Preocupação-excessiva

Preocupação Excessiva com o Futuro – Como o Coaching Ajuda a Lidar com o Problema!

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 28 de julho de 2017

 

Diante de tantos acontecimentos, muitas pessoas vivem uma preocupação excessiva com o futuro, se questionando sempre sobre como será o amanhã e, muitas vezes, deixando de viver o hoje. Isso denota uma ansiedade que, se não controlada, pode acabar controlando o indivíduo, que ansioso sobre o por vir, acaba se esquecendo de estar pleno e, desfrutando, aqui e agora, do seu tempo presente. Tome cuidado com isso!

Os Efeitos da Preocupação Excessiva com o Futuro

Fazendo uma analogia simples é como se todos os dias, enquanto almoçamos, estivéssemos pensando no jantar ou no café da manhã do dia seguinte. Consequentemente, não conseguimos sentir os sabores dos alimentos do almoço, daquele momento, não conseguimos nos conectar com as pessoas que dividiram a mesa conosco, pois dentro de nossa mente, já estávamos vivendo o dia posterior ou a semana, o mês seguintes.

Todo dia é único e uma oportunidade para fazer diferente. Portanto, o excesso de preocupação com o futuro pode se tornar um inimigo íntimo, pois constrói uma realidade paralela que, muitas vezes, não existe e nem nunca vai existir. O exemplo do almoço foi apenas para mostrar como a falta de conexão entre os tempos que uma pessoa ansiosa, vive e projeta, pode ser muito prejudicial em seu dia a dia.  E você, como se sente em relação ao futuro?

Cuidado com os Perigos da Ansiedade!

Porém, tudo isso vai além quando as visões de futuro são temerosas e incluem o medo de perdas, de violências ou de que, a qualquer momento, algo de muito ruim acometa sua vida ou à vida daqueles que ama. Neste contexto, a ansiedade é tamanha que a pessoa se torna refém de suas projeções mentais, pois acaba sofrendo antecipadamente por coisas que nem podem acontecer.

Nestes casos especificamente é preciso ligar o alerta e buscar ajuda para compreender as fontes de tantas preocupações, uma vez que esta ansiedade generalizada pode levar a desarranjos emocionais e psicológicos ainda mais perigosos como à síndrome do pânico e a fobia social.

Compreender este excesso de futuro é essencial para ajudar a identificar e eliminar as fontes de tanta ansiedade e sofrimento e, entender, porque o indivíduo não consegue se conectar com seu momento atual de forma plena.

Como o Coaching Pode Ajudar a Lidar com a Preocupação Excessiva

Para tudo na vida existe um limite entre o que é saudável e o que não é. Preocuparmo-nos com o futuro é natural, mas até o ponto em que isso não nos torna reféns destas preocupações e obcecados pelo amanhã. Neste sentido, o processo de Coaching, com suas técnicas, métodos e ferramentas, ajuda o indivíduo a compreender, com mais clareza, porque está sempre tão preocupado com o futuro e a se reconectar com seu tempo presente.

Seguindo esta linha, o Coaching, por meio do autoconhecimento, traz mais clareza em relação aos papéis da pessoa no mundo e de como é importante vivê-los no momento atual para que o futuro desejado seja alcançado de forma positiva. Quanto aos medos, o processo também ajuda a identificar as fontes desencadeadoras e trabalha junto ao cliente (coachee) para eliminar os temores que afligem sua mente e não lhe deixam aproveitar os seus momentos atuais.

Sendo assim, podemos dizer que o processo de Coaching é um poderoso aliado das pessoas que desejam superar o excesso de preocupações com o futuro e conquistar mais qualidade de vida. Contudo, vale ressaltar ainda que, quando estas aflições são demasiadas e causam reflexos físicos, emocionais e mentais, é essencial também buscar o auxílio psicológico de especialistas no assunto, de modo que possam ajudar a tratar a ansiedade e seus efeitos.

Isso permite fazer uma intervenção sistêmica, onde o Coaching trabalha com a definição e realização das metas e objetivos para o tempo presente, na melhoria dos comportamentos e na eliminação de sabotadores e, onde as demais abordagens focam na saúde mental e física da pessoa. Busque, portanto, o equilíbiro e tenha maior foco em seu aqui e agora!

Deixe seu Comentário: