Em diversas novelas e filmes vemos o amor ser retratado de uma forma mágica, em que o casal tem a sintonia perfeita e os envolvidos demonstram a cada dia terem sido feitos um para o outro. É claro que esse sentimento realmente é fantástico e transformador, mas devemos evitar enxergá-lo sob uma ótica simplista, já que não se pode falar de relacionamento perfeito quando ele é formado por dois seres humanos que, por natureza, são imperfeitos.

O Relacionamento Perfeito é Aquele Que Te Faz Feliz

Quando um casal começa a se relacionar, está dando início a uma nova história e a cada dia conhece melhor o mundo um do outro. Durante esse processo de descoberta, que pode durar por toda a vida, já que são dois indivíduos diferentes, é natural que divergências apareçam, e isso não é ruim, pelo contrário. É através das diferenças que um tem a oportunidade de aprender com o outro e, assim, evoluírem juntos.

É por tudo isso que acredito que o relacionamento perfeito não existe, ainda bem, pois somos seres que vieram ao mundo para errar, aprender, recomeçar. São essas etapas da vida que nos permitem crescer e ver os nossos sentimentos se fortalecerem dia após dia. Por isso, não busque uma pessoa perfeita para se relacionar, mas sim alguém que esteja disposto a compartilhar seus medos, inseguranças, alegrias, desafios e a crescer contigo.

10 Dicas Para um Relacionamento Feliz

Mais importante do que buscar a perfeição, é zelar pela sua felicidade e da pessoa com quem decidiu compartilhar a sua vida. Confira, a seguir, dez dicas que irão te ajudar nessa bela e nobre missão.

1 – Busque a Reciprocidade

A primeira dica para que o seu relacionamento seja feliz é estar ao lado de uma pessoa que tenha por ti o mesmo sentimento que você tem por ela. Se não houver reciprocidade a relação perde o seu sentido e nenhum dos dois lados irá se sentir bem, um por não ser correspondido e o outro por não conseguir retribuir. Portanto, se ame em primeiro lugar e evite estar em um namoro ou casamento em que não é amado.

2 – Cultive o Amor Diariamente

O amor não é um sentimento pronto e precisa ser cultivado todos os dias, de diferentes formas. Elogiar, surpreender, fazer pequenos gestos de carinho são alguns exemplos de atitudes que fortalecem o sentimento e aproximam um casal. Portanto, independente de quantos anos estejam juntos, lembre-se de sempre zelar pelo seu namoro ou casamento, pois assim também estará incentivando o seu par a agir da mesma maneira.

3 – Não Compare a Sua Grama Com a do Vizinho

PSC

Muitas pessoas acham que vivem um relacionamento ruim porque estão sempre comparando o seu namoro ou casamento com o de outras pessoas. É claro que, de fora, tudo irá parecer perfeito, já que você não tem como presenciar os desafios que todos os outros casais enfrentam. Nas redes sociais e na vida em sociedade, os indivíduos tendem a mostrar apenas a sua melhor versão, portanto, não se engane, pois todos têm os seus problemas.

4 – Atente-se às Pequenas Coisas

O amor não é demonstrado apenas através de gestos grandiosos e pode estar, também, nas pequenas coisas do dia a dia. Comprar o doce preferido do outro, fazer uma gentileza, acompanhá-lo em uma consulta médica, lembrá-lo de tomar os seus remédios, são exemplos de atitudes simples, mas capazes de demonstrar com maestria a grandeza desse sentimento tão bonito e transformador. Atente-se a elas e perceberá o quanto é amado.

5 – Tenham Interesses em Comum

Para que um relacionamento dê certo não é necessário que as duas pessoas sejam completamente iguais, afinal, por mais afinidades que se tenha, sempre haverá diferenças. Entretanto, é importante que as duas partes tenham interesses em comum, para que possam se aproximar cada vez mais, claro, mantendo a individualidade, mas sem estarem em lados completamente opostos.

6 – Opte Pelo Diálogo ao Invés da Discussão

Os desentendimentos fazem parte de qualquer relação, afinal são dois indivíduos que tiveram uma criação completamente diferente e que possuem uma bagagem de experiências antes de se encontrarem. Contudo, é necessário que ambos optem sempre pelo diálogo ao invés da discussão, porque é através de conversas respeitosas que poderão entender o lado um do outro e, assim, chegarem a um consenso.

7 – Reconheça Suas Falhas

Como disse no decorrer do artigo, cometer erros é normal e faz parte do processo de desenvolvimento humano. Entretanto, esse fato jamais deve ser usado como argumento para não se desculpar, pois é fundamental reconhecer que errou e pedir o perdão do outro. Sempre que algum desentendimento entre vocês acontecer, reflita e verifique se agiu de maneira inadequada, se sim, assuma isso para si e para o seu par, pois esse é o primeiro passo para que resolvam a questão e coloquem um ponto final na situação.

8 – Admire o Seu Par

A admiração é um elemento de grande importância dentro de um relacionamento, porque é ela que fará com que ambos se sintam verdadeiramente especiais. Portanto, se interesse pelos assuntos do outro, suas conquistas pessoais e profissionais e diga o quanto o admira. Lembre-se que ele só poderá saber o que se passa em sua mente se você disser.

9 – Comece em Você as Mudanças Que Deseja Ver no Outro

Um erro bastante comum entre muitos casais é que quando um dos envolvidos sente alguma necessidade em relação ao outro, prefere reclamar ao invés de agir. Assim, essas pessoas desperdiçam suas energias dizendo que seu par não lhe dá atenção, se esquecendo de verificar se elas também não estão agindo da mesma maneira. Por isso, sempre que desejar ver alguma mudança no comportamento do outro, comece você a fazer a sua parte, assim ele será incentivado pelo exemplo e não por imposições.

10 – Respeite Para Ser Respeitado

Por fim, é fundamental que sempre respeite o seu par, e vale lembrar que isso não envolve apenas ser fiel a ele e sim ser leal, agindo de acordo com os seus sentimentos e não por uma mera obrigação social. Assim, será possível construir uma relação sólida, baseada em honestidade, respeito e amor.

Manter um relacionamento tem, sim, os seus desafios, mas que podem ser superados se ambas as partes estiverem realmente dispostas a isso. Afinal, não é o amor que irá sustentar a relação, e sim a forma com a qual ele é vivido que irá conservar a sua chama acesa.

 

 

Copyright: 588733655 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem