subjetividade-conceito

Qual o Significado de Subjetividade e Como Aplicar Esse Conceito?

Por: José Roberto Marques | Blog | 14 de undefined de 2019

Imagine que há um grupo de pessoas reunidas e que uma delas pergunta para as demais qual é a cor do céu. A menos que tenha algum daltônico no grupo, a resposta de todos os presentes possivelmente será azul. Contudo, se a pergunta envolver questões mais pessoais, como, por exemplo, qual o melhor gênero musical existente, provavelmente surgirão várias respostas diferentes. E é exatamente aí que está o significado de subjetividade, que se refere à forma com a qual cada indivíduo enxerga o mundo, de acordo com os seus valores e experiências.

A Importância de Conhecer o Significado de Subjetividade

Ignorar a existência da subjetividade faz com que muitos deixem de considerar que cada indivíduo é único e, por isso, pensa de maneira diferente. Ter a consciência dessa diferença é fundamental para que as pessoas tenham mais empatia entre si e, assim, evitem entrar em embates desnecessários. É claro que não se deve aceitar tudo passivamente e sim saber diferenciar o que deve ser contestado daquilo que não cabe a nós julgar, simplesmente porque é algo que se refere a um terceiro.

Vamos supor que você tenha um amigo que é um excelente profissional e tem uma carreira que você considera de sucesso. Porém, ele não se sente feliz e diz que vai começar uma nova faculdade em outra área. Para compreendê-lo e não julgá-lo como um inconsequente, é fundamental que considere a subjetividade que faz parte do significado de sucesso e felicidade, pois o que pode ser visto por você como algo fantástico e um grande motivo para se sentir realizado, para o outro pode não ser e vice-versa.

Ao conhecer o significado de subjetividade, conseguirá aplicá-lo em seu dia a dia nas mais diferentes situações, como, por exemplo, respeitando o candidato que seu amigo escolheu para votar, a profissão que seu primo escolheu, a opinião de um colega de trabalho em relação a um tema polêmico e assim por diante. Desse modo, conseguirá entender o lado do outro e, consequentemente, ter mais respeito e empatia por ele.

Diferença Entre Subjetividade e Objetividade

Uma maneira interessante de entender ainda melhor o significado de subjetividade, é contrapondo o termo com outro que é considerado como o seu oposto, a objetividade. Para entender a diferença basta voltar para o início do artigo, quando citei um exemplo em que perguntas são feitas para um grupo de pessoas. A questão relacionada à cor do céu teve uma resposta padrão dada por todas e, por isso, é objetiva, ou seja, está ligada ao objeto, que realmente é visto por todos como sendo azul.

Contudo, quando a pergunta envolve qual é o melhor gênero musical existente, várias respostas surgiram, pois se trata de uma questão subjetiva, ou seja, que está ligada ao sujeito. Afinal, cada indivíduo tem o seu estilo de música preferido, de acordo com os seus gostos pessoais e, portanto, não há como eleger apenas uma resposta como sendo a verdade absoluta. Ao entender a diferença conseguirá diferenciar situações objetivas e subjetivas e aprender a lidar melhor com cada uma delas.

Dicas Para Aplicar o Conceito de Subjetividade em Suas Ações

Agora que já conhece o significado de subjetividade, confira dicas para aplicar esse conceito em suas ações e, assim, conviver de forma muito mais harmônica e respeitosa com as outras pessoas.

1 – Torne-se Consciente em Relação à Sua Subjetividade

O primeiro passo para aplicar o conceito de subjetividade é se tornando consciente em relação à sua subjetividade, ou seja, entendendo que você não é igual a ninguém e nem precisa mudar para se encaixar em padrões. Para isso, é importante que mantenha um diálogo interno e se questione em relação aos seus objetivos, o que te agrada ou desagrada, o que acha certo ou errado e daí por diante. Reconhecer o seu “eu” é essencial para que reconheça o “eu” de terceiros e saiba respeitá-los.

2 – Identifique a Subjetividade de Terceiros

Por falar em terceiros, é necessário também que enxergue além das aparências e saiba respeitar a individualidade de cada um. Se alguém tem uma opinião completamente oposta à sua é porque tem motivos para isso, da mesma maneira que você tem os seus. Os valores aprendidos através da família, as experiências vividas, tudo isso influencia a maneira com a qual alguém irá enxergar o mundo ao seu redor. Considerar isso irá permitir que veja beleza nas diferenças ao invés de considerá-las como barreiras.

3 – Troque Experiências Com Aqueles Que Pensam de Maneira Diferente

Já pensou como o mundo seria estranho se todos nós pensássemos de maneira igual? As conversas seriam mais curtas e, consequentemente, o aprendizado também. Ao considerar o conceito de subjetividade em seu comportamento, conseguirá ter conversas extremamente produtivas e enriquecedoras, pois não irá julgar o diferente e sim ouvi-lo sem ter em mente ideias pré-concebidas e cheias de preconceitos.

4 – Ouça as Pessoas na Essência

Uma atitude que não pode faltar quando o tema é diálogo é o ouvir, que é ainda mais importante do que o falar. Afinal, quando realmente se ouve o que o outro diz, com atenção, respeito e empatia, torna-se possível entender as suas razões para pensar de determinada maneira. Enquanto conversa com alguém, experimente se desligar dos estímulos externos e realmente focar na fala do seu interlocutor, faça isso e verá o quanto o entendimento entre você será muito mais intenso.

5 – Tome Decisões Considerando a Sua Essência

O primeiro passo que citei falava sobre se tornar consciente em relação à própria subjetividade e aqui ressalto a importância de considerá-la ao tomar decisões. Jamais aja de maneira contrária sobre o que acredita ser o certo apenas para agradar terceiros ou se tornar aceito por determinado grupo. Seja sempre você e tome suas decisões pautadas na sua essência e nos seus valores, aqueles que ficarem e respeitarem isso estarão demonstrando que são dignos e merecedores da sua consideração.

A subjetividade é importante porque valoriza a essência de cada indivíduo, promovendo o respeito e a empatia. Aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos, para que mais pessoas entendam esse conceito e possam aplicá-lo em suas ações e decisões.

 

Copyright: 1361250608 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário: