Na correria do dia a dia, a organização pessoal, com certeza, faz toda a diferença em um melhor planejamento das nossas tarefas e da nossa vida de modo geral. É essa disciplina que nos orienta a fazer as nossas atividades com mais esmero e que nos ajuda a fazer uma melhor gestão do tempo e a ser bem mais produtivos em nosso trabalho e em nossa vida pessoal.

Neste artigo, você vai conferir a importância da organização pessoal e algumas dicas para que ela faça parte da sua rotina, em todas as áreas da vida. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

A importância da organização pessoal

Estimular este tipo de “arrumação” é uma maneira de organizar as suas demandas de forma mais eficiente e sem deixar que a bagunça tome conta da sua rotina. Utilizamos o termo “bagunça” porque, muitas vezes, é assim que nos sentimos, bagunçados, quando tudo ao nosso redor está fora de lugar e não conseguimos ter atitudes que nos ajudem a nos organizar.

Isso quer dizer que a organização pessoal vai além de tirar e colocar coisas no lugar, sair e chegar na hora certa ou ter uma agenda com todos os compromissos marcados. Ela inclui especialmente uma ordenação mental, em que as nossas ideias, crenças, valores e sentimentos estão alinhados com as nossas ações cotidianas e nos trazem satisfação, prazer e bem-estar.

7 dicas para desenvolver a organização pessoal

Quando as coisas não seguem essa linha, precisamos rever os nossos comportamentos e começar a realmente nos organizar melhor para ter mais qualidade de vida. Nesse sentido, selecionamos algumas dicas poderosas para que você possa conquistar uma disciplina que realmente favoreça a conquista dos seus resultados pessoais e profissionais. Confira!

PSC

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

1. Mude alguns comportamentos

Se você tem o hábito de se atrasar, perder datas e prazos ou de procrastinar a realização das suas tarefas e compromissos, está na hora de deixar esses comportamentos para trás. Reveja essas atitudes, avalie como elas estão prejudicando os seus resultados e coloque, ainda que aos poucos, mais disciplina no seu dia a dia. Pode ser que adquirir uma agenda, acordar mais cedo ou simplesmente rever as suas prioridades sejam medidas bastante eficazes nessa mudança.

2. Organize os seus pensamentos e sentimentos

desorganização externa, na maioria das vezes, reflete uma desorganização interior. Por isso, para conseguir organizar a sua vida, é importante que você entenda quais são os pensamentos e sentimentos que estão boicotando a sua rotina, tirando o seu foco, comprometendo os seus resultados e desviando o seu caminho do que deveria e gostaria de fazer. Se você se atrasa e procrastina, por exemplo, pode ser que as suas tarefas não sejam verdadeiramente importantes para o seu propósito de vida. Reflita!

3. Defina as suas metas

O que você verdadeiramente gostaria de fazer diferente? De que forma melhorar a sua organização pode ajudar nesse sentido? Reflita sobre isso, defina metas e faça da organização pessoal uma aliada. Se, por exemplo, você quer estar mais presente na vida dos seus filhos, sem abrir mão de sua carreira, procure fazer uma melhor gestão do seu tempo e dividir as suas demandas da melhor forma possível. Com a prática, tudo se torna natural e possível. Aprenda a planejar as ações para alcançar as suas metas.

4. Tenha disciplina

A disciplina é irmã da organização, pois é o que faz com que você desenvolva hábitos positivos e continue, dia após dia, a repetir esses comportamentos em prol do seu sucesso. É ela que faz com que você organize as suas tarefas e horários e mantenha uma constância nas suas ações. Tudo na vida carece dessa competência: emagrecer, crescer na carreira, poupar dinheiro, estudar, trabalhar etc. Por isso, seja mais disciplinado e experimente os benefícios disso no dia a dia. É trabalhoso, mas vale a pena.

5. Gerencie o seu tempo

Para fazer do tempo um aliado, a melhor forma é buscando gerenciá-lo efetivamente, ou seja, administrando as suas demandas, afazeres e compromissos pessoais e profissionais. Para isso, determine datas, horários e prazos bem claros para tudo o que precisar fazer. A administração do tempo é essencial para conseguir organizar a sua vida e conseguir atender a todas as suas tarefas.

Além disso, lembre-se de que o dia tem as mesmas 24 horas para todos, de modo que você deve definir prioridades e saber dizer “não” quando necessário.

6. Gerencie o seu espaço

O espaço físico também precisa de organização. Ninguém consegue ser produtivo demorando um tempão para encontrar objetos. Além disso, o próprio cérebro “se cansa” quando está em um ambiente desorganizado e barulhento. Por isso, arrume o seu espaço e defina um lugar para cada objeto. O mesmo vale para os arquivos digitais: nada de espalhá-los pela área de trabalho sem pastas e nomes claros. Quanto ao que você não usa mais, não hesite em descartar e evitar o acúmulo.

7. Afaste-se das distrações

Por fim, uma recomendação importantíssima para manter a organização é afastar-se das distrações. Distração é toda e qualquer atividade que o tira momentaneamente do rumo do seu objetivo. Televisão ligada, música alta, notificações de redes sociais e até mesmo aquela saída com os amigos podem ser distrações. Esses itens são legais, mas precisamos definir um horário adequado para eles, sem que eles interrompam o seu período produtivo. Ao trabalhar ou estudar, não dê atenção a esses itens.

Aproveite estas dicas e coloque-as em prática. Insira a disciplina no seu dia a dia, nos seus planejamentos e nas suas metas para conquistar a organização pessoal que você precisa para tornar a sua vida ainda melhor!

E você, ser de luz, consegue ser uma pessoa organizada? Qual das dicas acima será mais útil para a sua organização pessoal? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!