Não é difícil, nos dias de hoje, nos depararmos com alguém que esteja passando por uma crise de identidade profissional ou mesmo nos encontrarmos nessa mesma situação. Isso acontece porque a maioria das pessoas tem que escolher muito cedo qual será a sua profissão, geralmente em meio a pressões sociais e familiares.

Dessa forma, nem sempre a carreira escolhida é a que realmente tem a ver com o seu perfil, necessidades, talentos, vontades e sonhos. Isso faz com que, depois de alguns anos, as pessoas se sintam infelizes com o rumo profissional escolhido. Mas como lidar com tudo isso? O que fazer diante de uma crise de identidade profissional? Continue a leitura a seguir e saiba tudo sobe o tema!

O que é uma crise de identidade profissional?

A crise de identidade profissional começa a se mostrar quando não nos sentimos motivados para o trabalho e quando percebemos que aquilo que fazemos todos os dias não tem sentido e não representa o nosso propósito de vida. Isso ocorre porque a carreira está diretamente relacionada à satisfação do indivíduo, uma vez que o trabalho também é uma de nossas fontes de empoderamento e crescimento. Logo, quando não nos sentimos completos, a crise de identidade profissional se manifesta.

Quando amamos o que fazemos na vida profissional, construímos o nosso legado, semeamos as nossas conquistas, nos sentimos plenos e felizes, damos o nosso melhor e alcançamos resultados extraordinários — seja como colaborador de uma empresa, seja como dono do próprio negócio. Por isso, é essencial encontrar um ofício que nos proporcione tanto recursos financeiros como satisfação pessoal e profissional em fazer o que fazemos diariamente.

Por que essas crises acontecem?

As crises de identidade profissional podem acontecer com qualquer pessoa. Geralmente, elas são detectadas quando o indivíduo, já com algumas vivências naquele meio, descobre que não sente prazer em exercer aquela atividade, que a remuneração obtida na área não é a esperada ou que não tem os conhecimentos e habilidades necessários para executar as atividades profissionais com excelência.

Conforme citamos, isso geralmente se deve ao fato de que as pessoas precisam escolher uma profissão em torno dos 18 anos, recém-saídas da escola. Nessa época, a juventude nem sempre nos permite ver com clareza o que fazemos bem, o que gostamos de fazer e o que queremos para o nosso futuro. Além disso, acabamos procurando profissões que paguem bem ou atividades que gerem satisfação nos nossos amigos e familiares, mas que nem sempre nos causam felicidade verdadeira.

PSC

Lá na frente, os sintomas dessa crise surgem: desânimo, desmotivação, falta de concentração, procrastinação, irritabilidade, tristeza, falta de sentido na vida, cansaço intenso, dificuldade de relacionamento com as pessoas, insegurança no dia a dia e vontade de desistir. O domingo à noite se torna um momento de muita apreensão e angústia, pois a pessoa sabe que, na segunda-feira, deverá trabalhar em algo que não a satisfaz.

Há um lado positivo nessa crise?

Em um primeiro momento, estar em uma crise de identidade profissional pode parecer difícil, afinal, mesmo estando desconfortável, ter uma carreira nos proporciona um ambiente seguro, de onde, na maioria das vezes, nós não queremos sair para recomeçar. Além disso, praticamente 1/3 do nosso dia é dedicado à carreira, de modo que a infelicidade nessa área compromete a nossa qualidade de vida consideravelmente.

No entanto, essa insatisfação é o primeiro sinal de que você precisa parar, olhar para dentro, ouvir a sua voz interior e tentar compreender o que está acontecendo. Se algo em você diz que essa não é a profissão ideal e se você não se vê fazendo a mesma coisa pelo resto da vida, aceite o convite e descubra o que realmente pode fazer você mais feliz profissionalmente.

Qual é a carreira dos seus sonhos? De quais áreas você gosta mais? Tem mais afinidade com processos ou com pessoas? Que ofício gostaria de ter nos próximos anos? O que você faz bem? Pelo que as pessoas o elogiam? Reflita e seja franco consigo mesmo.

O primeiro passo para a mudança é admitir para si mesmo que você não está satisfeito com o seu trabalho atual e entender os motivos para isso. Saiba, ainda, que mudar de carreira não é um bicho de sete cabeças e que, atualmente, existem ferramentas poderosas que podem ajudá-lo nessa transição — e uma delas é o coaching!

Como o coaching de carreira pode nos beneficiar nesses momentos?

O processo de coaching de carreira vai apoiar você a conhecer melhor o seu perfil profissional e a identificar dons, talentos e habilidades — bem como as profissões que mais têm a ver com você. Isso ocorre por meio de conversas com o coach, além de testes, questionários, entre outras ferramentas de análise técnica e comportamental.

Na prática, você terá todo o suporte para conhecer-se melhor, de modo a alinhar os seus interesses profissionais e pessoais, compreender quais são as competências e habilidades essenciais na sua nova profissão e, assim, fazer a sua transição de forma planejada, objetiva e congruente com os seus sonhos, crenças e valores.

Portanto, não deixe que a crise de identidade profissional paralise você. Faça dela uma oportunidade de mudar a sua vida, ampliar o seu autoconhecimento e de aumentar as suas chances de ser mais feliz e mais realizado em todos os sentidos. Não se obrigue a fazer ou ser o que você não quer, pois só quem ama o que faz consegue realmente conquistar a felicidade no trabalho e construir um legado na sua vida. Invista em você e começa a realizar-se agora, concretizando a sua missão e o seu propósito!

E você, querida pessoa, já passou por algum momento de crise de identidade profissional? Como lidou ou tem lidado com essa situação tão delicada? Há alguma dica que você gostaria de compartilhar nesse sentido? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!