Apple, Ferrari, McDonald’s, Coca-Cola, Google, Havaianas. Você já se perguntou o que torna essas empresas tão valiosas? É fato que elas oferecem produtos e serviços de alta qualidade. No entanto, além disso, é fato que todas elas têm marcas muito fortes, identificadas em frações de segundo e rapidamente associadas à qualidade.

Essas empresas investiram no posicionamento de marca, um elemento muito importante para quem deseja se consolidar no mercado, independentemente do ramo em questão. Neste artigo, você compreenderá o que é um posicionamento de marca, o que deve ser levado em consideração ao construí-lo e alguns exemplos. Boa leitura!

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Posicionamento de marca: o que é e qual a sua importância?

A marca é um conjunto de elementos que identificam os produtos de uma empresa, geralmente sendo composta por: nome, símbolo, fonte, cores institucionais, slogan etc. O posicionamento de marca, por sua vez, é um conceito que se refere à maneira como uma empresa deseja ser vista pelo público. No Brasil, por exemplo, o McDonald’s deseja ser visto como: “o melhor fast food; o lugar ideal para ser atendido rapidamente e com produtos de qualidade”.

O posicionamento de marca, portanto, torna-se um norte para a empresa, pois ele orienta as ações que deverão ser realizadas para que se concretize. É importante ressaltar que o posicionamento deve refletir os diferenciais da empresa, pois duas marcas não podem ocupar uma mesma posição.

Se você ainda não está convencido da importância de um posicionamento de marca, saiba que há quatro motivos básicos pelos quais ele é considerado tão importante no mundo do marketing e da comunicação:

  • Pessoas amam marcas que representam quem elas são: a Apple, por exemplo, comunica inovação, criatividade, modernidade e liderança — elementos com os quais as pessoas se identificam e desejam desenvolver em suas vidas;
  • É preciso comunicar o seu propósito de existir: as empresas existem para melhorar a vida das pessoas em algum aspecto, e as marcas são maneiras eficazes para traduzir e representar esse propósito;
  • Marcas fortes aumentam o valor percebido: se a Apple cobra 8 mil reais num celular, é porque há pessoas dispostas a pagar esse montante. A marca permite que isso ocorra, pois confere ao produto toda a sua credibilidade e todos os seus valores;
  • Marcas facilitam a comunicação: só de bater o olho naquele símbolo de “check”, que indica movimento e velocidade, sabemos que um produto ou que uma peça publicitária é da Nike, o que torna a comunicação muito mais forte e rápida de ser assimilada.

Consequências de não ter uma marca forte

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Por outro lado, as empresas que não investem na construção de uma marca forte e cheia de significado perdem muita competitividade em relação aos seus concorrentes. Hoje em dia, as pessoas valorizam as marcas e gostam de confiar e de construir bons relacionamentos com as instituições. Por isso, quem não investe em um bom posicionamento sai perdendo pelos seguintes motivos:

  • Ter que investir mais em publicidade: se a marca construída por uma empresa não for forte (em nome, valores e identidade visual), ela precisará investir constantemente em publicidade até construir a sua imagem;
  • Não se conectar adequadamente com o seu público: como citamos anteriormente, as marcas traduzem ideias, de modo que possam se conectar com as pessoas. Uma marca fraca não comunica nada ao público e, portanto, não desperta o seu interesse.
  • Não estabelecer um propósito: Por que aquela empresa existe? Que diferença ela faz na vida das pessoas? As marcas ajudam a responder a esses questionamentos, de modo que a ausência delas deixa as pessoas “no escuro”, sem saber o que aquela empresa faz.
  • Só ser mais um: marcas traduzem diferenciais, ou seja, o motivo pelo qual o consumidor deve escolher aquela empresa, e não outra. Sem a marca, a empresa não se destaca e torna-se apenas mais uma na multidão.

Os três pilares de um posicionamento de marca eficaz

Se você deseja construir um posicionamento de marca forte, deve atentar-se aos seus três pilares:

  • Relevância: a marca precisa ser relevante, ou seja, importante para o seu público. Para isso, é preciso que ela estabeleça uma conexão com os desejos, sonhos e necessidades dessas pessoas;
  • Diferença: a marca deve ser única, ou seja, ter um posicionamento diferente de todos os seus concorrentes. Assim, ela conseguirá despertar interesse, atração, curiosidade e desejo;
  • Sinceridade: o que uma empresa afirma ser deve ser confirmado pelo consumidor no dia a dia, caso contrário, não haverá credibilidade no posicionamento adotado. O discurso deve ser comprovado na utilização dos produtos ou serviços, nos pontos de contato e em toda e cada interação do consumidor com a empresa.

Questionamentos para construir um bom posicionamento

O posicionamento de marca é uma afirmação breve que mostra como a empresa deseja ser percebida pelo seu público. Para que ele faça sentido e seja eficaz, uma dica para os empresários na hora de defini-lo é fazer questionamentos sobre o autoconhecimento da própria marca. Confira alguns exemplos de questões que devem ser feitas:

  • Por que a sua empresa existe?
  • Qual é a sua missão? A sua visão? E os seus valores? Quais crenças dos seus fundadores nortearam a criação da organização?
  • Se a marca fosse uma pessoa, que características essa pessoa teria?
  • Quais imagens ou símbolos podem representar a empresa?
  • O que a sua empresa oferece ao público, que a destaca em relação à concorrência?
  • Que imagem você deseja ter junto às pessoas?
  • Quem é esse consumidor? Quais são os seus desejos, necessidades e sonhos? O que a sua empresa faz por ele? Qual é o tom de linguagem mais adequado para criar um relacionamento com essa pessoa?

Responder às perguntas acima é uma boa maneira de definir o seu posicionamento de marca.

Inspire-se nos bons exemplos

Por fim, é sempre recomendado aprender com que sabe o que faz. Assim, os exemplos abaixo são de marcas fortes e revelam tudo o que um posicionamento deve ter: relevância ao público, diferenciais (coisas que só aquela marca oferece) e sinceridade:

  • Apple: a empresa que domina o mercado de tecnologia assume um posicionamento de elegância, luxo e exclusividade. As suas soluções e ferramentas são de altíssima qualidade, além de conferirem ao seu usuário aspectos como: criatividade, inovação, imaginação, status e poder;
  • Coca-Cola: mais uma líder em seu segmento, a Coca-Cola promove engajamento com os seus consumidores. Não se trata apenas de um refrigerante, mas de um conjunto de valores, como amizade, felicidade, diversão e união, sempre compartilhando as boas experiências com os amigos;
  • Harley Davidson: a única fabricante de motocicletas que fabrica motos grandes e barulhentas para rebeldes de espírito, principalmente nos Estados Unidos, que querem entrar para um grupo de caubóis em uma era da redução da liberdade individual.

Como você pode perceber, os exemplos acima são bastante específicos e traduzem exatamente os pontos em que essas marcas se destacam em relação aos seus concorrentes. Além disso, eles também demonstram como as marcas vão ao encontro daquilo que o seu público específico procura — não apenas dos produtos em si, mas de todo o estilo de vida que se constrói seu redor deles.

Você sabia que o posicionamento de marca é um elemento tão importante para as empresas? Quais são as marcas cujo posicionamento você admira? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, compartilhe este artigo com todos os seus amigos e com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Urbanscape