissionais têm que conviver diariamente com seus líderes e quando, sua relação não é mutuamente respeitosa, isso acaba gerando conflitos importantes e desconfortos.

A grande questão é que respeitar e ser respeitado depende diretamente da participação do outro para dar certo. Para isso, duas ou mais pessoas precisam agir de maneira respeitosa para que assim criem um ambiente positivo, onde todos saibam exatamente qual é seu espaço e jamais ultrapassem os limites do outro.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Respeitar e ser Respeitado na Relação com o Chefe

Respeitar é exatamente isso: não avançar os limites do espaço do outro e aprender a conviver, harmonicamente, com sua forma de ser, pensar e agir e, ter em contrapartida, este mesmo respaldo das pessoas ao seu redor.  Isso se aplica tanto as relações de trabalho, familiares, afetivas e sociais, afinal, pertencemos a vários grupos e o respeito é bom em todos os momentos.

Sabendo disso tudo, convido você a observar, avaliar e responder: qual é a escala de respeito entre seu gestor e você atualmente? Você se sente respeitado por seu líder? Você respeita seu chefe e reconhece a sua autoridade e poder? Reflita, pois suas respostas podem trazer revelações sobre seus resultados e os de sua liderança também.

Para construir uma relação de respeito com seu chefe e vice-versa é muito importante que haja empatia entre as partes, uma abertura para uma comunicação assertiva, não violenta e para a troca de experiências e aprendizados.

PSC

Também é importante que ambos façam sua parte e honrem e respeitem sempre os seus papéis na empresa, ou seja, que o líder tenha uma postura de líder e que seja o melhor para seus liderados e, que os colaboradores, respeitem suas orientações e busquem realizar um trabalho de alto nível.

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é um fator importante para a felicidade. Descubra como
está a sua aqui!

Entretanto, para que isso seja conquistado é essencial que todos se permitam, pois quando apenas um dos lados trata com respeito o outro, a conta não fecha. Esta permissão consiste em comungar das mesmas metas e objetivos, reconhecer os talentos e competência de cada um, respeitar a hierarquia e não fazer desta uma arma contra seus funcionários.

Representa, acima de tudo, deixar de lado as diferenças, e unir suas forças para que juntos se tornem cada vez mais fortes. É aceitar ainda que nem todos são iguais na forma de gerir as pessoas ou de realizar seu trabalho diário, porém que é preciso reconhecer os seus méritos e buscar fazer disso um diferencial que favoreça a todos.

Respeitar e ser respeitado: é isso e, quando cada um faz sua parte, os resultados são sempre extraordinários. Lembre-se disso e faça sua parte!