Existe uma ideia equivocada de que, para serem considerados fortes, todos devem sempre dar conta de tudo sem pedir o auxílio de ninguém. A verdade é que dizer a alguém “eu preciso de ajuda” é uma grande demonstração de coragem e, também, de humildade. Por mais forte e preparada que uma pessoa seja, em algum momento é natural que ela precise do apoio de alguém, seja por uma questão de sobrecarga de afazeres ou emocional. Deixar o orgulho de lado é uma medida essencial de autocuidado e que todos devem adotar.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Motivos Para Dizer “Preciso de Ajuda”

Pedir ajuda não é sinal de fraqueza e também não deve ser motivo de vergonha. É uma atitude importante porque evita que a sobrecarga de obrigações cause danos à saúde. Se, para você, solicitar o auxílio de alguém é um grande desafio, para se libertar disso é essencial que mude a sua forma de pensar e enxergue esse pedido sob um novo aspecto. Para te ajudar nessa mudança de mindset, preparei uma lista com os principais motivos para vencer o orgulho e se permitir ser ajudado.

Pelo Bem da Sua Saúde

O excesso de trabalho, de afazeres domésticos ou de qualquer outra atividade pode causar uma grande sobrecarga de estresse em uma pessoa, levando-a a se sentir constantemente esgotada. Ao pedir ajuda terá uma sensação de alívio, pois o fardo quando é compartilhado se torna mais leve. Insistir em carregá-lo sozinho não é uma boa ideia porque, em algum momento, não irá mais suportá-lo e, aí sim, as consequências podem ser mais delicadas. Por isso, ao assumir que precisa de apoio, estará dando-se a chance de descansar sua mente e renovando as suas energias para se manter firme por mais tempo.

Para Fortalecer Relacionamentos

Quando duas pessoas se unem em prol de um mesmo objetivo elas tendem a se fortalecerem mais. Nesse sentido, ao pedir ajuda a alguém, vocês irão se tornar mais próximos, o que irá fortalecer o relacionamento, independente de sua origem. Em se tratando de trabalho, isso é positivo porque irá promover a união e o trabalho em equipe. Na vida pessoal o efeito é o mesmo, e essa parceria é capaz de fazer com que relacionamentos entre familiares, amigos e casais se tornem mais sólidos.

Maior Produtividade

Como diz o ditado, duas cabeças pensam melhor do que uma. Assim, duas pessoas conseguirão terminar uma atividade muito mais rapidamente do que se uma fosse realizá-la sozinha. Dentro de uma empresa, em especial, tentar fazer tudo sozinho e não pedir que alguém te auxilie quando achar necessário pode comprometer a produtividade de toda a equipe. E isso também se aplica a questões pessoais, pois, quando percebe que sozinho não está conseguindo chegar ao resultado que deseja, tem a oportunidade de se fortalecer ao receber ajuda.

Para Obter Outra Visão

PSC

Cada pessoa com a qual convivemos nos oferece a oportunidade de aprender lições com elas. Em uma situação de ajuda, torna-se possível enxergar aquele cenário através de um novo aspecto, o que irá possibilitar que encontre soluções que não tinha pensado antes. Essa troca de ideias é extraordinária e faz com que as relações humanas realmente valham a pena. Por isso, tenha sempre a consciência de que sempre há algo novo para aprender e que as suas opiniões, e nem as de ninguém, são verdades absolutas.

Para Se Conhecer Melhor

Outro motivo pelo qual deve deixar o orgulho de lado e pedir ajuda é para que se conheça melhor. Muitas pessoas insistem em fazer tudo sozinhas porque acham que se conhecem e que darão conta. Assim, deixam de considerar que, como qualquer outro ser humano, têm as suas fragilidades e que não há nada de errado nisso. Se permitir olhar para si e identificar quando precisa de ajuda é uma ótima maneira de se conhecer melhor e, assim, agir com mais confiança e desenvolver suas potencialidades.

Dicas Poderosas Para Pedir Ajuda Quando Precisar

Depois de entender as razões pela qual pedir ajuda é importante e necessário, confira dicas poderosas que irão te ajudar a vencer essa barreira.

1 – Desenvolva a Autoconfiança

A melhor maneira de se sentir à vontade para pedir ajuda é desenvolvendo autoconfiança. Assim, terá consciência a respeito da sua força e entenderá que aceitar o auxílio de alguém não te torna fraco. Para conseguir isso é essencial que se torne consciente em relação às suas qualidades, habilidades e, também, pontos de melhoria. O autoconhecimento permitirá que sinta mais segurança ao agir e isso irá se refletir positivamente em todas as áreas da sua vida.

2 – Descubra o Tipo de Ajuda Que Precisa

O autoconhecimento também é necessário para outra etapa do processo, o de descobrir o tipo de ajuda que precisa. Talvez seja para realizar alguma tarefa, para compartilhar sentimentos e desabafar, encontrar solução para um problema, entre outras situações. Por isso, é importante que se questione para se certificar a respeito do tipo de apoio que deseja obter. Saber o que se deseja é sempre o primeiro passo para tomar qualquer tipo de atitude.

3 – Fale Com Clareza

Depois de descobrir o tipo de ajuda que precisa, procure alguém que possa te oferecer esse apoio e fale claramente. Evite utilizar indiretas porque elas apenas irão prolongar a sua sobrecarga. Lembre-se, novamente, que não há motivo algum para se envergonhar. Então, vá até a pessoa e pergunte se ela pode te ajudar, simples assim. Nesse momento, é necessário que esteja aberto para ouvir a resposta, sem criar expectativas.

4 – Não Desanime ao Ouvir um “Não”

Quando pedir ajuda a alguém e obter uma resposta negativa, aja com tranquilidade, pois isso é completamente normal. Talvez essa pessoa realmente não possa te auxiliar naquele momento ou, também, não queira, o que é um direito dela e que deve ser respeitado. Evite que esse “não” te desanime ou te envergonhe, siga em frente e tente buscar esse apoio com outra pessoa.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

5 – Retribua a Ajuda Que Recebeu

A dualidade das relações humanas envolve o dar e o receber. Nesse sentindo, ao receber algum tipo de ajuda, procure sempre retribuir através de um agradecimento sincero e se mostrando solícito para oferecer apoio a quem te ajudou e, também, a outras pessoas. As suas atitudes positivas sempre irão encontrar uma forma de voltar para você. Portanto, faça sempre o bem e nunca lhe faltará apoio.

Espero que tudo o que compartilhei ao longo deste artigo te inspire a deixar o orgulho de lado e reconhecer quando precisar de ajuda. Essa atitude demonstra humildade, autoconfiança, trabalho em equipe, visão coletiva, gratidão e o desejo de tornar a vida mais leve. Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas se conscientizem a respeito da importância de ajudar e ser ajudado! Alimente esta corrente do bem de gentileza, doação e compaixão e contribua para um mundo melhor.

Copyright: 251402827 – https://www.shutterstock.com/pt/g/file404