As redes sociais possibilitam que pessoas de todo o mundo se conectem para compartilhar pensamentos, fotografias, notícias. Porém, existem aquelas que se utilizam desse recurso de forma inadequada, para disseminar postagens com ataques, indiretas e outros tipos de mensagens que não irão agregar em nada, pelo contrário. Se você já compartilhou algo do tipo ou convive com indivíduos que têm esse tipo de postura, te convido a fazer uma reflexão comigo sobre o modo como usa as redes sociais e se isso está te trazendo algo de positivo.

O Que Leva uma Pessoa e Publicar Indiretas nas Redes Sociais?

As indiretas publicadas nas redes sociais costumam ter teor relacionado à inveja, recalque, falta de valorização, desentendimentos, críticas ao comportamento alheio, entre outros assuntos. Geralmente, trata-se de uma atitude que parte de alguém que gostaria de dizer tudo aquilo para uma pessoa, mas não o faz por medo, insegurança ou outros motivos.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

A verdade é que a indireta não irá ajudar em nada a resolver a questão, pelo contrário, pois pode levar o receptor da mensagem a se irritar, perceber que está realmente afetando o outro e, então, intensificar as provocações. Isso sem contar no fato de que, por ser uma mensagem sem ter um destinatário claro, a indireta pode atingir até mesmo indivíduos que nada tenham a ver com a história, resultando em um desentendimento generalizado.

Considerando tudo isso, podemos dizer que compartilhar indiretas é uma atitude que não vale a pena, pois não ajuda em nada a resolver problemas, servindo apenas para torná-los maiores. Fazer isso é o mesmo que colocar mais lenha na fogueira em vez de usar água para apagá-la. É fazer com que situações delicadas se tornem mais problemáticas, o que prejudica muito mais aquele que tem essa atitude do que o seu alvo.

5 Questionamentos Para Se Fazer Antes de Publicar Indiretas nas Redes Sociais

Os questionamentos a seguir irão te ajudar a entender melhor as razões para evitar ao máximo compartilhar indiretas nas redes sociais. Leia cada um deles com atenção e busque as respostas dentro de si, sem se julgar e sim com o intuito de aprender e evoluir.

1 – Que imagem deseja passar para as outras pessoas?

PSC

Sempre vemos por aí que não se deve preocupar com as opiniões alheias, inclusive já falei a respeito disso em outros artigos aqui em meu blog. Contudo, existe uma diferença entre desapegar das opiniões alheias e se atentar à imagem que você tem passado para as pessoas em geral. Afinal, é importante que suas atitudes estejam passando o recado que você deseja, para que não seja mal interpretado.

Partindo dessa ideia, quando você compartilha indiretas nas redes sociais, pode estar passando uma imagem de insegurança, de negatividade e, até mesmo, de um vazio existencial. É essa a marca que deseja deixar na memória daqueles que leem suas publicações? Reflita sobre isso!

2 – Esse assunto realmente precisa se tornar público?

As redes sociais são fantásticas e possibilitam a publicação de opiniões, acontecimentos, músicas, vídeos. Aliás, você já parou para pensar a respeito do real sentido da palavra publicar? Significa tornar público e é exatamente isso que acontece quando qualquer coisa é compartilhada na internet, já que várias pessoas terão acesso a aquele conteúdo.

Em grande parte dos casos, as indiretas representam situações pessoais, que talvez não sejam interessantes para se dividir com mais pessoas. Por essa razão, é sempre válido pensar se você realmente deseja que aquilo se torne público, pois, mesmo que escreva algo de forma cifrada, estará dando abertura para que aqueles que lerem tirem suas próprias conclusões.

3 – Já pensou em conversar com a pessoa para resolver?

Em vez de despejar toda a sua insatisfação nas redes sociais, já pensou em chamar a pessoa para uma conversa? Saiba que essa é a melhor maneira de resolver uma questão, pois é pelo diálogo que um lado pode ouvir o outro e, assim, chegarem em um ponto em comum. Entendo que nem sempre é fácil encarar alguém que te magoou, mas se deseja colocar um fim ao problema, esse é o melhor caminho.

Outro ponto a ser considerado, é que, às vezes, o melhor é simplesmente ignorar o que aconteceu, se afastar e a se concentrar nas pessoas e coisas que lhe fazem bem. Portanto, antes de iniciar um toma-lá-dá-cá virtual, porque são grandes as chances de que isso aconteça, pense se essa chateação irá valer a pena e se não é melhor apenas deixar para lá.

4 – Você sente que está precisando de atenção?

Convenhamos, publicar uma indireta em uma rede social é uma forma de chamar a atenção, pois as pessoas costumam se sentir atraídas por mensagens desse tipo, que atiçam sua curiosidade. Assim, ter vontade de postar indiretas com frequência pode ser sinal de que algo não vai bem em seu interior e que, talvez, esteja sentindo falta de atenção.

Lembre-se, mais uma vez, que a intenção dessa reflexão é se conhecer e entender o que está se passando na sua mente, para que possa buscar um caminho mais positivo, e nunca de se julgar ou se culpar. Caso chegue à conclusão de que realmente está sentindo falta de atenção, converse com uma pessoa próxima e se abra, tenho a certeza de que isso irá te fazer muito bem.

5 – O que você pensa de outras pessoas que compartilham indiretas?

O ser humano, de modo geral, costuma se incomodar com comportamentos de terceiros por aquilo dizer algo sobre ele. Nesse sentido, é comum que uma pessoa que compartilhe indiretas com frequência nas redes sociais se incomode com alguém que faça o mesmo. Então, procure refletir sobre a sua opinião a respeito de indivíduos que agem dessa forma e faça um paralelo com as suas atitudes, para que busque a coerência entre o que faz e o que espera dos demais.

Publicar indiretas em redes sociais não vale a pena porque não contribui em nada para a solução de problemas e serve apenas para gerar mais intrigas. Por isso, prefira sempre utilizar essas ferramentas para compartilhar informações úteis e que agreguem de alguma maneira a quem irá lê-las. Deixe para resolver desentendimentos de forma privada, respeitosa e sempre prezando pelo diálogo.

 

Copyright: 639485260 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockfour