Quando aplicamos os princípios de Bert Hellinger no âmbito da gestão empresarial, o nome comumente dado a este trabalho é Constelação Sistêmica Organizacional.

A Constelação Organizacional é considerada uma das inovações mais eficientes porque parte de uma “visão interior” da própria organização, considerando seus pontos positivos e pontos de melhoria.

Boas relações profissionais podem ter como base um bom líder!
Seja um líder coach com nosso ebook grátis!
Baixe Aqui!

Com o processo de Constelação Sistêmica Organizacional, é possível que haja entendimento e ressignificação das pessoas que compõem a empresa com questões do tipo:

 

Esses são alguns exemplos de como podemos identificar e eliminar problemas no ambiente organizacional no que tange os processos, as relações e a comunicação entre os colaboradores, líderes e a empresa como um todo e, tratá-los de modo que não interfiram e prejudiquem mais os resultados.

A Constelação Sistêmica Organizacional possui nível anímico, ou seja, na cura da Alma, por possuir essa dinâmica, onde os componentes do Sistema podem representar personagens familiares, profissões, empresas, imóveis etc.

PSC

Isso acontece porque forma um campo quântico que ocorre uma interconexão entre os níveis energéticos da mente humana, com uma espécie de “telepatia”.

Mudança na cultura organizacional, planejamento estratégico, criação de projetos, resolução de conflitos, análise de desempenho, retenção de talentos, trabalho em equipe, gestão da mudança, reestruturação da empresa, comunicação são algumas das ações que a Constelação Sistêmica Organizacional pode fazer alcançar resultados extraordinários.

Neste processo, o cliente apresenta ao constelador organizacional seu problema e, com base neste ele pode escolher pessoas desconhecidas (de fora da empresa) para representar seus colaboradores, líderes, departamentos, clientes e também os seus produtos durante a Constelação Organizacional.

No primeiro momento, o Constelado irá, intuitivamente, escolher os lugares onde acha que cada pessoa deve estar. Após fazer isso, cada um dos representantes dirá exatamente o que está sentido naquela posição, onde gostaria de ir e estar e também indicará se precisa incluir algo ou alguém no processo.

Como está a relação com seus colegas de trabalho?
Tudo pode estar ligado a liderança e como ela é feita.
Baixe Aqui nosso ebook de liderança e entenda o papel de um bom líder!

Feito isso, os representantes da empresa devem ser mover até que cheguem ao estado desejado, ou seja, ao lugar onde acreditam que realmente deveriam estar na organização, de modo que isso traga os resultados esperados e o equilíbrio e tranquilidade a todos os sistemas da empresa.

Vale ressaltar ainda que em casos mais profundos ou caóticos, onde o cliente não se sente confortável para expor seu problema a terceiros, a Constelação Organizacional pode ser realizada apenas com sua presença e a representação de objetos. Aqui, podem ser utilizados bonecos de Lego, por exemplo, que irão assumir o papel das pessoas envolvidas e conferir total discrição ao processo.

Créditos da Imagem:  Por George Rudy – ID da foto stock livre de direitos: 598993493