A liderança democrática é um modelo de gestão em que o líder e os liderados participam juntos dos processos de decisão que influenciam diretamente nos resultados e na missão da empresa. Esse tipo de liderança é totalmente alinhado com a cultura organizacional da empresa que deve pregar um sistema aberto e participativo, que estimula o espírito de grupo e a cooperação por meio da criação de um espaço de trabalho mais igualitário e deliberativo.
Atenção, pois isso não significa falta de gestão ou liderança, regras ou código de conduta. Todo colaborador deve continuar executa suas atividades normalmente e se comportando profissionalmente. Só o dia a dia acontece com um modo diferente de pensar.
Você trabalha ou já trabalhou em um lugar assim? Antes de responder, leia o resto do artigo que se aprofundar nesse assunto.

Como funciona

Neste moderno modelo de gestão, o líder trabalha para atender os objetivos de todos os envolvidos, sem deixar que nenhuma das partes perca seu direito de opinar. Afinal, a ideia é ser democrático!
Com isso em mente, tente pensar em quais lugares do cotidiano você pode encontrar estas lideranças. Quem sugeriu que é em todos os lugares, está corretíssimo! No local de trabalho, escola, espaço religioso e até em contextos familiares e de amizade.
Imagine se cada vez que os filhos entrem em conflito, os pais simplesmente ignoraram o fato? Quando as crianças brigam, os responsáveis devem ouvir na essência todas as partes envolvidas e tentar chegar a um consenso. Isso quer dizer que é preciso encontrar o ponto que seja justo para todos.
Pronto! Este já é um ensinamento da liderança democrática. Na prática, ao invés de privilegiar esta ou aquela parte, o líder busca deliberar, em conjunto, de forma justa e especialmente alinhada com os anseios dos seus liderados.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Impactos da liderança democrática

Independentemente do modelo de liderança que a empresa em que você trabalha escolha seguir, haverá o lado bom e o lado ruim. Por que isso não aconteceria com o modelo democrático, não é mesmo?
Para que você entenda todos os lados dessa história e possa tomar a decisão sobre qual modo é o mais adequado, selecionei os 10 principais pontos positivos e os 10 principais negativos. Conheça quais são eles agora mesmo!

10 pontos positivos

Descubra quais são os pontos a favor da empresa que tem a liderança democrática como modo de trabalho:

  1. Ter a oportunidade de trabalhar por um propósito maior;
  2. Desenvolvimento da importância da consciência de coletividade;
  3. Definição coletiva das metas e objetivo, mostrando o poder da argumentação e da maioria;
  4. Execução dos planos de ação de forma coerente com que a maior parte dos colaboradores deseja;
  5. Desenvolvimento da visão sistêmica e da conscientização do papel de cada um no alcance dos resultados da área e da empresa como um todo;
  6. Maior participação dos envolvidos na tomada de decisões, o que faz com que todos tenham o sentimento de “donos do negócio”;
  7. Valorização das diferentes opiniões e visões de mundo, pois são agregadoras neste processo de liderança;
  8. Encorajamento à participação das pessoas nos processos de transformação;
  9. Inspiração e motivação de um líder motivado e comprometido com o bem coletivo;
  10. Crescimento dos índices positivos de saúde e qualidade de vida no trabalho e das pesquisas de clima organizacional.

5 pontos negativos

Como tudo na vida, esse modelo de gestão também tem seu lado negativo. Conheça agora quais são os 10 principais pontos fracos da liderança democrática:

  1. Processo de tomada de decisão mais lento, pois é preciso ouvir a opinião de todos e dar espaço para que todos argumentem seus pontos de vista;
  2. A demora a definir metas, ações e procedimentos pode deixar o dia a dia mais desorganizado e com pouca produtividade por um período;
  3. Desenvolvimento de espaço físico e/ou online em que todos podem dar o seu parecer sobre os assuntos de forma clara;
  4. Necessidade de se criar um canal de comunicação para que todos possam falar em todos os momentos, inclusive naqueles que em épocas em que não é preciso tomar decisões;
  5. Conflitos de visão de mundo que, às vezes, pode gerar “esmagamento” das minorias discordantes, que devem aceitar a vontade da maioria e seguir o que foi decidido por ela.
PSC

Como você pode perceber, as vantagens da liderança democrática se sobressaem às desvantagens, quando colocadas lado a lado. Isso se dá porque o bem comum e o respeito à vontade da maioria são as principais motivações deste sistema.

Evolução constante

Criar processos e equipes que se encaixam no nível de maturidade da liderança democrática não é um processo simples, mas não é impossível. É extremamente interessante considerar esse tipo de gestão, pois ele agrega muito mais valor à empresa, aos processos, aos produtos e serviços e, é claro, aos funcionários. Aliás, os colaboradores se sentem muito mais envolvidos e valorizados nesse modelo de trabalho.
E se você quer desenvolver sua liderança e dar um verdadeiro salto em sua carreira, na sua forma de pensar, agir e trabalhar, pode investir o seu tempo em conhecer o método coaching.  A formação Leader Coach Training (LCT) é especializada em formar líderes extraordinários que usam 100% da sua capacidade para entregar resultados de alto desempenho.
Durante o curso, você aprende mais a respeito de você mesmo e a como ser a sua melhor versão sem mudar a sua essência. São exercícios ideais para fortalecer suas competências, descobrir seus pontos fortes, lidar com os seus pontos fracos e administrar seus sentimentos e reações em momentos de extrema pressão. Isso tudo coopera diretamente para o seu processo de evolução, que deve ser constante.
Que tal começar a pensar em você, na sua educação continuada e no seu autodesenvolvimento com o coaching? O primeiro passo que é estudar mais a respeito de um modelo de liderança e de saber um pouco sobre o coaching, você já deu. Agora, é hora de partir para o próximo!
Depois de ler o artigo, você já tem mais propriedade para responder a pergunta que fiz no início do artigo. Vamos lá? Você trabalha ou já trabalhou em um local com liderança democrática? Responda nos comentários abaixo.
 
Até a próxima!
 
Copyright:  524374048 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker