Dívidas, falta de planejamento financeiro, aumento do custo de vida e gastos maiores que a renda: esses são exemplos de problemas financeiros que assolam a vida de grande parte da população. Nesse sentido, pesquisas apontam que quase 80% das famílias brasileiras têm algum tipo de dívida, em atraso ou não.

Vivemos em uma sociedade pautada pelo dinheiro. Por isso, os problemas financeiros nunca acontecem sozinhos, ou seja, eles sempre afetam tanto o nosso bolso, como também a nossa vida pessoal e profissional. Dessa forma, a falta desse recurso, na maioria das vezes, sempre traz consequências desastrosas ao dia a dia dos indivíduos e ao bem-estar das suas famílias também.

Neste artigo, vamos compreender melhor os impactos dos problemas financeiros sobre a vida pessoal e a vida profissional, além de algumas dicas práticas para evitá-los. Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira!

Como os problemas financeiros impactam a vida pessoal e a vida profissional?

Quando estamos com essas dificuldades financeiras, nos vemos preocupados, tensos, sem foco, mal humorados e tristes, o que afeta diretamente a nossa produtividade e os nossos relacionamentos no trabalho. Em nossas relações pessoais, não é diferente, uma vez que dívidas e falta de dinheiro são dois dos principais motivos de brigas em casa e das divergências entre os casais.

Além disso, a autoestima da pessoa com problemas financeiros sempre está em baixa, pois, ao ver-se constantemente no vermelho e sem uma fonte de renda compatível com as suas despesas, o indivíduo sente que os seus esforços são inúteis e pode ficar até mesmo deprimido.

De forma mais prática, sabemos que as crises financeiras comprometem o poder de compra das famílias. Isso pode significar mudanças de residência, venda de carros, matrícula dos filhos em escolas públicas ou particulares mais baratas, cortes no lazer e nos itens supérfluos, e por aí vai. Todas essas mudanças impactam o emocional do indivíduo. As coisas ficam ainda mais complicadas entre aqueles que utilizam as redes sociais com mais frequência, onde as comparações no estilo de vida são inevitáveis.

PSC

Isso gera uma grande ansiedade também sobre a vida profissional. A pessoa pode se ver desesperada para encontrar um emprego, aceitando a primeira oferta que surgir. Já se a pessoa está empregada, ela começa a pensar em trocar de emprego ou em solicitar aumentos salariais, o que nem sempre ocorre. Isso gera tensão, oscilações de humor, irritabilidade, medo, ansiedade, enfim, uma série de emoções desagradáveis que podem comprometer tanto a produtividade quanto o relacionamento interpessoal no trabalho.

Como administrar problemas financeiros?

Para evitar que isso aconteça e que essas dificuldades com relação ao dinheiro, de pontuais passem a frequentes, é essencial fazer um melhor controle da sua vida financeira.

A melhor forma de contornar essas dificuldades é entendendo como esses problemas foram criados. Gastos demais, despesas extras, salário baixo, dívidas no cartão e cheque especial, falta de controle, aumento do custo de vida: é essencial entender quais desses fatores estão contribuindo para a falta de gestão do dinheiro.

O segundo passo é listar todas as entradas e saídas de recursos, analisar cada um individualmente e definir quais custos podem ser diminuídos, repensados ou mesmo eliminados. Também é essencial pensar em quais são as aplicações ideais para você e a sua família e, antes de gastar, sempre planejar os seus investimentos. Com essa organização, mesmo que surjam eventualidades, você estará mais preparado financeiramente para enfrentar qualquer despesa extra.

Principais dicas financeiras

Confira, na sequência, as principais recomendações de especialistas para manter uma vida financeira saudável:

  • Conheça a sua realidade financeira: coloque em um planilha todas as suas fontes de renda e os seus gastos mensais (fixos e variáveis);
  • Verifique se você está gastando menos do que ganha;
  • Evite compras parceladas;
  • Jamais estoure o limite do cartão ou entre no cheque especial;
  • Só pense em empréstimos em último caso e verifique as taxas de juros;
  • Verifique se você precisa mesmo de tudo o que está gastando: TV a cabo, restaurante todo sábado, pacotes enormes de internet, serviços extras no banco etc.;
  • Veja como você pode fazer uma renda extra;
  • Planeje as suas compras e pesquise preços antes de comprar;
  • Construa uma reserva de emergências;
  • Tenha sempre o pagamento das suas dívidas como prioridade;
  • Pare de comparar o seu estilo de vida ao de outras pessoas;
  • Conheça mais sobre investimentos e, após quitar as suas dívidas, comece a investir, deixando o seu dinheiro “trabalhar para você”.

A importância da educação financeira

Começar a fazer essa educação financeira é uma forma de treinar a sua mente para pensar e se relacionar de forma diferente com os seus recursos. Quando gastamos mais do que temos, logicamente, a nossa vida pessoal e profissional sofre as consequências desse desequilíbrio. Entretanto, quando criamos uma lógica responsável, fazemos o dinheiro trabalhar para nós e não sofremos os reflexos negativos de ações impensadas.

Portanto, evite que problemas financeiros diminuam a sua qualidade de vida pessoal e profissional. Organize a sua vida, controle os seus gastos, planeje os seus investimentos e administre bem os seus recursos. Caso não saiba como fazer isso, busque orientação de especialistas em finanças, de tutoriais no YouTube e de livros especializados no assunto.

Se o custo de vida está muito alto, experimente também avaliar as suas despesas, apertar o cinto e cortar gastos. Uma alternativa é buscar uma renda extra por meio de uma segunda atividade profissional. Assim, observe as demandas ao seu redor e considere a chance de empreender. Seja criativo e faça dos problemas oportunidades para dar uma virada financeira em sua vida. É difícil, mas não é impossível. Sucesso!

E você, querida pessoa, como tem cuidado da sua vida financeira? Como a administra, a fim de evitar essas consequências negativas sobre a sua vida pessoal e profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!