relaxamento-tecnicas

Relaxamento – Técnicas e Dicas

Por: Equipe JRM | Blog | 31 de janeiro de 2020

Aprender coisas novas, se dedicar com afinco ao que faz e buscar se desenvolver são atitudes realmente muito importantes. Porém, é preciso ter a consciência de que a vida não é feita apenas de trabalho. Descansar, cuidar de si e zelar pelo seu equilíbrio emocional também é fundamental. Se está em busca de uma vida mais equilibrada, continue esta leitura e aprenda técnicas fantásticas de relaxamento que irão te proporcionar inúmeros benefícios.

A importância de relaxar

Quando foi a última vez que você parou alguns minutos do seu dia para relaxar? Pode ser para ouvir uma música, cuidar do seu cabelo e da pele ou mesmo apenas sentar-se confortavelmente para pensar na vida. Se faz tempo que não tem momentos de relaxamento, é importante que pense sobre o motivo que te levou a isso, se é a rotina que está corrida ou se está se preocupando demais com os outros e se deixando de lado.

Relaxar é uma medida de autocuidado fundamental para se ter uma vida equilibrada e saudável. Afinal de contas, somos todos seres humanos e não robôs. Temos a necessidade de descansar após um dia de trabalho para recarregar as energias, refletir sobre as experiências vividas e realizar atividades voltadas para o nosso bem-estar.

Quando uma pessoa vive apenas em função do trabalho e de se preocupar com seus entes queridos, acaba descuidando de si mesma. Assim, negligencia a própria saúde, podendo sofrer as consequências no futuro. Visitar médicos e fazer exames regulares é essencial para manter o corpo e a mente em pleno funcionamento e, em casos de eventuais problemas, descobri-los no início para realizar o tratamento necessário e evitar que se agravem.

Crenças limitantes do tipo “ir ao médico é procurar doença” e “cuidar de si é frescura” precisam ser ressignificadas. Até porque médicos não inventam doenças, eles as identificam, tratam e sugerem medidas para evitá-las. Da mesma maneira que cuidar de si, das mais variadas formas, não é frescura e sim um ato de amor direcionado a você e a todos aqueles que ama, afinal, certamente eles desejam lhe ver bem e saudável.

Benefícios do relaxamento para a sua vida

Adotar o hábito de relaxar pelo menos alguns minutos durante o dia pode te proporcionar diversos benefícios que irão impactar na sua vida como um todo, veja quais são eles.

Pensar com clareza Uma pessoa que está com a mente relaxada, certamente conseguirá refletir com muito mais clareza do que se estivesse cansada e cheia de preocupações. Isso permite tomar decisões com mais assertividade e aumentar as chances de fazer boas escolhas.

Melhor controle do estresse Quem você acha que conseguiria se sair melhor em meio a uma situação de estresse: uma pessoa que está estressada durante a maior parte do tempo ou outra que se mostra mais tranquila frente aos problemas? Sem dúvida nenhuma a segunda, certo? Isso ocorre porque uma mente relaxada consegue refletir com cautela e fazer escolhas baseada na razão e não na emoção.

Visão positiva sobre a vida Quanto mais cansado e preocupado um indivíduo está, mais problemas ele verá ao seu redor. Se, por outro lado, ele está relaxado e com os seus níveis de energia em dia, consegue reconhecer todas as coisas boas que lhe cercam e se sentir grato por elas.

Saúde em dia Como pôde ver anteriormente, o excesso de trabalho e obrigações acaba comprometendo a saúde de uma pessoa. Assim, quando ela entende a importância do relaxamento e o torna parte de sua vida, também tem benefícios para sua saúde, o que inclui a redução dos riscos de doenças ligadas ao estresse, como as cardíacas, autoimunes, mentais, entre outras.

Relacionamentos mais positivos Uma pessoa estressada tende a descontar o que está sentindo naqueles que estão próximos a ela, como amigos e familiares, o que certamente causa prejuízos para essas relações, gerando muitos desentendimentos. Dessa maneira, ao relaxar e cuidar de si, você está beneficiando também os seus relacionamentos.

5 Atitudes cotidianas que irão te ajudar a relaxar

Agora que você sabe a importância de descansar e cuidar de si, confira cinco atitudes cotidianas que pode ter para promover o relaxamento e manter uma rotina mais equilibrada.

1 – Prezar pela qualidade do seu sono

Dormir é a forma mais intensa de relaxar, porém, quando a cabeça está cheia de preocupações o sono pode não ser tão reparador assim ou, até mesmo, levar a um quadro de insônia. Por tudo isso, é fundamental adotar medidas que prezem a qualidade do seu sono, como:

  • Seguir uma rotina de horários para se deitar e acordar.
  • Verificar se o seu colchão e seu travesseiro estão devidamente confortáveis (esses produtos possuem uma vida útil e precisam ser trocados periodicamente).
  • Evitar assistir TV ou verificar o celular minutos antes de dormir.
  • Consumir apenas alimentos leves à noite.
  • Evitar ingerir cafeína e bebidas alcoólicas a partir do final da tarde.

2 – Acordar alguns minutos mais cedo para iniciar o dia com calma

Em vez de colocar o despertador para tocar minutos antes de ter que sair para o trabalho, adiante um pouco o horário para acordar com calma. Assim, você poderá despertar tranquilamente, alongar o corpo, de repente ler o jornal, meditar, preparar o seu café e o que mais desejar. Essa é uma forma de começar o dia em um ritmo mais leve e, também, de evitar se atrasar, o que também acaba gerando estresse.

Você é feliz?

3 – Manter uma rotina organizada

Quando uma pessoa não tem controle sobre as suas tarefas, pode acabar se perdendo em meio a elas, e é exatamente daí que surge aquela sensação de que o dia não tem horas suficientes. A verdade é que, se você se organizar, conseguirá fazer tudo o que precisa e ainda separar um tempo para relaxar e cuidar de si. Para isso, é preciso que comece a registrar as atividades a serem feitas em uma agenda ou aplicativo, com horários para cada uma. Isso permitirá que assuma o controle sobre o seu tempo e possa fazer um uso inteligente dele.

4 – Repensar as horas que passa ao celular

Os celulares da atualidade reúnem uma infinidade de funções, que incluem mensagens, vídeos, notícias, transações bancárias e muito mais. Quando uma pessoa não toma cuidado, pode acabar passando horas com o aparelho em mãos, enchendo a sua mente com uma quantidade imensa de informações. É claro que devemos considerar que os celulares realmente são muito úteis, contudo, é necessário evitar passar horas demais olhando para uma tela, pois o excesso de estímulos também pode gerar estresse.

5 – Fazer pequenas pausas ao longo do trabalho

Para relaxar não é preciso parar por horas, é possível fazer isso por alguns minutos ao longo do dia. Você pode, por exemplo, fazer uma pausa de cinco ou dez minutos a cada hora de trabalho. Esse tempo poderá ser usado para que alongue o corpo, dê alguns passos, tome uma água e possa, em seguida, retornar para o foco. Evite ficar horas seguidas fazendo a mesma coisa, pois isso sobrecarrega a mente e compromete sua produtividade.

10 Técnicas poderosas de relaxamento

Além das medidas que pode adotar no dia a dia para promover o relaxamento, existem técnicas muito eficazes para aplicar em momentos específicos, como quando se vê em meio a uma situação de estresse ou precisa desacelerar para dormir, por exemplo. Confira, a seguir, uma seleção de métodos práticos e que te ajudarão a relaxar rapidamente.

1 – Praticar exercícios de respiração

A forma mais simples de relaxar em meio a uma situação de estresse é praticar exercícios de respiração. Existem várias formas de fazer isso, como, por exemplo, simplesmente respirar profundamente por alguns minutos ou utilizar uma técnica um pouco mais elaborada, como a 4:2:6, que consiste em inspirar o ar por 4 segundos, segurá-lo por 2 e expirar contando até 6.

2 – Praticar medidas de autocuidado

Autocuidado é um conceito subjetivo e cabe a cada indivíduo encontrar as opções que mais goste. Existem pessoas que se sentem bem aplicando máscaras faciais, massageando os pés e as mãos, assistindo seu filme favorito, saboreando um alimento especial, entre outras opções. Descubra qual é a sua maneira de se cuidar e coloque em prática sempre que sentir necessidade.

3 – Escrever um diário

Escrever em um diário tudo o que aconteceu ao longo do seu dia é uma ótima maneira de relaxar. Funciona como se estivesse tirando todas as preocupações e angústias da sua cabeça e passando-as para o papel. Além disso, essa prática te ajudará a se conhecer melhor e a entender seus sentimentos e emoções.

4 – Meditar ou praticar mindfulness

A meditação e os exercícios de mindfulness consistem, basicamente, em concentrar a mente em um ponto de foco, que pode ser um objeto, um pensamento ou um som e, assim, desviar a atenção das preocupações. Para começar, é interessante buscar vídeos de meditação guiada na internet com todas as orientações para que desfrute do momento da melhor maneira possível.

5 – Fazer uma lista de gratidão

Você já parou para pensar na quantidade de motivos que tem para agradecer? Saiba que pensar nisso, além de te ajudar a obter uma visão mais otimista sobre sua vida, fará com que relaxe e deixe de dar tanta atenção aos problemas. Anote pelo menos cinco motivos por dia e leia sempre que perceber que seus pensamentos estão se tornando negativos.

6 – Criar um ritual para dormir

Ter um ritual para dormir é uma forma muito interessante de desacelerar para ter uma noite de sono revigorante. O seu ritual pode envolver acender uma vela aromática, ouvir uma música tranquila, ler um livro, enfim, qualquer coisa que te ajude a relaxar.

7 – Realizar uma atividade divertida

Sabe quando você chega do trabalho e parece que trouxe consigo todo o estresse que estava presente lá? Para se libertar dele e conseguir descansar, realize alguma atividade que considere divertida, como assistir vídeos engraçados, por exemplo. O riso ajuda a aliviar as tensões e certamente fará com que se sinta mais leve.

8 – Praticar a técnica de visualização

A técnica de visualização consiste em se concentrar e visualizar outra realidade, que pode ser tanto um local que te transmita paz quanto um momento especial que viveu ou deseja viver. Para que a atividade seja verdadeiramente relaxante, lembre-se de caprichar nos detalhes.

9 – Conversar com uma pessoa e ouvi-la na essência

Conversar com um amigo também pode te ajudar a relaxar, mas, para isso, é preciso que ouça tudo o que ele disser na essência, sem apenas esperar a sua vez de falar. Isso permitirá que se conecte com a história dele e pare de pensar nas coisas que estão te preocupando.

10 – Tirar um cochilo curto

Dormir pode ser revigorante, mesmo que durante apenas alguns minutos. Apenas tome cuidado para que um cochilo não se transforme em um sono profundo demais, pois isso poderá te deixar sonolento. O ideal é programar o despertador para que durma por apenas 20 minutos. Ao acordar, terá a sensação de ter dormido por horas e certamente se sentirá revigorado.

Além dessas, existem outras técnicas bastante interessantes para relaxar, como, por exemplo, acionar os seus cinco sentidos independente do que esteja fazendo. Essa é uma ótima maneira de se conectar com o momento presente e evitar que preocupações façam com que viva pensando no futuro. Você também pode ouvir músicas relaxantes, observar o céu, praticar exercícios aeróbicos, como a corrida, são muitas as possibilidades.

Outro ponto a ser ressaltado, é que é muito importante que se conheça e aprenda a identificar quando estiver beirando o estresse. Assim, poderá colocar uma dessas técnicas em prática e evitar que ele tome conta da sua mente e do seu corpo. O autoconhecimento é a chave que irá permitir que tenha uma vida plena e feliz.

Você já tinha ouvido falar a respeito da importância do relaxamento? Já tentou alguma vez adotar esse hábito? Conte-me sobre sua experiência no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos e incentivá-los a também cuidarem mais de si.

 

Fontes:

https://www.healthline.com/health/stress/how-to-relax

https://psychcentral.com/blog/20-ways-to-relax-unwind/

Copyright: 225967027 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alenkasm

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: